quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dilma, o discurso da contradição e da ignorância

A decisão da presidente Dilme Roussef em suspender a produção e distribuição do kit anti-homofobia gerou perplexidade e indignação às ONGs envolvidas na defesa da população LGBT, por outro lado, foi motivo de comemoração para a bancada religiosa e seus defensores. Dilma provou, com sua decisão, que o Estado, ao menos o governado por ela, não é laico. Ceder à pressão de religiosos é não saber distinguir as duas coisas e o pior, é desrespeitar os princípios da Constituição que, desde 1890, estabeleceu a separação entre Igreja e Estado. Na Inquisição, Governo e Igreja andavam juntos, e todos sabem os abusos e atrocidades que foram cometidos em nome de uma fé cega e prepotente. Essa mesma fé, cega e prepotente, não morreu com a Inquisição, ela continua viva, delineada e solidificada pelos líderes fundamentalistas da atualidade, muitos deles, ocupando cargos políticos, emperrando avanços fundamentais no que se refere aos direitos humanos, sobremaneira os direitos da comunidade LGBT. Um exemplo disso refere-se à aprovação do PL 122, que criminaliza a homofobia.
            Lembro-me bem de que uma das bandeiras do governo Dilma era a defesa dos direitos humanos, dentre eles, as necessidades reivindicadas pela minoria LGBT, massacrada há décadas pela retrógrada política brasileira. O Governo Lula trouxe avanços sem precedentes nesse sentido, um exemplo disso foram programas como “Brasil sem homofobia”. Dilma, entretanto, parece seguir caminho diferente do de seu antecessor, em uma direção contrária, retroagindo em questões fundamentais que interferem diretamente no estabelecimento da isonomia defendida pela Constituição.
            Segundo o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidente assistiu aos vídeos do kit e não gostou do tom das produções. Dilma, então, suspendeu a produção e a distribuição do material, previsto para o próximo semestre. O kit seria distribuído para 6 mil escolas de ensino médio e recebeu o aval de várias instituições, dentre elas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), bem como a aprovação de vários especialistas.
            Um grupo formado por 30 deputados, dentre eles, Antony Garotinho, representando as bancadas evangélica e católica, obteve tal “vitória” mediante chantagem. Prometeram não colaborar com os projetos do Executivo. Ou seja, são políticos que relegam interesses gerais a um segundo plano, em detrimento dos próprios interesses, motivados por suas convicções religiosas fundamentalistas, discriminatórias e excludentes. Os bons governantes governam para todos, sem esquecer-se das minorias. Tais políticos, julgando-se representantes dos interesses divinos, acabam indo de encontro ao que a Bíblia verdadeiramente ensina sobre o amparo às minorias. São os legalistas da atualidade, opressores do povo em nome da religiosidade. (Malaquias 3.5)
            Dilma e sua equipe classificaram o kit como “material sobre costumes”, demonstrando total ignorância sobre o que é diversidade sexual. Costumes podem ser mudados, diversidade sexual, não. Os vídeos, embora fictícios, retratam situações reais e dilemas a que jovens LGBT são expostos diariamente na sociedade e, principalmente, na escola. Digo isso com propriedade, pois leciono para jovens e adolescentes do ensino médio há mais de 10 anos. Não são raras as situações de bullying homofóbico, sofrido e praticado não apenas por alunos, mas também por professores.          
            Outra prova da ignorância dos políticos envolvidos na censura ao kit foi o uso da expressão “questão comportamental”. Quem realmente se dedica ao estudo da sexualidade humana, ainda que de forma superficial, entende que orientação sexual e questões de gênero não comportam a noção de comportamento, mas de constituição do indivíduo, como ocorre com a heterossexualidade. Estão reproduzindo o velho e mal acabado discurso do religioso fundamentalista mor, Silas Malafaia. Para fechar a seção de desconhecimento do tema, em pronunciamento hoje, 26/05, Dilma afirma que o governo não vai fazer propaganda de opção sexual. Opção sexual? Menos, Presidente! Até os mais leigos sabem que homossexualidade não é questão de opção ou escolha. Mas isso não é o pior. O grande problema é a ideologia por trás das declarações da presidente: a de que a homossexualidade é um mal à sociedade, uma variação sexual danosa a jovens em formação.

            A Presidenta Dilma tem assinalado que seu governo está comprometido com a efetiva garantia da cidadania plena da população LGBT, por meio das ações afirmativas de seus ministérios. Na semana passada, na ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia, a ABGLT foi recebida por 12 ministérios do Governo Dilma, onde um item comum em todas as pautas foi o cumprimento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Também na semana passada, por meio de Decreto, a Presidenta convocou a 2ª Conferência Nacional LGBT. Porém, com a atitude demonstrada no dia de hoje acreditamos estar na contramão dos direitos humanos, retrocedendo nos avanços dos últimos anos. Exigimos que este governo não recue da defesa dos direitos humanos, não vacile e não sucumba diante da chantagem e do obscurantismo de uma minoria perversa de parlamentares e líderes fundamentalistas mal intencionados.
            O kit educativo foi avaliado pelo Conselho Federal de Psicologia, pela UNESCO e pelo UNAIDS, e teve parecer favorável das três instituições. Recebeu o apoio declarado do CEDUS – Centro de Educação Sexual, da União Nacional dos Estudantes, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, e foi objeto de uma audiência pública promovida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, cujo parecer também foi favorável. Ainda, teve uma moção de apoio aprovada pela Conferência Nacional de Educação, da qual participaram três mil delegados e delegadas representantes de todas as regiões do país, estudantes, professores e demais profissionais da área.[1]

            Pesquisas indicam que o preconceito contra alunos LGBT é real e os tem afastado da escola[2], direito de todos. Essa última atitude da presidente apenas prova que o atual Governo Federal está mais preocupado em interesses próprios que com certas minorias, ou, pelo menos, prega uma coisa e faz outra. Dilma decepcionou e indignou profundamente uma parcela da população que, por meio do voto, ajudou-a a ser sua represente maior.
           


[1] Trechos da nota oficial da ABGLT, Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
[2] A pesquisa “Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar” realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e também publicada em 2009, baseou-se em uma amostra nacional de 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, e revelou que 87,3% dos entrevistados têm preconceito com relação à orientação sexual e identidade de gênero. 

14 comentários:

  1. PARABÉNS PRESIDENTA QUE DEUS, NOSSO PAI E CRIADOR DO HOMEM CÉU E TERRA,TE PROTEJA E TE INSPIRE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. NO FINAL OS VERDADEIROS SERVOS IRÃO SE REVELAR É MISTER QUE VENHA OS ESCANDÂLOS MAS AI DAQUELE POR QUEM VIER

    ResponderExcluir
  3. me chamo fernando lucas
    adorei seus comentarias hilda reflete bem o fundamentalismo dos fariseus do congresso e senado brasileiro

    Deus protega o brasil dessa guerra q esta acontecendo q o respeito e a paz seja para nosso povo q Todos vivam em harmonia e sem preconceito eu peço paz

    ResponderExcluir
  4. Hilda não vai ser um kit que vai mudar a índole dos seus filhos, se mudar é pq vc não foi boa na educação deles...

    Creio que o kit viria para diminuir o preconceito contra os estudantes gays que são facilmente alvos de chacotas nas escolas.

    Não se vanglorie pelo o que a Dilma fez, porque ela disse não ao kit, isso não quer dizer que dentre esses 10 filhos e 12 netos não vai 'surgir' um belo homossexual... isso se já não existir! Hoje em dia é fato ou vc tem um gay na sua familia ou brevemente terá.

    Dilma deu o braço a torcer aos evangélicos por eles estarem unidos em pról do não... e creio que a comunidade LGBT ainda não esteja totalmente sincronizada para lutar pelos seus direitos... enquanto isso o mundo gay diz: viva Lady Gaga.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Lendo alguns postes acima não poderia silenciar!
    Estudos mostram que homofobia causou 260 mortes no país em 2010,.
    Que Deus não proteja e ilumine somente a Dilma, Mas também aquelas pessoas sem amor ao próximo, Àqueles que são e foram contra o kit anti-homofobia.
    E acima de tudo, aqueles sem dar importância aos 260 mortos por homo fóbicos só ano passado. Que Deus conceda o perdão eo arrependimento as
    as suas almas, por lutarem por um mundo homo fóbico, (Sendo assim a favor dessas 260 mortes)

    Na Bíblia Diz:
    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
    E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. (MC 12; 30-31)

    Mas como “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo se muitos fecham seus olhos ao nosso próximo que estão sendo mortos sem piedades devido a uma homofobia ou problemas internos”?

    Mas espero que Vcs não continuem fechando os olhos e aplaudindo a todos aquele que levantam a bandeira da homofobia, esquecendo-se dos Irmãos que ainda podem ter uma vida salva livrando-se desse homo fóbicos!

    Abraços
    Edmar Freitas

    ResponderExcluir
  6. Ainda acho que o governo da Dilma fará algo pelos os gays,e gente sinceramente,sou gay,mas francamente,eu acho que não fizeram um conteúdo bom para ser repassando.Acho que deveriam ter feito com outro tema pois o nome "KIT GAY"choca demais,(num pais hipócrita como o Brasil)Acho que deveria ser "Kit ANTI BULLYNG".Assim eles poderiam colocar vários tipos de situações em que as pessoas sofrem discriminação,ou porqque é baixa ou gorda, negro, evangélico,gay... e por aí vai.Se tivessem feito isso teria tido uma aprovação geral.Infelizmente,os idealizadores foram incompetentes demais para pensar nisso, ou talvez a intenção fosse justamente essa para que o kit fosse rejeitado,foi um dinheiro muito mal gasto, pois foi um projeto TOTALMENTE mal elaborado.E outra questão, é a lei que criminaliza,que ainda ñ foi aprovada que é muito mais importante.Cristão fundamentalistas ñ cantem vitória antes do tempo.Não consigo acreditar como um povo que foi tão perseguido por ser cristão hoje faça o mesmo com os gays,fazendo o mesmo,IMPONDO uma doutrina pela força em um pais laico.Estado e igreja JAMAIS deveriam estar juntos,aliais, isso não é constitucional?como pode uma pessoa que defende uma doutrina representa-la no congresso?Acredito no governo Dilma,mais as coisas tem que ser feito na ordem certa:Criminalização da homofobia,casamento gay e depois uma consciêntização,nos termos q falei,afinal não queremos "afrontar" os "cristãos".Acredito que deva ter uma pressão maior e tb muito mais organização por parte do LGBTs.Não é assim que funciona com a bancada"cristã"?Fica a dica.Meu Irmão Alexandre,sou de Belem-PA e é com grande prazer q leio suas postagens,gostaria de dar os parabéns.Aprecio demais.Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Raquel. Tudo bem? Obrigado pela visita ao nosso blog e principalmente por apreciar nossas postagens! Participações como a sua enriquecem nosso trabalho! Entendo e concordo com muitos dos seus argumentos.

    Entretanto, existem materiais demais sobre bullying - e muito pouco sobre bullying homofóbico - eu mesmo, semana passada palestrei sobre o tema em uma escola de ensino fundamental, exatamente da maneira sugerida por você, abordando todos os tipos de bullying. Falar sobre homofobia foi a parte mais tensa da palestra, houve momentos em que pediram que eu parasse a exibição de um pequeno filme, também do Governo Federal, sobre a homofobia. O choque é e será inevitável, pois antes de qualquer equilíbrio, ele é necessário.

    O kit foi conhecido apenas pelos vídeos, não pelos textos do material impresso. O julgamento do kit não foi justo pois não levou em conta sua totalidade.

    Organizações importantes, envolvidas nas questões de direitos humanos, dentre elas a Unesco, posicionaram-se favoravelmente ao kit, bem como muitos especialistas da área, o que prova que sua construção não foi feita de maneira equivocada.

    Sou professor de ensino médio há mais de 10 anos. Assisti aos vídeos e, sinceramente, não vi neles nenhuma ameaça como a que está implicita nas falas da Presidente.

    Sobre sua colocação relacionada a Igreja e Estado, concordo plenamente!

    Um abraço e volte sempre com seus comentários!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Hilda e vc com essa ignorância vai conseguir se salvar

    ResponderExcluir
  9. Hilda que bom que vc não vai tentar exorcizar um filho seu se ele for gay, isso é louvável, parabéns por isso. Porque não é pelo fato dele ser homossexual que ele não poderá ter a salvação, essa se dá por um conjuntos de fatores, não por um fator biológico entre ser hetero ou homo.

    Sodoma não morreu, ela sempre persistiu em permanecer entre nós, muitos se limitam a dizer que é a homossexualidade foi o motivo da destruição e isso não condiz. Lá eles não faziam sexo por amor e sim como humilhação e hoje nos pregamos o amor entre iguais, não naquele contexto. Os pecados de lá foram a falta de hospitalidade, soberba, orgulho e etc, sendo que em nenhum momento fala sobre o amor entre homens.

    Hilda devemos levar a Palavra de Deus sempre que possível, principalmente para aqueles que vivem a margem da sociedade. Devemos estender a mão ao próximo, ninguém sabe quão dura pode ser a vida dele. Poderíamos ser pessoas melhores, mas muitas das vezes somos intolerantes, e ao invés de levar uma palavra de conforto levamos uma de destruição... e disso Deus não se agrada. Só Ele com sua infinita misericórdia pode dar a vida eterna.
    o problema hoje em dia é que muita gente vai para a igreja esquentar banco e se sai de lá dizendo que tem a salvação... mas isso é outra historia.

    Então querida, acho legal suas posições, estamos em um bom dialogo, creio que estamos dentro de limite adequado para discutirmos um assunto, pois cada um vive uma realidade e somando nossas ideias podemos entrar num consenso e isso é o bacana de uma discussão, se ao menos uma sementinha brotar é sinal que as mentes realmente estão abertas ao aprendizado diário.

    A Graça e Paz amada!!

    ResponderExcluir
  10. Pensei muito se apagaria os comentários da senhor Hilda, exatamente por respeito aos meus leitores, não porque ela diverge da Teologia Inclusiva, mas pela falta de educação em transmitir o que ela crê como verdade divina. Mas não vou apagar, quero que suas palavras fiquem como prova do quanto os cristãos tradicionais desconhecem a homossexualidade à luz da Bíblia.

    Gostaria muito que ela estudasse mais, lesse mais, enfim, se aprofundasse mais em saber um pouco sobre essas pessoas que ela classifica de "safadas, imorais, malandros".

    Temos que sentir compaixão por esta mulher, pessoal. Ela apenas reproduz um discurso que ouve do púlpito de sua igreja, não passa de uma pessoa alienada como tantas outras.

    Oremos por ela, pois assim como Deus tem transformado a visão de muitos, de condenação para uma visão de amor, Deus é poderoso para agir na vida dessa senhora. Não vamos entrar no mesmo tom de ofensa que ela, isso não é uma atitude cristã.

    Irmã Hilda, cuidado com julgamentos precipitados, cuidado com interpretações bíblicas literais... Conheça melhor os homossexuais e a Teologia Inclusiva.

    Que Deus te abençoe e transforme sua intolerância em amor.

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  11. Irmão Alexandre, quando eu falei de aceitação geral,quis dizer por parte dos "cristãos", sei que tudo ja havia sido aprovado,mais eu vi uns videos..e não achei que foram bem feitos...achei cansativos.Na minha opinião deveriam ser mais espontâneos,jovem,descolados.Como jovem na maioria gosta.Ja os do ensino fundamental ñ vi problemas.Pessoal parem de discutir com essa gente ignorante...as entreguemos nas mãos de Deus,pois vamos vence-las espalhando o evangelho inclusivo para todos.Falando do verdadeiro amor de Deus.E no congresso a luta ta só começando. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  12. Amém, Raquel!

    Abraços e esteja sempre conosco!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  13. Querido Alexandre, continue defendendo essa causa, na verdade as pessoas que não sabem do que se trata, querem sempre aparecer, não vé uma pessoa que se diz com 60 anos, que já viu e viveu de tudo nessa vida, não conseguiu com essa idade ainda definir sua sexualidade, e olhe que ainda é tempo, mas se ela se decidir ainda teremos vaga na igreja, pois na nossa igreja não fazemos diferenças de nada, somos todos iguais aos olhos de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Senhora Hilda, com todo respeito, primeiro pela sua idade, depois pelos meus leitores, realmente lamento que em 60 a senhora não tenha sido capaz de entender certas coisas. Se seus amigos gays eram pessoas safadas, desculpe-me, mas por que a senhora convivia com tais pessoas? Seu discurso é contraditório. Se a senhora convivia com pessoas safadas, se elas faziam parte do seu círculo, só posso entender que a senhora agia como eles, ou seja.

    O problema é que a senhora conviveu com as pessoas erradas e acredita que todos os gays são como seus antigos amigos. Cuidados com falsos julgamentos! Isso sim é um pecado grave segundo a Bíblia.

    Mas ore por nós, assim como oraremos pela senhora. Deus conhece nosso coração, tanto o seu como o nosso. Não estou disposto a ficar discutindo diferenças aqui. Minha fé está muito bem firmada em Cristo, tenho minhas convicções.

    Se se sentiu ofendida, peço desculpas, mas tenho um chamado e não vou recuar. Vou levar o Evangelho a todos, sem exceção...

    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...