segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conversa Franca sobre Sodoma

Por Alexandre Feitosa

Há muitos séculos se tem atribuído a destruição de Sodoma e Gomorra à homossexualidade. Porém, um estudo atento do texto bíblico tem muito a nos revelar sobre as reais transgressões dessas duas cidades antigas. Nesse caso, a regra de ouro da hermenêutica (a Bíblia explica a própria Bíblia) será nossa principal ferramenta de análise e interpretação. Atualmente, uma lista de respeitados teólogos defendem que o pecado de Sodoma nada tem a ver com homossexualidade, mas com falta de hospitalidade, xenofobia, orgulho, crueldade e egoísmo. Ao longo do artigo, você poderá conferir alguns nomes.

Walter Wink – professor do Seminário Teológico, Doutor em Teologia (Th.D) do Union Theological Seminary de Nova York;
Quanto ao termo, é importante ressaltar que o uso da palavra sodomia como referência a atos genitoanais[1] data da Idade Média e foi um conceito consagrado pelo teólogo Tomás de Aquino.

Vejamos o que nos diz o mais conhecido e utilizado relato sobre Sodoma e Gomorra. As partes em negrito merecem destaque:

1) Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. 20) E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. 3) Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram. 4) Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; 5) e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles. 6). Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si 7. e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal; 8- tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto. 9) Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta. (ARA) – Grifo do autor.

Theodore W. Jennings – professor-assistente no Chicago Theological Seminary;
1º ponto a se considerar: o texto bíblico diz que todos os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló. Ora, em qualquer sociedade, os homossexuais são minoria, portanto, aqueles homens, definitivamente, não eram homossexuais.  Sodoma não seria uma cidade tão numerosa e próspera se ali houvesse apenas homossexuais, na verdade, tal cidade nem subsistiria!

Para refletir: Já conheceu alguma cidade em que todos os habitantes fossem homossexuais?

2º ponto: Eles exigiam que os estrangeiros (anjos em forma humana) que ali estavam fossem postos para fora a fim de que fossem abusados (v. 5); Sua intenção era fazer o mal, humilhando os visitantes da forma mais vil possível:

“...Não se pode imaginar desprezo maior das práticas orientais de hospitalidade do que submeter hóspedes de sexo masculino a estupro por outros homens.” Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.123

Para refletir:  Por que os homens de Sodoma queriam ser apenas ativos na relação sexual? Por que isso é incompatível com a realidade dos homossexuais de fato?


Para refletir: já presenciou algum grupo de homossexuais que tenha invadido alguma casa com a intenção de violentar sexualmente algum visitante? Se a resposta for NÃO por que acha que alguns insistem em dizer que os habitantes daquela cidade eram homossexuais?

John B. Cobb Jr. – Professor Emérito de teologia e co-diretor do Centro de Estudos sobre Processo da Faculdade de Teologia de Claremont, Califórnia;
3º ponto: Os sodomitas nutriam sentimento de xenofobia, ou seja, ódio a estrangeiros. Ló também era estrangeiro. Os sodomitas ameaçaram fazer mais mal a ele que aos próprios visitantes. (v. 9)

O texto revela claramente uma tentativa de violência sexual coletiva aos visitantes de Ló motivada pela xenofobia. Naquele sociedade patricarcal,  dominada pelos homens, os habitantes de Sodoma desejaram submeter os estrangeiros à situação mais humilhante que um homem poderia experimentar: ser usado como uma mulher; transgrediram, assim,  violentamente a lei da hospitalidade, sagrada para os povos semíticos (Êxodo 22.21). Na tentativa de humilhar os visitantes, mostraram-se maus, arrogantes e soberbos. Enxergar homoafetividade em tal gesto de violência demonstra uma completa ignorância ao que de fato a Bíblia diz. Se uma leitura atenta desse relato não bastar para se compreender o real pecado dessas cidades, seguiremos outra regra da hermenêutica, ou seja, examinaremos alguns textos paralelos:

Ezequiel 16.49 e 50:

49)Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. 50) Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.

Lucas 10. 10-12:

10) Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: 11) Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 12) Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.

James B. Nelson – professor de ética cristã no United Theological Seminary em New Brighton e Minnesota;
O profeta Ezequiel, em harmonia com o relato de Gênesis, aponta a soberba e o egoísmo como pecados de Sodoma. O profeta também menciona a palavra abominação, que, também nesse caso refere-se à idolatria, como indicam as 9 ocorrências dessa palavra no mesmo capítulo (4ª regra da Hermenêutica: definir o sentido das palavras pelos versos que precedem e seguem a perícope em estudo). No texto de Lucas, Jesus faz um alerta: nem todas as cidades receberiam os discípulos enviados e como exemplo dessa falta de hospitalidade Cristo utilizou a cidade de Sodoma.  Nenhuma palavra sobre homoafetitivade consta em tais textos. Há, entretanto, uma referência muito clara sobre a rejeição aos mensageiros divinos. A relação entre o Evangelho e Sodoma é a recusa aos mensageiros divinos.

Robert K. Johnston – Ph.D., professor de Teologia e Cultura no Seminário Teológico Fuller, em Pasadena – Califórnia
Até mesmo os livros deuterocanônicos (das bíblias católicas) expressam o mesmo conceito acerca de Sodoma:

Eclesiástico 16.8

“Não poupou os concidadãos de Ló, aos quais detestou por seu orgulho.”

Sabedoria 19.13-17

13) Sobre os pecadores, porém, caíram os castigos de raios violentos, não sem as advertências que antes lhes tinham sido feitas; mas sofriam justamente por causa de suas próprias maldades, por terem praticado a mais detestável falta de hospitalidade. 14) Houve quem não acolhesse visitantes desconhecidos; outros reduziram à escravidão esses hóspedes que lhes faziam bem. 15) E não só isto: se ainda se aguarda julgamento contra aqueles que receberam com hostilidade a estrangeiros, 16) quanto mais contra os que atormentaram com cruéis sofrimentos aqueles a quem tinham recebido com alegria e que haviam participado dos mesmos direitos! 17) Por isso, foram feridos de cegueira como aqueles, à porta do justo, quando, envolvidos em densas trevas, cada qual procurava a direção da sua casa. (CNBB)

Há outros textos bíblicos e extrabíblicos que confirmam os pecados de Sodoma e Gomorra, bem como as motivações para tão degradante tentativa de abuso. Como exemplo, citemos um trecho do Midrash Judaico:

“Os homens de Sodoma não se orgulhavam de outra coisa senão da fartura e da riqueza que possuíam [...]. E eles diziam: Se de nossa terra tiramos pão e minério de ouro, para que precisamos dos forasteiros? Não precisamos que venha a nós qualquer pessoa, pois vem apenas para tomar o que é nosso. Apaguemos, pois, de nossa terra as leis e costumes de ir e vir.Midrash, San’hedrin 109 – A Lei da Torá, Editora Sêfer, p. 46

Como vimos, nenhuma só palavra sobre homossexualdiade. 

Para encerrar, leiamos o que dizem algumas traduções bíblicas:

Eles chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à tua casa ao cair da noite? Traze-os para fora. Queremos descarregar sobre eles a nossa fúria homossexual!” Gênesis 19.5 (Grifo do autor) Bíblia Sagrada, Edições Loyola.

“Não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas, todas cheias de imoralidade de toda espécie, inclusive a paixão de homens por outros homens.” Judas 7 (Grifo do autor)  Bíblia Viva, Editora Mundo Cristão, 2010.

Para refletir: quem está manipulando a Bíblia para apoiar suas crenças? 

Leia também "Quem são os verdadeiros sodomitas da atualidade?"

Quer aprofundar este estudo? Não deixe de ler os livros “Bíblia e homossexualidade: verdade e mitos” e “O Prêmio do Amor”.


[1] Termo específico para o sexo com penetração anal.

24 comentários:

  1. Estudo incrível Pastor Alexandre, eu olhei em muitos lugares para encontrar algo que pudesse explicar melhor as cidades de Sodoma e Gomorra para mim e para aqueles que culpam a homossexualidade. Eu certamente vou me lembrar de Lucas 10 10-12.

    Obrigado mais uma vez.
    Adão
    EUA

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adão. Graça e paz! Obrigado pelo comentário!

    Fico feliz que o artigo tenha contribuído para uma compreensão mais exata sobre Sodoma! De fato Lucas 10.1-12 é um texto chave, pois o próprio Jesus oferece sua visão acerca da ira divina sobre aquelas cidades!

    Seja sempre bem-vindo! Este espaço é nosso!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  3. realmente um texto coerente!!!e que mostra sem sombras de duvida qual foi o verdadeiro pecado ou pecados de sodoma parabens irmao Alexandre!Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  4. Explique por favor. Por que Ló ofereceu as suas filhas para serem abusadas/conhecidas "abusar de que? "conhecer o que?" no lugar dos anjos? Então Sodoma era muito ignorante, cometer um crime só por causa da hospitalidade! E, só por causa da hospitalidade Deus destruiria aquela cidade! E, o fedor da falta de hospitalidade incomodou a ira de Deus! Não,não creio que foi a xenofobia que causou a destruição daquela cidade imoral, não. E a tolerância que o SR. Jesus atribuiu a cidade de Sodoma é porque ela não viu e nem ouviu o cumprimento da verdade. Aquelas cidades evangelizadas pelos apóstolos tiveram uma oportunidade impar, coisa que Sodoma não teve de ouvir a Palavra de DEUS. Mas o povo de Sodoma serão julgados e não estando conforme a lei de Deus, os mandamentos dEle serão condenados.

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha estudado esta questão, interessante!

    ResponderExcluir
  6. Ezequiel 16.49 e 50:

    49)Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. 50) Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.

    Analise: fizeram abominações diante de mim; "mim quem? Deus é lógico. Procure quais são abominações existentes na Bíblia, confira: Levíticos 18.22; Levítico 20.13, leia o que diz. Então, pode sim está incluido o pecado contido nessa duas passagens bíblicas do Antigo Testamento para a sumiço daquela cidade.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Flafla...

    Graça e paz. Tudo bem? Obrigado por seu comentário. Muito importante porque toca em assuntos interessantes. Embora o próprio artigo já responda suas colocações.

    Ló ofereceu suas filhas porque naquela época, a honra de uma mulher era nada em relação ao papel de um homem. Proteger os hóspedes era um dever sagrado. Essa era uma questão cultural. Leia também Juízes 19 e comprove isso. Vai acusar os homens de Gibeá de serem gays também? Por que não usam esse texto como prova de homossexualidade? Por que não o usam para condenar a heterossexualidade? E desde quando estupro coletivo é sinônimo de homossexualidade? Se você pensa assim, precisa rever seus conceitos. Será que entre tantos estudiosos da Bíblia não há quem consiga distinguir entre orientação sexual e estupro coletivo?

    Quem disse que foi apenas a xenofobia o grande pecado de Sodoma? Em que momento eu afirmo isso? Esse foi apenas um dos muitos pecados daquela cidade, caro irmão. O paralelo entre Sodoma e as palavras de Jesus indica claramente a falta de hospitalidade (não são os anjos mensageiros de Deus?).

    O problema é que teólogos como você não admitem que o pecado de Sodoma nada teve a ver com homossexualidade. É uma interpretação forçada, baseada mais em tradição e lenda do que na Bíblia e suas ciências legítimas de interpretação, ou seja, a hermenêutica e a exegese. Isso fica muito claro nas versões apresentadas, as quais distorcem descaradamente o texto bíblico, obrigando a Bíblia a dizer algo que ela não diz nos textos originais. Quem faz isso é que está em pecado diante de Deus! O que você acha dos tradutores cristãos que alteram o texto bíblico original para apoiar suas crenças? Qual sua opinião sobre isso? A Teologiga Inclusiva nunca fez nenhuma tradução ou versão bíblica, portanto, não somos nós os que adulteram a Palavra!

    Você mencionou muito bem o profeta Ezequiel. Como apresentado no texto, o termo abominação aparece várias vezes no mesmo capítulo como referência à idolatria. Por que em apenas um versículo ele significa atos homossexuais? Interpretar assim esse texto fere claramente uma das regras da hermenêutica que diz que as palavras devem ser interpretadas de acordo com os versos que seguem e antecedem o texto em estudo! Portanto, sua interpretação é frágil, carecendo de apoio bíblico e histórico!

    Um forte abraço e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz, a paz do senhor, que a paz do senhor Jesus está no seu coração, sei que está. Amém.

    Então vamos lá. Sodoma tem como real pecado, a falta de hospitalidade e, agora a idolatria e os citados em Ezequiel, certo. É recíproco a questão de sua não aceitação na parte de admitir que há sim haver ato de homossexualidade na cidade de Sodoma. Vamos analisar o que o senhor mencionou na questão do estupro coletivo. Estupro coletivo no caso de Sodoma era os homens daquela cidade querendo cometer contra "os anjos" e caso contrario contra Ló. Estupro é pecado? Creio que sim. E, também é crime. Este ato é condenável, sim. Conforme Levítico 18.22, deitar com homem como se fosse mulher, é abominação. Então, o estupro coletivo que os homens de Sodoma queriam praticar é contrário a vontade de Deus. Se eles não eram homossexuais, tudo bem. Mas o ato deles não é correto e, só quem pratica esse ato, abominável, tanto, antigamente, como agora é homem com homem, ou não é. Aqueles homens de Gibeá sim estupraram aquela concubina e cometeram estupro, não é certo. Como também foi dado a resposta a tribo de Benjamim. Então, um acontecimento é diferente do outro. Se os homens de Gibeá tivessem estuprado outro homem teria algum semelhança. Mas os homens de Sodoma insistiram em querer Ló e os anjos. Com você disse Xenofobia não foi apenas um dos muitos pecados daquela imoral, corrupta e cruel cidade. Ezequiel foi mencionado para conferir dentro da regra de ouro da hermenêutica, sobre as abominações, que estão relacionados dentro dos pecados cometidos pelos homens de Sodoma. Não é apenas um versículo. A palavra hospitalidade levou a outro texto e versículo de outro texto bíblico. Assim também abominação levou a outro texto. Se os homens de Sodoma não insistissem em querer abusar de Ló e dos anjos, então, ficaria a falta de hospitalidade, idolatria e outros.
    Não, minha interpretação pode até ser frágil, mas apoio bíblico tem sim.
    Franco Pereira

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz, Franco Pereira! (Bom saber seu nome!)

    Muito me alegrou seu último comentário pois reflete exatamente o que a Teologia Inclusiva (e outros teólogos de renome) pensam e interpretam acerca dos pecados de Sodoma!

    Os homens de Gibeá queriam abusar do levita, o verbo usado por eles foi o mesmo usado pelos sodomitas (yada - conhecer, no sentido sexual). Então, os textos são paralelos e podem ser interpretados juntos à luz da Hermenêutica e da Exegese.

    Há muitas abominações descritas na Bíblia. Não podemos ser tendenciosos e associar Ezequiel 16.50 à homossexualidade visto que todo o capítulo descarta essa interpretação.

    Os sodomitas só não fizeram como os homens de Gibeá porque os anjos interviram. Mas fico imensamente feliz que você tenha conseguido distinguir estupro coletivo (pecado, sem dúvida!) de homossexualidade! Isso é um grande avanço! Se o estupro fosse requisito para condenar alguma orientação sexual, então a Igreja deveria usar Juízes 19 para condenar os heteros, ok? Mas não usa. Essa é a diferença e aí está a tendência a interpretações errôneas!

    Você não me disse o que acha das traduções que alteram o sentido dos textos originais. Gostaria de saber seu posicionamento enquanto teólogo. Não acha que é um erro ou melhor, um grande pecado adulterar o texto sagrado?

    O que acha das outras provas extrabíblicas sobre os pecados de Sodoma? Por exemplo, os textos deuterocanônicos e a tradição judaica do Midrash? Nenhum deles fala sobre atos homossexuais em Sodoma.

    Abraços e esteja sempre conosco! Você é bem-vindo!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  10. A associação em Ezequiel 16.50, mesmo tendo muitas abominações na Bíblia, uma coisa é certa, a abominação descrita em Levítico 18.22 está incluída. Sobre as traduções que alteram o sentido dos textos originais. Qual livro da Bíblia registra esse pecado de alterar o sentido dos textos originais. Mas sabemos que existe a complexidade dos sentidos das palavras para a questão de traduções e isto envolve cultura e idioma, linguísticas regionais de país e podemos ver isto no filme de Lutero, quando ele traduzia a Bíblia para o Alemão. Assim, também os tradutores da Bíblia tem suas dificuldades. Todavia, se algum deles alteram o sentido do texto em beneficio próprio Deus que conhece o coração de todos, julgará e lhe dará a verdadeira sentença. Não li nenhum dos livros não canônico. Para dá minha opinião sobre eles. Mas devido a isto, procurarei lê-los para falar com propriedade. Se eles não falam de homossexuais diretamente, não sei, por que ainda vou pesquisar quando foi que surgiu o termo homossexual, pois creio que nos tempos de Ló, Ezequiel e Paulo se a pronuncia para a união de dois homens era homossexual. Mas irei lê, pois aprendi com o apóstolo Paulo, considero assim, que devemos ouvir de tudo, a versão diz ouvir, reter de tudo, extrair o que bom. Os livros não canônicos farão parte da minha leitura.
    Porém, permaneço com a ideia fixa de que os homens de Sodoma,com seu estupro coletivo para o lado de homens,fica estranho!
    Quanto a requisitos para condenar hetero e homossexual na Bíblia é o que não falta. Cometeu pecado. Só lamento. Me refiro também ao estupro coletivo.
    Franco Pereira

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz, Franco.

    Sim, Deus julgará aos que adulteram sua Palavra e te digo que quem fez e faz isso não são teólogos inclusivos. Leia meus outros artigos da seção "Conversa Franca Sobre" e você verá alguns exemplos de traduções que têm adulterado a Bíblia.

    Sobre os livros não canônicos, é interessante conhecê-los melhor, mesmo não possuindo inspiração divina, são documentos históricos importantes que nos auxiliam na compreensão de algumas passagens bíblicas.

    Sim, realmente é estranho um estupro coletivo praticado por homens, é estranho porque hoje em dia não vemos nenhum homossexual agindo assim, certo? Mais uma prova de que esse texto não deve ser usado para condenar pessoas do mesmo sexo que se amam e se respeitam.

    Mais uma vez obrigado pela contribuição!

    Abraços fraternos,

    Em Cristo, que a todos inclui!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  12. Você acha que pessoas do mesmo sexo se amam? Se for o amor fraternal até que entendo, mas o amor conjugal não é amor, me desculpe! Se respeitar com ser humano é um dever de todos, porém aceitar o que Deus não criou, isso não está dentro do amor de Deus e, nem das coisas boas que Ele criou desde o principio. Eu não quero condenar e nem julgar escolha de ninguém. Porém o próprio Deus condenar e julgará o que tais coisa praticam. Não tem como mudar isso. E, o Cristo, o senhor e salvador que conheço veio chamar os pecadores ao arrependimento (Mateus 9.12,13). Ele inclui, sim, todos homens e mulheres que se arrependem e seguem, amam e guardam seus mandamentos. Ele irá incluir todos no seu Reino Celestial conforme a santidade (Hebreus 12.14). E, santidade é santidade não existe meio termo. E a santidade está nas novas maneiras de viver daqueles que aceitam sua verdade (1Pedro 1.14-17). Quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velha se passaram e tudo se torna novo (2 Corintios 5.17).
    Franco Pereira.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Franco. Graça e paz.

    Não, não acho que duas pessoas podem se amar. Eu tenho certeza disso! Sentir amor não é exclusividade de pessoas heterossexuais, mas de todo ser humano. Eu vejo os homossexuais como seres humanos, não sei como você os vê.

    Você pode até não concordar que tais pessoas são capazes de amar, talvez por desconhecer que os resultados de um relacionamento homoafetivo pode refletir, muitas vezes, mais os princípios cristãos que muitos casais heterossexuais por aí. Procure conhecer melhor essas pessoas!

    Bem, mas nosso foco aqui é Sodoma, certo? E a atitude daqueles homens estava longe de demonstrar afeto e cuidado. Sodoma não é parâmetro para julgar tantos casais homoafetivos que se respeitam, se cuidam e são leais ao que sentem.

    Para mim, como homoafetivo, o amor expresso a alguém está longe de não refletir santidade. Mas se somos incapazes de amar ou o que sentimos não é amor, na sua opinião, minhas palavras serão vãs.

    Respeito seu pensamento, um dia também pensei assim.

    Por enquanto, peço que exerça seu amor fraternal por milhares de homossexuais que sofrem por sua condição e que, diariamente, abandonam as igrejas por não se sentirem amados! Saiamos do discurso e coloquemos a mão na massa! Amém? Amor sem atitudes, sim, esse não pode ser amor!

    Abraços fraternos,

    Naquele que não faz distinção de pessoas!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  14. São seres humanos sim. Mas creio que você entendeu o que eu disse. O amor fraternal não foi inventado pelo homem não, foi Deus. E tudo o que Deus criou é bom. Me refiro do amor.
    Meu modo de ver não interessa muito. Porque na condição de homossexuais neste mundo eles para mim são pessoas que merecem os mesmos direitos que eu. Todavia, se são cristãos sustentar este nome é diferente. Pois quem é cristão está afirmando que segue a Cristo e, quem segue a Cristo renega-se a si mesmo, já não vive mais para si e, sim para Cristo. Continua sendo pecador, mas remido pelo sangue de Cristo.
    Concordo com você no que o relacionamento pode refletir o homoafetivo pode ser legal, respeitadores, amáveis, colaboradores, e outras atitudes de um bom cidadão. Conheço sim alguns que são legais e, saiba como seres humanos é escolha deles.
    Agora, não confunda o pensamento do homem com o pensamento de Deus. cuidado! Você me ver com maus olhos porque acho errado a união dos homoafetivos é uma coisa. Partiu para o lado de Deus analise bem, muito bem, Deus não se deixa escarnecer.
    Ele não faz distinção de pessoas, realmente, agora você falou dos tradutores. Essa distinção ou acepção está bem analisada. Eu sei que Deus recebe e aceito o pecador, pois Ele ama o pecador e aborrece o pecado. Quem se aproxima de Deus tem que deixar, abandonar ou pecado.
    respeito o seu também
    Olha gostaria de exercer esse amor fraternal, mas talvez eu não seria bem compreendido. Vou dizer por que.
    O amor que tenho por essas pessoas é mesma do senhor Jesus. Talvez não concorde.
    Mas veja, o mandamento diz: Amar o próximo com a mim mesmo. Como eu quero viver na vida eterna, desejo o mesmo para eles, só que o senhor Jesus disse que eu devo me arrepender pois é chegado o Reino dos céus.
    Eles abandonam as igrejas, mas não a igreja que expulsam eles é a consciência dEles, pois os irmãos estão prontos para recebê-los e, os irmãos são mal interpretados porque dizem o que a Bíblia afirma e a contém a condição de Deus nos receber como seus filhos.
    Amor com atitude, sim, pois Deus mesmos eles não querendo entender isso nos ordenou para comunicar o plano dEle de salvação. Não somos nós que ditamos as regras de salvação é Ele. O céu não nosso é Dele, Ele é santo e quer que todos os querem se salvar se preparem aqui na terra com a nova maneira de viver. Se é que me entende.
    Franco Pereira.

    ResponderExcluir
  15. Entendo você, sim, com certeza! Como já disse em outro momento, eu já pensei da mesma forma! Seria muita pretensão minha querer mudar seus conceitos. Minha missão é revelar o amor incondicional de Deus, amor que a Igreja nega, mesmo propagando que ama incondicionalmente. Não digo isso de ouvir falar, meu querido. Fui da Assembleia de Deus por quase 30 anos... mas isso não vem ao caso, você não entenderia, pois, como sempre, a culpa é dos homossexuais, jamais da igreja. Bom, fico feliz que você os ame e que está pronto para recebê-los. Espero que você e sua denominação consigam demonstrar isso na prática ao ponto de a consciência dessas pessoas não levá-las para o abismo do mundo, como tem acontecido com tantas vidas!

    Que Deus te abençoe nesta missão!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  16. Sr. Franco Pereira...é lamentável saber que você acredita que não há amor (o afeto que nos leva a estarmos juntos a uma pessoa e querer estar com ela sempre) entre os homossexuais, homoafetivos. O sr. não sabe o que diz, meu caro, pois não vive na pele de um homossexual. Eu sou homossexual, homoafetivo, e sei MUITO bem o que é amor. Já sofri por amor, me regozijei por este, já o vivi intensamente e com uma pessoa do mesmo sexo! Tenho plena consciência dos meus sentimentos e sei que o amor que sinto por pessoas do mesmo sexo que eu é o mesmo que um heterossexual pode sentir pelo sexo opostoao deles. No seu último comentário, supracitado, vc cometeu a mesmíssima gafe que quase todos os cristãos que estão contra a homorrealidade cometem: eu os amo - por Cristo - mas quero eles como eu acho que devem ser, ou melhor, que "a bíblia" diz que deve ser. É ou não é isso que o sr. quis dizer, só que em outra palavras (só que mais confusas e inseguras, na minha opinião). Por obséquio, leia mais os posts do Pr. Alexandre. Eles explicam muito bem tudo o que o sr. procura saber, aqui. Uma coisa é discordar; Outra, é não querer admitir. Quanto aos textos bíblicos adulterados, é de se espantar que o sr. os desconheça, sendo um teólogo. Para mim, a tradução mais popular - escrachadamente adulterada - é a da bíblia Viva. Se o sr. ler os outros posts, aqui mesmo do Blog, o sr. constatará. Cabe somente a você admitir ou não.
    Graça e paz ao sr. e a todos do Blog. E que Deus continue abençoando esse dom maravilhoso concedido a ti, Pr. Alexandre.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Sr. Angelo.

    Eu sei sim o que estou dizendo. Posso não viver na pele de homossexual. Mas não concordo com violência e nem discriminação a ninguém. Respeito com ser humano homoafetivo, afro, indigina e etc. Se você é ok! É sua escolha, felicidades para você. Só que a verdade eu preciso lhe dizer, em relação aos céus, ou seja, sobre a justiça de Deus, por que mim está posto essa obrigação, de adverti-lo leia 1 Coríntios 6. Por favor entenda não sou eu que digo essa verdade.
    Você crer que a Bíblia é Palavra de Deus? Lembra da Mulher apanhada em adulterio, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra, todos os acusadores foram embora. Mas o final da cena: O Sr. Jesus disse vai e não peques mais.
    Então, o que faz o deixa de fazer é com você. Mas saiba o amor incondicional que o Pastor Alexandre está falando só funcionará aqui, na terra. O amor incondicional é um tempo dado a todos nós para endireitar nos veredas "coração" de onde sai os nossos pensamento, sentimento e anseios. Por que eu sei que Deus amou as pessoas de um tal maneira João 3.16, leia o capitulo todo. Mas este amor está incluido a minha parte o "feedback", eu tenho que demonstrar que amo a Deus João 14.15,21, leia o capitulo todo. E, a melhor maneira de eu demonstrar isso é realizando o culto racional Rm 12.1
    Não meu querido, posso até ler os posts do Pr. Alexandre, mas minha ideologia fixa é Palavra de Deus. Eu não procuro nada, apenas é meu dever diante de Deus de semear a sua Palavra. Eu não convenço ninguém a mim não foi me dado esse poder. Eu não desconheço, eu não os li. Mas agora, assim como já li a Bíblia três vez e, espero continuar os livros apócrifos serão lidos. Bíblia viva é traduzida para linguagem de hoje. Não vejo nenhum problema esta linguagem para aqueles que dão desculpas de que não entendem a Bíblia. Não admito nada. Quero que fique claro que estou pegando a oportunidade de esclarecer que não condeno ninguém. Quero ser salvo pelo senhor Jesus e a você, Angelo, Jesus Cristo é o único caminho para se chegar ao Pai. O abismo do mundo que o Pr. Alexandre mencionou peço a Deus que não permita que caiam. Mas é escolha de cada um. A Bíblia diz que não podemos amar dois senhores ou vai amor um e o outro será odiado. Escolha você a quem servir. E boa sorte.
    Franco Pereira.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Angelo. Graça e paz.

    Obrigado mais uma vez por sua participação.

    Fico feliz pela bela defesa que fez do amor entre iguais. Infelizmente, nem todos acreditarão que somos capazes de amar e, principalmente, que tal sentimento é extensão do amor de Deus sobre nós.

    O sr. Franco tem sua certeza. Para ele, homoafetividade é e sempre será pecado diante de Deus e a não permanência dessas pessoas na igreja é culpa apenas dos homossexuais.

    Por mais que argumentemos ou contemos nossas experiências, ele não vai se convencer do contrário. Portanto, vamos focar nas pessoas que sofrem, não naquelas que já nos condenaram. Nossa missão maior deve ser o resgate de vidas que já se julgam perdidas por não conseguirem seguir a heteronormatividade pregada pela igreja.

    Respeito o sr. Franco e suas convicções, mas não deixemos que as opiniões dele mudem nossa meta. Seria uma queda de braço sem vencedores e completamente inútil! Já temos provado pela Bíblia que Deus não faz distinção de pessoas!

    Batalhemos pelas vidas que se perdem diariamente. Batalhemos pelos que se perderam acreditando não ter lugar para eles na casa de Deus. Os "francos" da vida sempre irão existir empunhando a Bíblia para nos lançar fora, entretanto, nossa luta não é contra eles!

    Preguemos o amor incondicional de Deus e deixemos que o Espírito Santo opere em nós e por meio de nós! Ele sabe do que nos curar! E nossos vários anos de entrega a Deus em igrejas tradicionais provam que não é nossa sexualidade que Deus quer curar, pois não somos doentes; não é de nossa sexualidade que Deus quer nos libertar, pois não estamos possessos!

    O que importa, é que nós, cristãos homoafetivos, já compreendemos que Deus é conosco! Nada mais, portanto, importa! Nem os preconceitos religiosos, muito menos os seus defensores!

    Abraços fraternos naquele que a todos inclui!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  19. Olá Pr. Alexandre Feitosa

    Me perdoe. Não quero ofender, nem destratar ninguém. Continue com seu trabalho. Boa sorte. Já falei eu não convenço ninguém. Nem quero mudar a meta de ninguém.
    Obrigado pela oportunidade de confessar o nome de Jesus para os senhores e todo o conselho de Deus.
    Atos 20
    26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
    27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
    leia todo o capitulo.
    Franco Pereira

    ResponderExcluir
  20. É bom realmente nos sermos Franco e sincero o texto comenta que eles fizeram também abominações e no plural conforme o texto diz Ezequiel 16.50 Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali. abominação se os sodomitas tinha lei eles transgredia constantemente significa:maldito,transgressão de uma determinada lei imposta a uma sociedade não se engane Pr Alexandre medite também se o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos.
    Isaías 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!Isaías 5:21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Alexandre não cauterize sua mente arrependa-te logo e seja um verdadeiro pastor não distorça a Palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  21. Bom, tenho percebido que a maioria dos comentários aqui postados ignoram por completo as leis da Hermenêutica e da Exegese, leis que não foram criadas por mim. A impressão que tenho é que não leram o artigo ou, se leram, não entenderam nada.

    Se vocês acham que tentativa de estupro é sinônimo de homossexualidade é um direito que vocês têm. Agora, dizer que estou cauterizando a mente das pessoas já é demais! Tudo o que faço e escrevo é para resgatar as vidas que a igreja lança fora diariamente porque não sabe tratá-las! Se a igreja fosse esse ambiente tão amoroso e acolhedor, muitos gays e lésbicas não a abandonariam. Será que é tão difícil pra vocês admitir que a igreja não tem preparo nenhum para lidar com essa questão?

    Vou dar uma dica de leitura para quem quiser aprender um pouco sobre isso: "Proibida a Entrada de Pessoas Perfeitas: um chamado à tolerância na igreja", do pastor John Burke, Editora Vida. Outra dica: "Encarando as diferenças: as igrejas e seus membros homossexuais", do pastor presbiteriano Alan A. Brash.

    Despois que vocês lerem essas obras, voltem para dialogar. Se há alguma mente cauterizada aqui, certamente não é a minha.

    O dia que a igreja aprender que o amor de Deus é incondicional, ela terá sucesso com os homossexuais, mas parece que isso está longe de acontecer. Infelizmente!

    Forte abraço,

    Naquele que a todos inclui!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  22. Sr. Franco. É impressionante como o sr. conseguiu se contradizer em um simples parágrafo, ou mesmo em uma frase sequer. "Posso não viver na pele de [um] homossexual. Mas não concordo com violência e nem descriminação a ninguém". Como não concorda se o sr. mesmo é um descriminante? Ora, e o que há entre homossexuais e violência, nisso. não compreendo sua afirmação. Não fez sentido.

    Segundo. "Respeito com[o] ser humano homoafetivo, afro, indígena e etc. Se você é, ok!".

    SEGUNDO SUA IDEOLOGIA (que considera o homossexualismo pecaminoso e psicologicamente reversível), um homossexual nao "é" (ideia de permanência), e "está ok!" e sim, "está" (ideia de transitoriedade). Não deveria, SEGUNDO SUA IDEOLOGIA, ser assim, sr. Franco, um homossexual "estar" ao invés de "ser"?

    Outra contradição, mais absurda, seria incluir, numa mesma sentença, homossexuais, afro (o que seria isso? africanos, afro-descendentes, negros...? Não compreendi) e índios. Ora, se os "afro" e os índios são assim por natureza, logo, segundo sua afirmação, os homossexuais também são assim por natureza...? Ou será que, inversamente propondo, estamos voltando aos tempos do Kun Klux Klan e o Nazismo, aonde negros, entre outras etnias, eram julgadas como inferiores, seja por cor ou outros aspectos...? Perdoe-me o radicalismo com as palavras, mas realmente ficou bem vaga e contraditória, sua linha de raciocínio.

    Agora, algo em especial que o sr. não contra-argumentou à minha argumentação, e que eu gostaria que o tivesse feito, era sobre a minha homoafetividade, e minha experiêcia pessoal. O sr. não explicitou o que acha com relação ao seguinte: será que é mero fraternalismo o que eu sinto por homens? desejar viver sob o mesmo teto; amar incondicionalmente, mesmo que a outra pessoa cometa algo que o magoe profundamente; manter-se fiél, sentir atração física um pelo outro; querer constituir família, entre outras coisas...O que o sr. acha disso. Seria teatralidade, tudo isso? Fingimento? "Forçação de barra"?

    Concluindo - o comentário, pois este debate aqui provavelmente nunca cessará - usarei da minha liberdade de expressão para manifestar um momento muito peculiar - e emocionante - que presenciei, esses dias.

    Uma drag queen sentiu o desejo de manifestar sua fé, por meio do canto (música Gospel), em gratidão à Deus, perante um público exclusivamente GLBT e que não estava esperando tal manifestação. Para a surpresa de muitos ali, a reação do público foi emocionante, contagiante. E por incrível que pareça a algumas pessoas, senti definitivamente a presença de Deus naquele lugar. Deus não faz acepção de pessoas, e nem usa pessoas "exclusivas". Naquele momento, reafirmei a certeza de que Deus não faz acepção de pessoas. SEJAM ESTAS HETEROSSEXUAIS,BISSEXUAIS E HOMOSSEXUAIS, Ele está em nossos corações e não nos abandona, SEQUER SE FORMOR HOMOSSEXUAIS. Ele ama e quer a salvação, pela graça, de todos, SEM OLHAR A QUEM.

    Sr. Franco e a todos que estão lendo este blog. Não escrevo tudo isso para que vocês mudem de ideia ou sintam pena, ou algo assim. Compartilho aqui, graças à liberdade de expressão - que ainda resta neste país e na internet - para manifestar, entre muitas experiências de outras pessoas, a minha própria, afim de que todos que leiam e enxerguem o lado real, sensível - muito além de teorias - da vida e do SER HOMOSSEXUAL, HOMOAFETIVO.

    Que Deus possa continuar iluminando este Blog, com sua graça.

    Angelo

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus, quanta paciência, Alexandre. Deus continue dando forças a você. Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jônatas!

      Volte sempre, este espaço é nosso!

      Forte abraço!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...