segunda-feira, 17 de junho de 2013

Quem está manipulando a Bíblia?


Uma das acusações mais frequentes ao nosso ministério como pastor inclusivo é a seguinte: “você está manipulando a Bíblia para justificar suas práticas.” Diante de uma acusação tão séria, faz-se necessário esclarecer quem, de fato, está manipulando as Escrituras para justificar ou confirmar suas convicções religiosas, “embasando” e perpetuando a condenação e a exclusão dos homossexuais.

Este livro nasce para encorajar todos os cristãos, em especial os inclusivos, alvos não apenas do preconceito e da discriminação, mas de acusações injustas. Este trabalho também se destina aos nossos acusadores, aqueles que acreditam que a Teologia Inclusiva é invencionice de gays interessados em justificar biblicamente seus relacionamentos e suas famílias.

Em uma situação como essa, todos devemos seguir o exemplo dos cristãos de Bereia. Os bereanos, quando ensinados, verificavam as Escrituras para comprovar a veracidade daquilo que lhes era pregado: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” Atos 17.11.

Em todos esses anos de dedicação à Teologia Inclusiva (cerca de 10 anos), pude comprovar, por meio do estudo comparativo entre traduções e paráfrases bíblicas, que existe um jogo tendencioso de manipulação direta dos textos sagrados, promovido por pessoas envolvidas na produção das diversas bíblias disponíveis no mercado.

Nós, cristãos, cremos que os textos bíblicos originais são isentos de falhas, divinamente inspirados e inerrantes, entretanto, o mesmo não ocorre com as traduções e paráfrases, que refletem, muitas vezes, a interpretação particular de seus mentores. Tais autores e tradutores não hesitaram em inserir o seu próprio pensamento em determinados versículos, a fim de conferir autoridade bíblica à sua maneira de entender as Escrituras.

Os textos selecionados para esse trabalho foram escolhidos por apresentar uma relação direta com a homossexualidade e com a Teologia Inclusiva.

Nossa proposta é desmascarar as traduções fraudulentas e provar quem, de fato, está manipulando e deturpando as Escrituras. Certamente isso não porá fim às acusações, mas será uma importante ferramenta de defesa para os cristãos inclusivos e de esclarecimento para os cristãos sinceros e que realmente se importam com a comunidade LGBT. O fato de alguns trechos bíblicos terem sido tendenciosamente alterados não implica que todo o trabalho de tradução ou paráfrase esteja comprometido. Não. Pelo contrário. Algumas traduções e paráfrases aqui apresentadas também trazem avanços com relação ao tema da homossexualidade.

Os tópicos apresentados seguirão a ordem em que os versículos são apresentados, ou seja, começaremos pelo Antigo Testamento e terminaremos com o Novo Testamento.

Esta é mais uma obra de caráter apologético, ou seja, de defesa da fé inclusiva diante dos ataques sofridos diariamente por parte dos cristãos convencionais.

“Travestis”, “homossexuais praticantes”, “fúria homossexual”, “homossexuais passivos e ativos” dentre outras palavras e expressões absurdas compõem um vasto painel de manipulação tendenciosa ao texto bíblico. Reconheça, por meio deste livro, as traduções e paráfrases cujas interpretações contra a homossexualidade foram diretamente injetadas nas Escrituras. Conheça, também, quais as melhores traduções – aquelas isentas (ou quase) – de manipulações humanas, e por isso, indicadas para serem usadas em nossas igrejas.


Pastor Alexandre Feitosa
Comunidade Athos - Brasília

2 comentários:

  1. Opa!
    Mais uma leitura poderosa para a minha lista.
    Pr. Alexandre é assim: Quando a gente se pergunta "O que deve estar fazendo o Pr. Alexandre?" Daí, pimpa!... Um livro!
    Obrigado pelo teu trabalho, Pr. E glória a Deus pelo pelo teu comprometimento com a verdade. Que Jesus continue te abençoado.
    Tudo de bom,

    Jon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jon! Tudo bem?

      Pois é, em breve mais um lançamento para abençoar o povo inclusivo!

      Obrigado pelas palavras de incentivo e por acompanhar o nosso ministério!

      Ore por nós, amado!

      Abraços e volte sempre!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...