terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hermenêutica e Exegese




Existem critérios para a interpretação bíblica e tais critérios são definidos por duas ciências muito importantes: a hermenêutica e a exegese. Juntas, essas duas ferramentas contribuem de forma consistente para uma interpretação e uma aplicação corretas das Escrituras Sagradas.

Infelizmente, a má interpretação bíblica traz muitos malefícios: preconceito, discriminação e exclusão de pessoas. Foi assim com negros e mulheres no passado e hoje, a comunidade LGBT permanece como alvo de interpretações literais, superficiais e tendenciosas. No quesito igreja, essa comunidade permanece marginalizada e relegada à exclusão.

Esse quadro precisa mudar, pois a Palavra de Deus deve ser um veículo de alcance a todas as pessoas, sem distinção de qualquer espécie. Essa é a essência do Evangelho (João 3.16). 

Que possamos nos apropriar das Escrituras como um presente de Deus em favor da difusão do Evangelho, da graça e do amor divinos, as verdadeiras Boas-novas que não fazem acepção de pessoas (Atos 10.34).

A Segunda Edição de nosso programa, inicialmente baseado nas Lições Bíblicas Conhecimento e Graça, traça um panorama sobre essas duas importantes ferramentas interpretativas bem como o perigo que interpretações seletivas e sem critérios pode oferecer.

"As denominações inclusivas creem na Bíblia como a Palavra de Deus, Sua revelação aos homens e única regra de fé e prática; creem em sua inspiração divina, em sua inerrância e infalibilidade.  O Espírito Santo é a fonte de inspiração das Escrituras, portanto, é quem nos capacita a compreendê-la e, principalmente, nos capacita a vivenciarmos suas verdades. (2ª Pedro 1.21; João 14.6, Romanos 8.4, 1ª Coríntios 2.13 e 14)." Lições Bíblicas Conhecimento e Graça, p. 15

Assista a 2ª Edição abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...