sexta-feira, 11 de março de 2016

Igreja Batista do Pinheiro dá Importante Passo Rumo à Inclusão



Pr. Alexandre Feitosa

Todo cristão LGBT sonha com o dia em que igrejas inclusivas não serão mais necessárias. As Igrejas Inclusivas, em si, são o resultado da segregação secular que atinge lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Seu surgimento e existência são o produto direto da exclusão das estruturas cristãs convencionais. De posse da Bíblia e de uma abordagem teológica libertária - possível a partir de uma leitura histórico-crítica das Escrituras com ênfase na graça divina - cristãos LGBT emergem da clandestinidade e ganham cada vez mais visibilidade. Embora condenadas e combatidas pela maioria cristã convencional, tais igrejas vêm crescendo em uma escala cada vez maior no Brasil.

Em contrapartida, igrejas históricas como a presbiteriana, a batista e a metodista têm desafiado a hegemonia teológica heteronormativa, especialmente nos Estados Unidos, ao abrir suas portas para a comunidade LGBT, com direito à ordenação ao ministério pastoral e à benção para uniões homoafetivas.  No Brasil, algo desse porte ainda não aconteceu, mas já presenciamos avanços significativos. É o caso da Igreja Batista do Pinheiro (IBP), com sede em Maceió, Alagoas.

A denominação, fundada em 1970, decidiu, em assembleia geral (ou seja, os membros também votaram), abrir suas portas para as pessoas de orientação homossexual. Segundo o pastor da denominação, Wellington Santos, foram 129 votos favoráveis, 3 contra e 15 abstenções. Entre debates e embates, a discussão acerca da aceitação de membros homoafetivos durou 10 anos. Sobre isso, escreveu o pastor:

"Celebro esta decisão histórica com muito temor no coração, uma vez que encerra um debate de 10 anos, em que estudos bíblicos, encontros, mesas redondas, embates, debates e, é obvio, alguns arranhões (não teria como ser diferente) aconteceram no desenrolar desse período. Durante esses 10 anos, fizemos questão de não abrir mão da Bíblia, pois, ela continua sendo nossa regra de fé e prática; mergulhamos o mais profundo que pudemos nos estudos exegéticos e hermenêuticos em busca de um consenso que trouxesse paz ao coração na hora de decidir. Nesses quase 46 anos de organização como igreja, nossa comunidade de fé sempre procurou estar atenta e sensível às vozes daqueles que não conseguem ter voz, nem ser ouvidos pela maioria, principalmente do mundo religioso formal. Depois de 10 anos discutindo, conversando, orando, chorando e não se deixando vencer pela força coercitiva do fundamentalismo machista e excludente que sempre predominou em nossas leituras e interpretações da Bíblia, recebo essa decisão como uma boa nova que o Espírito de Deus nos mostrou."

Outro ponto importante no processo foi a presença de um membro, declaradamente homossexual. Sobre ele, o pastor continua:

"Louvo a Deus pela vida do irmão Júlio Daniel que, corajosamente, há 10 anos, de forma pura e até inocente, declarou sua condição sexual publicamente na igreja, gerando, na ocasião, desconforto para alguns e desafio para outros que a partir daquele momento começaram a considerar o tema de forma mais didática e pedagógica em oração".

Pr. Wellington Santos
A decisão teve como base o artigo 5º do estatuto social da Igreja, que rege: "A Igreja compõe-se de pessoas [...] sem distinção de sexo, cor, idade ou nacionalidade..." A Diretoria enfatizou em documento oficial[1] a postura não discriminatória e inclusiva que caracteriza a IBP bem como seus esforços ao combate a toda e qualquer forma de intolerância. O mesmo documento reforça a preocupação em desenvolver uma teologia esclarecedora e libertadora, mantendo o compromisso de dar continuidade ao estudo do tema junto aos membros.

Avanços à parte, muitas questões ficaram no ar. Lemos muitos comentários a respeito do fato divulgado pelo site VejaGospel.Net. Percebemos que muitos cristãos inclusivos encararam o fato como o surgimento de mais uma  denominação inclusiva. Fomos examinar mais de perto os fatos a fim de verificar como a IBP oficializou sua posição. Constatamos, então, que os documentos oficiais não fazem qualquer menção à ordenação de homossexuais, ao relacionamento homoafetivo, aos bissexuais ou aos transgêneros. Não há nenhuma palavra acerca do que as igrejas convencionais chamam de "prática homossexual". Seriam tais pessoas aceitas apenas como membros ou poderão desfrutar das mesmas oportunidades oferecidas aos membros heterossexuais? São perguntas ainda sem respostas. Uma igreja de fato inclusiva deve estar aberta à diversidade sexual humana em seus dons, potencialidades e talentos, inclusive ministeriais e eclesiásticos; deve defender a realização afetiva para todos, abençoando todas as configurações familiares, sem distinção; deve acolher as minorias não apenas com base na orientação sexual, mas também com base nas identidades transgêneras.

Retaliações

Após tornar pública a decisão de inclusão de membros homoafetivos, a IBP vem sofrendo várias retaliações e ameaças. O principal foco das manifestações violentas são o pastor Wellington Santos, sua esposa, pastora Odja Barros e seus filhos. A diretoria da IBP, composta por 21 membros da denominação, por meio de carta publicada em 10 de março de 2016, manifestou total apoio à família pastoral, bem como o repúdio a quaisquer atos violentos contra sua moralidade. O documento também ressalta a validade da decisão, tomada por meio de assembleia geral, respeitando o estatuto oficial da denominação, os princípios de autonomia da igreja local e a liberdade de consciência de cada membro.

Apesar de não configurar-se (ainda) como uma igreja inclusiva, parabenizamos a IBP pela coragem de tornar oficial sua visão e acolhimento às pessoas homoafetivas, fato que deve ser encarado como um avanço sem precedentes no Brasil e como o início de um processo semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, país com o maior número de denominações convencionais inclusivas do mundo.




[1] Trata-se do documento intitulado "Parecer da Diretoria da Igreja Batista do Pinheiro Sobre a Aceitação Como Membro de Pessoas Homoafetivas".

7 comentários:

  1. Ótimo! Notícia maravilhosa!!
    Pastor, por favor, não nos abandone! Saudades de suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por ler nosso artigo e por esperar novidades!

      Volte sempre, faremos o possível para manter nosso Blog atualizado!

      Abraços!

      Excluir
  2. Maravilhosa notícia, os muros da exclusão sendo derrubo. Deus é fiel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus é fiel! Nossa geração tem presenciado o início de novos tempos no Brasil!

      Excluir
  3. Quais os horários cultos?e os dias?
    Poderia alguém informar no meu zap
    81090526
    Enio

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao pastor pela iniciativa e aos membros da igreja que votaram a favor!Que o espirito santo de Deus continue a quebrantar corações preconceituosos,para que todos tenham o direito de participar de uma casa de oração sem ter que se submeter a hipocrisia de alguns que se jugam santos e esqueceram a importância do sacrifício de JESUS ao vir nos ensinar a amar nosso Deus em espirito e em verdade e ao nosso semelhante como a nós mesmo...
    Se soubessem quantos precisam ser acolhidos e orientados espiritualmente sem que sejam apontados julgados...vejo varias pregações que falam do amor de DEUS e o mesmo que fala do amor de Deus é preconceituoso em sua pregação,outro dia em uma pregação ouvi um pastor conhecido pregando que o povo de Deus não deve se hospedar em hoteis e moteis que era local de gays e prostitutas que procurassem pousadas ou seja,nas pousadas não entra gays eles carregam placas de aviso?Uma pregação preconceituosa...A palavra diz "Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso.Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas...Mateus 11:28. Não consigo enxergar Jesus ao dizer essas palavras completa com a frase"Menos os homossexuais,prostitutas e todo aquele que a sociedade exclui.Jesus disse:Esse povo se aproxima de mim com sua boca,me honra com seus lábios,mas seu coração esta longe de mim!Creio que o Deus que prego e amo esta mais preocupado com meu coração e minha conduta do que com quem escolhi para amar e ser amada,pois DEUS é AMOR,e por favor diferencie estou falando de amor não de promiscuidade.Agradeço a oportunidade do desabafo!

    ResponderExcluir
  5. assim é que se constrói um mundo melhor e uma humanidade mais feliz!!!
    parabéns pela grande iniciativa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...