segunda-feira, 20 de julho de 2015

Como se Dividem as Igrejas em Relação à Homossexualidade?



Pr. Alexandre Feitosa
                                                                                                                             
Considerando a realidade das igrejas cristãs no Brasil, produzimos este quadro comparativo, construído conforme as denominações encaram e se comportam diante da homossexualidade. O quadro não pretende ser um levantamento exato, mas aproximado. Nele, se expõe, de maneira sucinta,  como as diversas igrejas cristãs encaram a homoafetividade e a comunidade LGBT. A classificação leva em conta o nível de aceitação das denominações, indo de um extremo ao outro: fundamentalista (totalmente contra) e libertária (totalmente a favor). O quadro nos mostra que, embora sejam maioria as igrejas contrárias à diversidade sexual, existem avanços e indicativos de que a inclusão eclesiástica dos LGBT é uma realidade menos distante a cada dia!

Classificação
Homossexualidade
Denominação
Postura
Casamento
Homoafetivo
Ordenação de homossexuais
Não Inclusiva
(Fundamentalista)
Vista como pecado grave, como comportamento – por vezes, possessão demoníaca – abominação e uma distorção dos propósitos originais de Deus ao criar o homem e a mulher.
Assembleia de Deus; Deus é Amor; Congregação Cristã no Brasil; Igreja Universal do Reino de Deus; Igreja Batista da Lagoinha.
Pregam a possibilidade de “cura”, ou reorientação sexual por meio de oração e terapia espiritual direcionada por programas específicos, embora a maioria das igrejas não os possua.
Contra.
Contra.
Não Inclusiva
(Condicionada)
Não a considera pecado enquanto “tendência”, mas enquanto prática. Também é vista como um fardo que alguns – inexplicavelmente – devem carregar.
Igreja Católica Apostólica Romana, Assembleia de Deus Bethesda, Igreja Metodista.
Afirma que os homossexuais são bem-vindos, devem ser amados e respeitados. Não oferecem terapias de “cura” e encorajam os homossexuais a manter o celibato  
Contra.
Contra.
Semi-inclusiva
(Moderada)
Não a considera pecado, mas uma consequência da queda do homem no Éden.
Caminho da Graça.
Aberta à comunidade LGBT.
Neutra (não se opõe nem incentiva), mas recebe casais homoafetivos.
Contra.
Inclusiva
(Libertária)
Considera a homoafetividade como parte da diversidade humana. Enquanto aspecto da sexualidade, é vista como um dom de Deus.
Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM); Comunidade Athos; Igreja Batista Apostólica das Nações.
Aberta a toda comunidade LGBT.
A favor.
A favor.

4 comentários:

  1. Disse tudo sabias palavras .... Para mim entrar na igreja inclusiva foi a melhor coisa da minha vida, fui convidado a me retirar da igreja convencional por ser Gay, sofri muito com isso pois fui criado no evangelho, passei 12 anos afastado dos caminhos do senhor, e estava com minha vida destruída ao ponto que tinha decido me matar, foi quando encontrei meus Pastores Elton e Felipe da IBAN Igreja Batista Apostólica das Nações, onde minha vida mudou hoje tenho provado do melhor de Deus e vivido a palavra do senhor e suas promessas para minha vida, Parabéns Alexandre pela matéria, Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, fiz uma grande confusão. Esta igreja batista não faz parte da CBB nem da CBN. Perdoe meu equívoco.

      Excluir
  2. Pastor, há uma informação equivocada nesse esquema: a Igreja Batista ser a favor do casamento gay. Isso é uma grande mentira. Tanto os batistas tradicionais quanto os batistas renovados são totalmente contra a homossexualidade; vá no site da CBB e CBN para constatar o erro que cometeu.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Alexandree,ta tendo uma grande polêmica em relação ao que aconteceu na Hillsong sobre o casal gay,poderia falar algo sobre? Fica com Deus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...