terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento!


Esta é, literalmente, uma nota de esclarecimento! Tenho conversado com alguns amigos sobre as últimas postagens do Blog e as interpretações que apresento sobre os textos que, supostamente, condenam a homossexualidade – em especial Sidcley Alves, Oliver Fábio e Amaury Valadares. Para eles, algumas afirmações carecem de bases mais sólidas e também de uma exposição mais clara a fim de que a tese defendida seja digna de crédito. Pelo fato de o Blog ser um espaço dinâmico, textos longos demais não seriam adequados. Entretanto, se os textos sucintos não têm respondido certas questões, mostrando-se superficiais ou incoerentes em certos pontos, cabe a mim revisá-los, ainda que isso implique em uma leitura mais exaustiva dos artigos.

Gostaria de deixar claro a todos os que me acompanham neste Blog que ele é um espaço democrático de discussão. Não sou o dono da verdade muito menos infalível em minhas colocações, embora cultive uma dedicação especial ao estudo do tema; dedicação quase que integral, eu diria, não apenas intelectual, mas espiritual, pois envolve constante oração. Defender a Teologia Inclusiva em um país religiosamente heteronormativo e tradicionalmente homofóbico não é tarefa fácil, requer coragem, não é missão para pessoas covardes! Por isso, gostaria de pedir a todos os meus demais leitores que, ao sentirem que certas questões não foram devidamente abordadas ou respondidas, por favor, apontem os pontos deficientes, assim, poderemos, juntos, refletir sobre as interpretações e construirmos uma Teologia Inclusiva mais sólida e eficaz. Caso não consigam enviar suas colocações por aqui, utilizem meu e-mail, disponível na seção “Quem Sou eu”. Todos os artigos da seção “Conversa Franca Sobre...” foram revistos e enriquecidos com novas informações, mas preciso de um feedback de todos a fim de detectar em que partes estão as possíveis falhas. O que está claro e coerente para mim nem sempre está para outras pessoas! Como escritor e profissional de língua portuguesa, devo preocupar-me com essa questão!

Do lançamento do meu primeiro livro – Bíblia e homossexualidade: verdade e mitos – até aqui, outras contribuições e descobertas têm sido agregadas ao meu conhecimento acerca do assunto e muito disso se deve ao diálogo, às interferências e às contribuições dos meus leitores.
Obrigado a todos os que, diariamente, visitam, comentam as postagens e indicam este Blog a outras pessoas! Tenho colhido frutos especiais por meio dele e essa conquista não é apenas minha! Vamos trabalhar juntos pelo Evangelho, que é inclusivo em sua essência! Vamos ajudar a construir uma nova realidade em que todos possam, de fato, ser parte do Corpo de Cristo.

Abraços fraternos,

Alexandre Feitosa

10 comentários:

  1. Conte comigo,seu blog é muito bem organizado. Bonito de se visitar e seguir. Tenho certeza que estás alcançando muitas vidas oprimidas por um erro de interpretação.Quero vê-lo lançando tão logo, suas edições em outros idiomas! Abração

    ResponderExcluir
  2. concerteza irmao Alexandre estaremos sempre postando comentarios e em tudo o que for possivel fika na paz de Deus!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, graça e paz! Bom dia!

    É fato (e creio que isso nunca irá acabar) que sempre existirão pessoas (homo ou hetero) que "apontaram um dedo" para você. Positivamente ou negativamente. E como você citou, às vezes, isso faz-se necessário até para o crescimento positivo do diálogo e construção de ideias (pensamentos) coerentes e reais, ou seja, verdadeiras. Tenho acompanhado a sua 'sede' e 'fome' pelo estudo, conhecimento e esclarecimento do assunto Teologia Inclusiva. O que mais ainda me dá crédito em segui-lo em suas publicações e, claro, também em orações a pedir discernimento do Espírito Santo de Deus. E o que mais me alegra (e Glórias a Deus por isso!) é a sua humildade e preocupação com "um todo" e não somente com uma parte de todo este assunto. Como já conversamos várias vezes (e gosto muito de ter contigo esses dialogos edificadores) muitas coisas estão por vir: 'pesos' e 'alivios'. Que estejamos (que vc esteja) preparados para passarmos por essas situações debaixo das Asas de Autoridade e Proteção do nosso Deus. Ah, é bom citar aqui aquele atendimento que recebemos em uma determinada livraria cristã evangélica, quando sentimos agraciados pelo atendente que sem reservas mostrou-se muito empático conosco e sendo "hetero". Alexandre, existe um mover "do espiritual" e só os sensíveis (os ligados) com as coisas de Deus é que podem se aperceber dele.

    Enfim, com desejos de que a graça, a paz, o amor incondicional e incorruptível do nosso Senhor Jesus estejam com todos nós. Sempre!

    Com carinho e respeito, vamos crer, juntos!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, segue um complento, pois li novamente o comentário e ficou "vago" acerca do atendimento na livraria.

    O atendente foi muito educado e participativo, pois ao ser questionado pelas nossas indicações de temas (Igreja e Homossexualidade) ele mostrou-se muito educado, discreto, mas o que mais me chamou a atenção foi mesmo a "participação" dele em trocar ideias, visões e opiniões acerca do tema e de leituras que ele mesmo já fizera anteriormente.

    Enfim, só passei aqui novamente para esclarecer, pois repito: creio que tinha ficado "vago" a citação anterior.

    Graça e Paz amado irmão!

    ResponderExcluir
  5. Prezado,

    Alexandre, algum tempo atras fiz um comentário sobre um dos seus posts, existem muitos aspectos que sou favorável a "Teologia Inclusiva", coloco entre parantêsis, porque creio que esta teologia é na verdade a essência da mensagem de Cristo, onde ele não via o externo, aparência, muito pelo contrário ele era contra os fariseus, saduceus, e outos grupos da época. A mensagem de Cristo é de puro Amor, Paulo em Corintios afirma que o Amor é o maior dos Dons, e que só temos uma pequena parte deste, o dia que tivermos o Amor completo todos os outros dons serão anulados, pois este supera todos.

    Entretanto creio que existem pontos que precisam ser esclarecidos. Por exemplo eu não concordo que o termo Homofobia seja aplicado aos homossexuais, além de existir muitas palavras do gênero que creio estarem sendo distorcidas em sua essência.

    NO caso da homofobia, o termo gera dúvidas, a palavra "homo" ela é de origem grega significando "igual","semelhante", enquanto que fobia é medo, desta forma a tradução correta seria medo do semelhante do igual, neste caso pode ser qualquer ser humano, homem ou mulher. A palavra homossexual é uma palavra híbrida do grego e latim, homo do grego e sexus do latim, e homo também é usado no latim com o mesmo significado igual ou semelhante. Assim creio que o termo homofóbico é um tanto errado. Outro fator que precisa ser considerado é que não podemos generalizar a fobia, existe aqueles que tem fobia entre pessoas que praticam o sexo entre iguais e aqueles que tem fobia para com a pessoa com tendências homossexualidade.

    Estão tratando a pessoa que tem tendência a homossexualidade com o homossexual, o que pratico o sexo entre iguais.

    Digo isso porque a pessoa que tem tendência suicida por vários motivos não é um suícida de fato, apenas tem a tendência. Assim como um serial killer não é um assassinto em série se não comete o crime em si, mas são portadores de um mau que os consome. Você deve estar perguntando, mas o homossexual não é uma doença, concordo e nem afirmei isso, em alguns casos pode até ser, como pode ser um falha genética, ou não, como pode ser um problema psico-traumática, como acontece com a maioria dos estrupadores, dos pedófilos, e etc. Como este é um assunto complexo, não dá para generalizar toda pessoa com tendência e com o que pratica o ato.

    Em uma sociedade culturalmente evoluída, diferente de outras épocas, concordo que tais pessoas tem todo direito de lutar por seus ideias, por seus direitos civis, mas isso não inválida as Leis Morais estabelecidas por Deus, e estas leis são atemporais, não há tempo, cultura, sociedade evoluída que possa mudar esta condição. Existe um padrão moral para o cristão, a bíblia está repleta desses exemplos.

    Entretanto como disse acima o Amor supera toda e qualquer barreira, mas há algumas atitudes que sempre serão abomináveis para Deus, pois se tratm de aspecto moral, ver (Lev 18:22, 20:13, 1 Co 6:9) e seu contexto, que não é um contexto idólatra como é a maioria dos textos que falam sobre sodomia ou homossexualidade.

    Novamente afirmo que as igrejas atuais estão muito aquém para tratar deste assunto, pois estão preocupados em satisfazer aos outros do que a Deus, com isso não estou defendendo o homossexual ativo, o praticante, mas sou simpatizante com aqueles que tem a tendência.

    Também gostaria de lembrar que precisa esclarecer melhor a questão dos bissexuais, pois entendo que os mesmos estão no contexto global que é tratado na mídia, novamente eu vejo isso tudo com reservas, pois são coisas distintas e são pessoas que deveriam ser classificadas de forma diferente.

    Para concluir:
    Homossexualismo - é a prático sexual entre iguais;
    Homossexualidade - é a tendência afetiva, sentimental entre iguais.


    Com amor em Cristo Jesus e na graça dele que é para todos sem exceção, até aqueles que estão inseridos na homossexualidade.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Edson. Graça e paz.

    Obrigado pelo comentário!

    Sobre os termos homofobia, homossexualismo e homossexualidade e homoafetividade, estou preparando um novo artigo que poderá elucidar melhor seu texto!

    Fique atento!

    Sua participação é importante!

    Forte abraço!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  7. Jean, graça e paz! Obrigado por colaborar mais uma vez com nosso Blog!

    Sim, de fato, a contribuição de todos os interessados na Inclusão é essencial. Este é realmente um trabalho muito sério, que demanda tempo, dedicação e oração!

    A atitude do atendente da livraria apenas demonstra que nem todos os cristãos (poucos, ainda!) têm uma postura fundamentalista, mas já mostram sinais de tolerância e de abertura para se conhecer uma outra ótica da abordagem que se dá à homossexualidade e aos cristãos homossexuais presentes em todas as igrejas.

    Esteja sempre por aqui! Suas contribuições são igualmente importantes!

    Com o mesmo carinho e com a mesma fé,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, graça e paz.

    A título de informação, os artigos da seção "Conversa Franca" foram revistos!

    Aguardo retornos, positivos ou não.

    Abraços a todos!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alexandre!
    Realmente, algo que o Edson Henrique abordou no comentário dele, mais acima, e que me chamou atenção, foi sobre o bissexualismo. Vejo que este - a meu ver - em si, não é abordado especificamente aqui no blog, afim de se esclarecer sobre este tema, também.
    Corrija-me, se eu esviver errado, Alexandre...
    enfim, eu acho que você poderia abordar o bissexualismo propriamente dito em seus posts.
    Que Deus possa continuar abençoando seu maravilhoso ministério.
    Abraço!
    Angelo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Angelo! Tudo bem?

    Obrigado pelas contribuições. Verdade, ainda não abordei o tema "Bissexualidade" com mais atenção aqui no Blog. Estou com um artigo pronto sobre o assunto, mas faria parte de outra publicação impressa que estou preparando!

    Vamos ver que rumo as coisas vão tomar dentro dos próximos dias, mas em breve algo sobre o tema estará disponível!

    Volte sempre, sua participação é importante!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...