terça-feira, 12 de maio de 2015

Quem Está Manipulando a Bíblia?



Uma das acusações mais frequentes ao nosso ministério como pastor inclusivo é a seguinte: “você está manipulando a Bíblia para justificar suas práticas.” Diante de uma acusação tão séria, faz-se necessário esclarecer quem, de fato, está manipulando as Escrituras para justificar ou confirmar suas convicções religiosas, “embasando” e perpetuando a condenação e a exclusão dos homossexuais.
Nós, cristãos, cremos que os textos bíblicos originais são isentos de falhas, divinamente inspirados e inerrantes, entretanto, o mesmo não ocorre com as traduções e paráfrases, que refletem, muitas vezes, a interpretação particular de seus mentores. Tais autores e tradutores não hesitaram em inserir o seu próprio pensamento em determinados versículos, a fim de conferir autoridade bíblica à sua maneira de entender as Escrituras.
Nossa proposta é desmascarar as traduções fraudulentas e provar quem, de fato, está manipulando e deturpando as Escrituras. Certamente isso não porá fim às acusações, mas será uma importante ferramenta de defesa para os cristãos inclusivos e de esclarecimento para os cristãos sinceros e que realmente se importam com a comunidade LGBT. Segue um dos capítulos do nosso livro. Entenda quem, de fato, está manipulando a Bíblia para justificar crenças, utilizando a autoridade das Escrituras para sustentar a homofobia religiosa. 


Romanos 1.26

Tradução Confiável:

Nova Bíblia Viva: 
Mesmo com a revisão, 
algumas adulterações
permaneceram.
“Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza.” (Almeida Revista e Atualizada)

Traduções Manipuladas:

“Esta é a razão pela qual Deus os entregou a paixões pecaminosas, a tal ponto que até suas mulheres se voltaram contra o plano natural que Deus tinha para elas e cederam aos pecados sexuais entre elas mesmas.” (Nova Bíblia Viva)

“Então aconteceu o pior. Como se recusaram conhecer Deus, logo perderam a noção do que significa ser humano: mulheres não sabiam mais ser mulheres, homens não sabiam mais ser homens. Sexualmente confusos, abusaram um do outro e se degradaram, mulheres com mulheres, homens com homens – pura libertinagem, pois de modo algum isso pode ser amor.” (Bíblia A Mensagem)

Análise Exegética

Como já foi abordado anteriormente, o sexo entre mulheres não é mencionado nas Escrituras. Esse é um dos fatos que reforçam a verdade de que a Bíblia não condena a homossexualidade, afinal, esta não é uma orientação restrita a pessoas do sexo masculino. Sendo assim, aos tradutores e autores é necessário fazer com que a Bíblia diga isso. Tal manipulação (inserção de palavras e sentenças ausentes no original) foi feita pela Bíblia Viva no texto de Levítico 18.22 e 20.13 e ocorre, também, no Novo Testamento, especialmente aqui, em Romanos 1.26.
Bíblia A Mensagem:
Paráfrase feita pelo consagrado 
autor Eugene Peterson
A tradução confiável se limita a dizer que as mulheres “mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza.” Não há no texto nenhum elemento definitivo que permita concluir que tais práticas sexuais, contrárias à natureza, refiram-se ao sexo entre mulheres. Muitas hipóteses já foram levantadas, inclusive relações homossexuais femininas, interpretação que não se sustenta pela falta de relatos históricos que descrevam o sexo entre mulheres. As práticas contra a natureza mencionadas por Paulo são específicas apenas quando menciona os homens. Nesse caso, os relatos históricos são abundantes, principalmente se levarmos em conta a cidade de Roma, local onde viviam os destinatários dessa carta paulina.

     Não sendo possível provar que Paulo fazia referência ao sexo entre mulheres, os autores da Bíblia Viva, da Nova Bíblia Viva e da Bíblia A Mensagem acrescentaram essa informação ao texto sagrado, fazendo-o, mais uma vez, dizer aquilo que o autor original não disse, deturpando o texto para ratificar interpretações particulares. Quem está manipulando a Bíblia?

"Quem está manipulando a Bíblia?"
revela as traduções, versões e paráfrases
bíblicas manipuladas.

      Quer conhecer outros textos manipulados? Adquira o livro clicando no seguinte link:



2 comentários:

  1. Acredito que seja um livro ótimo. Parabéns pastor !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Xiu Min! Volte sempre ao nosso Blog!

      Abraços fraternos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...