domingo, 2 de outubro de 2011

O Príncipe e o Pastor: a história de um amor incondicional

Cena da minissérie Rei Davi, exibida pela Record em 2012

Por Alexandre Feitosa

Dois jovens: um príncipe e um belo pastor de ovelhas. O que poderia haver em comum entre dois homens tão diferentes? A Bíblia responde: um sentimento de amor tão intenso que em toda a Escritura não se vê nada parecido, nem entre um homem e uma mulher. Como assim? A Bíblia descreve tal amor entre dois homens? A resposta é: “sim”. Estamos falando do príncipe Jônatas, filho do rei Saul e do pastor Davi, filho mais novo de Jessé, um fazendeiro idoso de Belém.

Um dos assuntos mais delicados para a Teologia em si é o envolvimento que houve entre Davi e Jônatas. De um lado, temos defensores de que houve, sim, um relacionamento entre eles; do outro lado, temos estudiosos que preferem acreditar que afirmar isso é completamente descabido – tais teólogos, claro, são maioria. Eu, Alexandre Feitosa, prefiro não afirmar nem uma coisa nem outra. Prefiro colocar-me em uma postura mais equilibrada, influenciada, portanto, pelas duas posições: a favorável e a contrária. Como assim, Alexandre? Para quem leu meu primeiro livro, Bíblia e homossexualidade, minha posição está bastante clara. Aos demais explicarei resumidamente neste artigo. Não pretendo que minhas conclusões sejam definitivas ou a verdade absoluta. De forma alguma! Bom, mas a que conclusão cheguei? Eu acredito que houve, sim, um sentimento de amor intenso entre Davi e Jônatas bem como gestos de carinho intenso, porém, sem configurar um relacionamento homoafetivo tal qual conhecemos.

Tenho defendido, ao longo dos meus estudos e escritos, que o conceito de homoafetividade era desconhecido da cultura bíblica judaica. Tal fato explica o silêncio da Bíblia com relação a tais relacionamentos – isso não quer dizer que não havia homossexuais! (Havia, sem dúvida, o que não havia era um conceito complexo de orientação sexual). Portanto, se afirmamos que Davi e Jônatas viveram um relacionamento homoafetivo, seria incoerente ou uma exceção à regra.

A Teologia Inclusiva tem sido bastante acusada de injetar na Bíblia o que ela não diz. A exegese consiste em utilizar métodos legítimos de interpretação bíblica a fim de se chegar ao sentido original do texto em estudo. A eisegese consiste em se fazer exatamente o contrário, ou seja, utilizar métodos duvidosos a fim de fazer a Bíblia dizer o que nós queremos. A história de Davi e Jônatas é um prato cheio para os críticos, afinal, embora a Bíblia revele um forte amor entre eles, não é clara em revelar um relacionamento afetivo em sua totalidade. Por isso, cautela é bom com relação a Davi e Jônatas, afinal, é sabido por todos que uma das grandes fraquezas de Davi eram as mulheres. Então, no máximo, o que podemos afirmar, ou melhor, conjeturar sobre ele, é que era bissexual. Praticamente o mesmo pode-se afirmar acerca de Jônatas, que fora casado e tinha um filho: Mefibosete.

De fato, há textos em que nossos protagonistas, Davi e Jônatas, colocam os teólogos tradicionais em uma situação bastante complicada! Os mesmos textos, entretanto, são vistos com grande triunfo por alguns defensores da Teologia Inclusiva, pois seria a prova bíblica de que Deus aprova os relacionamentos homoafetivos, afinal, dentre os vários pecados cometidos por Davi registrados nas Escrituras, nada está relacionado ao seu envolvimento com Jônatas. Além disso, a Bíblia o descreve como um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22).

A saia é tão justa para alguns eruditos, que muitas traduções bíblicas suavizaram ao máximo toda e qualquer evidência do amor que nutriam um pelo outro, especialmente o amor de Jônatas, forçando a Bíblia a dizer o que os originais não dizem! Comparemos, por exemplo, alguns textos em diferentes traduções. Tomamos como base de comparação, um texto mais literal. Escolhemos a versão Revista e Atualizada de Almeida. Compare as partes em negrito:






1 Samuel 18.01

Almeida Revista e Atualizada - 2000
“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.”

Bíblia Sagrada – Editora Vozes – 2005
“Quando Davi terminou de falar com Saul, Jônatas sentiu uma profunda amizade por Davi. Jônatas começou a gostar de Davi como de si mesmo.”

Nova Versão Internacional (NVI) – 2004
“Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se seu melhor amigo.”

Percebem como algumas edições modernas têm mutilado o texto original, tirando toda sua beleza, sentimento e poesia? Duas almas que se ligam tornaram-se amizade, e amar como à própria alma tornou-se gostar. É lamentável que um texto tão belo e profundo tenha sido barbaramente modificado! Mas não para por aí! Tem mais!

1 Samuel 20.41

Revista e Atualizada – 2000
“Indo-se o rapaz, levantou-se Davi do lado do sul e prostrou-se rosto em terra três vezes; e beijaram-se um ao outro e choraram juntos; Davi, porém, muito mais.”

Edição Pastoral - 2008
“Quando o servo foi embora, Davi saiu do esconderijo, caiu com o rosto por terra e se prostrou três vezes. Em seguida os dois se abraçaram e choraram bastante.”

Bíblia Vozes - 2005
“Quando o rapaz tinha ido embora, Davi se levantou do seu esconderijo do lado sul, caiu com o rosto por terra, prostrando-se três vezes; em seguida abraçaram-se e ambos choraram, sobretudo Davi.”

Perceberam como as duas últimas versões, bastante recentes, trocam o verbo beijar por abraçar?

Alguns podem até dizer que o beijo entre homens era bastante comum na cultura judaica. Sim, de fato era. Entretanto, não há nenhum relato de beijo recíproco entre homens! É, pode acreditar!

O último texto a compararmos está no segundo livro de Samuel, capítulo 1, versículo 26:

Revista e Atualizada – 2000
“Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres”.

Nova Versão Internacional (NVI) – 2004
“Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem. Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres”.

O mais interessante é que o amor de Jônatas virou amizade na NVI, mas o amor das mulheres permaneceu como amor mesmo, embora no texto bíblico original, o substantivo hebraico seja o mesmo nos dois casos! Sem comentários sobre A NVI, pois já é velha conhecida nossa, uma das Bíblias que mais deturpam o texto sagrado!

Outras Bíblias têm seguido os mesmos passos da NVI, vejamos:

Almeida Século XXI – 2008
“Estou angustiado por ti, meu irmão Jônatas; tu eras muito querido a mim! Tua amizade era mais preciosa para mim do que o amor de mulheres”.

Bíblia Vozes - 2005
“Quanta dor sinto por ti, Jônatas, meu irmão! Quanto me eras caro e querido! Tua amizade me era mais maravilhosa que o amor de mulheres.”


Bom, pelo menos está claro quem está fazendo eisegese!

É bastante suspeita a atitude dos tradutores envolvidos nas versões citadas: ou eles creem no amor de Jônatas e Davi e querem eliminar isso, ou forçaram suas “bíblias” a dizer o que de fato eles pensam, ou seja, que tudo aquilo não passou de uma forte amizade.

De qualquer forma, após a dura despedida descrita em 1º Samuel 20.41, Davi e Jônatas não mais se encontrariam – o que reforça que não houve um relacionamento homoafetivo de fato, entretanto, tal sentimento permaneceu vivo, afinal, por amor de Jônatas, Davi acolheu seu único filho, Mefibosete, dando-lhe um lugar de honra quando assumiu o trono de Israel! Uma das mais lindas histórias de amor descritas nas Escrituras, amor incondicional, que sobreviveu à morte, certamente, um exemplo para qualquer relacionamento, seja de que ordem for.

Quer aprofundar esse estudo? Não deixe de ler o livro “Bíblia homossexualidade: verdade e mitos”.


8 comentários:

  1. Alê, como sempre arrasando no BLOG, não é???

    Parabéns mais uma vez por mais um esclarecimento!!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, Rick!

    Obrigado! Você tá meio sumido! Sinto falta de seus comentários no Blog!

    Some não, querido!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  3. Alexandre.........
    Graça e Paz em tua vida.
    Sua análise é a mais PRECISA e PERFEITA dentre dezenas que se fazem pelo mundo a fora.
    Forte Abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Salgado! Obrigado!

    Fique à vontade para contribuir sempre com comentários! Este espaço é nosso!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  5. Olá querido Alexandre! Cada vez que leio seu blog mas tenho certeza que você é um instrumento nas mãos de Deus, estou começando a compreender o evangelho inclusivo e também o cristianismo em si, sempre fui meio evangelicofóbico justamente pela prepotência intrínseca a uma boa parte destes religiosos, durante anos me afastei de Deus porque eu não conseguia separar o homem religioso e sua péssima conduta de Jesus Cristo, o ódio dos evangélicos contra gays me jogou a margem do cristianismo, só não me jogou a margem da sociedade porque sempre fui muito bem resolvido. Hoje frequento a igreja cristã contemporânea e estou muito feliz caminhando rumo aos braços do meu salvador. A propósito, a única edição bíblica que eu confio é a Bíblia de Jerusalém, esta não é adulterada, é a que mais se aproxima da original.

    Um abração fraterno do seu mais novo fã.

    Fique com Deus e que Ele te conduza nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo/irmão! Seja muito bem-vindo ao nosso Blog, construído exatamente para esclarecer vidas que sofrem por sua orientação sexual!

    Fico feliz que esteja servindo ao Senhor na Contemporânea, uma igreja que admiro. Tive oportunidade de conhecer seu pastor (Gladstone) em 2008, em um congresso de São Paulo.

    De fato, a Bíblia de Jerusalém é uma tradução bastante confiável, faço menção a ela em meu primeiro livro, foi um importante instrumento durante minhas pesquisas.

    Obrigado pelo seu comentário, é muito importante para nosso trabalho e contribui imensamente com nosso ministério!

    Volte sempre, a casa é sua!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  7. não conheço pessoas tão codecendentes quato ao assunto, uma vez q venho de uma familia "religiosa q considera isswo um "nojo". por isso venho pedir auxilio. Pois isso tem se tornado uma verdadeira tortura, e ja pensei em suicidio varias vezes.

    ResponderExcluir
  8. gostei da colocações feitas de uma forma erudita e com conteudo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...