sábado, 4 de fevereiro de 2012

Não Existe Igreja Gay!



“Na família de Cristo não pode haver divisão entre judeus e não judeus,
escravos e livres, homens e mulheres. Entre vocês todos são iguais”.
Gálatas 3.28 (A Mensagem)

Por Alexandre Feitosa

Alguns, erroneamente, têm rotulado as Igrejas Inclusivas de Igrejas Gays. Essa denominação está errada, ao menos que alguma igreja inclusiva esteja fechando suas portas aos heterossexuais. Não é isso que vejo, embora os esforços das igrejas inclusivas estejam concentrados na conquista e inclusão de homossexuais, o que eu acho justo e coerente, afinal, foram séculos de exclusão! É justo que essas pessoas recebam uma atenção especial neste momento. Esse esforço, no entanto, não deve configurar a igreja como um espaço apenas para uma categoria, por mais marginalizada e excluída que esta tenha sido. A Igreja deve refletir o olhar de Deus, sendo assim, não deve comportar o conceito de categorias, embora deva dar ênfase à diversidade que compõe o Corpo de Cristo. É imprescindível que os homossexuais, ao chegarem a uma igreja inclusiva, ouçam uma mensagem contextualizada à sua realidade. Muitos nos chegam arrasados, com fome e sede de uma palavra que os aproxime de Deus; se encontram uma igreja exatamente igual às que passaram, certamente não permanecerão.

Quando se pensa em igreja apenas no seu aspecto institucional, pode-se dizer que há, sim, igrejas héteros, afinal tudo o que foge à heteronormatividade é combatido nessas igrejas. Ali só há espaço e incentivo para a expressão afetiva heterossexual, aos homossexuais só resta a solidão do celibato – algumas igrejas já oferecem essa opção! – , viver na clandestinidade ou enfrentar um casamento que resultará em mais infelicidade e frustração. Em nenhuma dessas opções consigo ver a vontade de Deus para seus filhos e filhas.

Quando se pensa em Igreja Espiritual, o corpo de Cristo, esta sim não comporta o sentido de ser hetero ou gay, mas inclui a todos, sendo, portanto, inclusiva, não exclusiva ou excludente. A igreja institucional deve ser um retrato da Igreja espiritual.

Alguns rotulam as igrejas inclusivas como igrejas gays porque a presença de héteros é ínfima ou nula. Como poderia ser diferente? Héteros são bem-vindos em qualquer igreja! Sua sexualidade é reconhecida, celebrada e apoiada nessas estruturas. Ainda que sejam plenamente aceitos, a tendência é não permanecer nas igrejas inclusivas. Tenho visto isso ao longo dos seis anos como membro de uma Igreja Inclusiva. Da mesma forma que um cristão gay opta por uma igreja inclusiva – por ser de maioria gay – um cristão hétero opta por uma igreja tradicional – de maioria hétero! Isso é muito óbvio. Nós, seres humanos, temos a tendência de permanecer onde há maior identificação. Devemos nos esforçar para conquistar heterossexuais? Sem dúvida. Entretanto, nosso esforço maior deve se concentrar nos excluídos e marginalizados. Isso não é distinção de pessoas, é seguir o exemplo de Cristo. Por que Ele foi tão criticado pelos religiosos de seu tempo? Porque em sua missão, privilegiou os excluídos (leprosos, mulheres, pecadores, prostitutas, estrangeiros, etc.) As igrejas inclusivas podem até privilegiar os homossexuais, isso não significa que fecha as portas para os heterossexuais. Discriminar não é privilegiar algumas pessoas, mas fechar as portas para outras.

É importante contemplar todos os que chegam a nós. O Evangelho a todos alcança, sendo, por si só, inclusivo. Embora, muitas vezes, contextualizar a abordagem aos homossexuais seja importante, é fundamental que o Evangelho – que é para todos – seja o centro de nossa mensagem. Creio que um dia não haverá necessidade de igrejas inclusivas, mas enquanto não chega esse dia, é necessário que elas existam, é necessário acolher os excluídos de nosso tempo! Essa visão é nobre, pois reflete a missão do Cristo encarnado.

2 comentários:

  1. Como sempre, arrasando, não é, Ale??? Ou, perdão, Pr. Alexandre!!!

    Esse assunto constava na paula da reunião de ministerial. Muito pertinente sua abordagem no Blog.

    Beijos

    Rick

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKK.
    Bom Pastor Alexandre, não tenho nada a dizer sobre a matéria. Mas rachei de rir da imagem. Tadinho do MArtinho Lutero, acabaram com ele. Que maquiagem é essa? KKKKKKKK. Entendi a mensagem, mas que achei engraçado, achei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...