terça-feira, 28 de abril de 2015

Casal de Missionários Explica Sobre Teologia e Homoafetividade no Contexto Atual

TEOLOGIA INCLUSIVA

Textos bíblicos refletem sobre a Teologia Inclusiva

  • JEFFERSON SOUSA/IMIRANTE IMPERATRIZ
  •  
Casal de missionários explica sobre Teologia e Homoafetividade.
Pastor Alexandre Feitosa e Presbítero Jean Charles, membros da Comunidade Athos em Brasília


O olhar contemporâneo dos textos bíblicos por meio da Teologia Inclusiva

IMPERATRIZ – Você sabe o que é Teologia Inclusiva? Bem, de acordo com o livro “Bíblia e homossexualidade: verdade e mitos”, a Teologia Inclusiva é um ramo da teologia tradicional destinado à inclusão das minorias sexuais (comunidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).
Para reforçar a ideia, o livro “O Prêmio do amor” expõe que a Teologia Inclusiva proporciona a existência de espaços para inspirar a participação efetiva dos LGBT como parte essencial da Igreja, além de fornecer bases que direcionem um caminho aconchegante a esses cristãos, estimulando a autoaceitação e evitando a culpa e a autocondenação.
Família Inclusiva
As reflexões acima foram extraídas de livros escritos pelo professor e pastor Alexandre Feitosa que, junto com o companheiro, o gestor de pessoas Jean Charles Machado e o pequeno Miguel, de 4 anos, formam uma família homoparental há três anos no Distrito Federal. Eles defendem a ideia que a homoafetividade e os princípios bíblicos não se contradizem. Ambos são membros da Comunidade Athos em Brasília.

“Essa família é uma resposta de Deus. Uma grande benção que Deus estava reservando para mim, com uma história muito bonita. Estamos juntos há três anos e testemunhamos que é possível, sim, ter uma família homoparental ou homoafetiva e viver segundo os princípios bíblicos, estabelecidos tanto para as famílias heteroafetivas como homoafetivas”, explica o pastor Alexandre Feitosa.

Vista como modelo, a família participou, por meio de uma foto publicada nas redes sociais, da comemoração do Dia Internacional da Família, promovida no dia 15 de maio, pelo Ministério Teologia Inclusiva. O gestor público Jean Charles, revela a experiência vivida antes e depois de encontrar apoio à homossexualidade, na teologia inclusiva:

“Eu estava em processo de divórcio (de um casamento heterossexual), já convertido na religião evangélica, e estava em busca de uma nova igreja. Foi quando ouvi falar sobre a Teologia Inclusiva e sobre as Igrejas que não descriminavam a homoafetividade. Nessa busca, encontrei o pastor Alexandre”, conta.

Atuação

Para contribuir nos esclarecimentos sobre a Teologia Inclusiva, o casal promove ações (palestras, seminários e lançamento de publicações) dentro e fora dos templos religiosos. O pastor Alexandre Feitosa administra o blog “Teologia Inclusão” e já conta com 5 publicações sobre o tema. Junto com o seu companheiro Jean Charles, participa de diversos eventos em igrejas inclusivas de todo o Brasil.

*Jefferson Sousa, estudante de jornalismo pela UFMA ( Universidade Federal do Maranhão ) e repórter no portal Imirante.com na cidade de Imperatriz (MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...