sexta-feira, 1 de julho de 2011

Teologia Inclusiva responde: Deus Ignorou os Gays nas Eras Bíblicas?

Olá Alexandre,

Obrigada pelas respostas anteriores.
Se não se importar de responder mais umas...
1.Eu imagino que no meio do povo Judeu já existiam homossexuais. .Deus então ignorou essas pessoas e nem mesmo Jesus falou nada sobre o assunto (casamento, por exemplo)?
2.A origem da heterossexualidade não estaria em Gênesis?
3.Se o livro sagrado de Paulo diz que é errado uma coisa que outra forma de pensamento ele poderia ter?
4.Afinal a Teologia Inclusiva acredita na Soberania e suficiência da Bíblia como guia para a vida do indivíduo?
Lene
 Olá, Lene. Tudo bem? Obrigado pelas perguntas!

Bom, quando mencionamos a origem da heterossexualidade, nos referimos à origem biogenética, que continua tão inexplicada quanto a origem da homossexualidade. Se a homossexualidade é ilegítima segundo a Bíblia pela falta de provas biogenéticas de sua origem, o mesmo deveria ocorrer com a heterossexualidade.

A Bíblia não menciona uma série de coisas e nem por isso julgamos tais coisas como pecado ou como antibíblicas, por exemplo, as diferentes raças. Será que brancos, negros, índios, pigmeus e orientais não são criação divina por não ter sua origem explícita na Bíblia? De forma alguma!

Na verdade, a Bíblia se cala até mesmo sobre a sexualidade humana, limitando-se a normatizar certas práticas, sem conceituá-las como expressão de dada sexualidade. Dessa forma, é compreensível o silêncio sobre a homossexualidade e uniões homoafetivas.

Grande parte das revelações bíblicas estavam condicionadas à visão de mundo daquelas pessoas. Tanto os escritores quanto os receptores desconheciam o conceito de diversidade sexual tal qual conhecemos hoje. Desconheciam também que a mulher possuísse a semente (óvulo) necessária à procriação, apenas criam que ela cedia o espaço para a incubação. Deus teria, então, ignorado esse fato? Não, mas nem por isso Deus revelou-lhes que as mulheres possuíam óvulos. Ele respeitou os conceitos da época, isso não equivale a dizer que simplesmente ignorou o fato. Fenômeno semelhante ocorre com a homossexualidade. Havia homossexuais, sim, sem dúvida, mas isso não fazia parte da compreensão daquelas pessoas, assim como a presença do óvulo na geração de filhos. A ausência de um fato na Bíblia, como abordado, não anula certos fatos. Daí explica-se a ausência de proibição de sexo entre elas! Nem mesmo Romanos 1 o menciona explicitamente, pois o apóstolo limita-se a dizer que as mulheres mudaram o uso natural e isso pode ser interpretado de várias formas, já que qualquer forma sexual que não levasse à procriação era considerada antinatural para um judeu como Paulo. Para os judeus, a relação entre mulheres não poderia sequer ser considerada sexo, por isso, dificilmente as palavras de Paulo poderiam ser uma referência ao sexo lésbico. O Apóstolo pensava exatamente como um judeu de sua época, entretanto, foi o grande propagador do fim da Lei Mosaica e do início da Graça, concedida a nós por meio de Jesus Cristo!

Havia, na época bíblica, uma categoria de pessoas que eram sexualmente excluídas. Creio que Jesus não tenha ignorado os homossexuais! Sobre isso, por favor, leia o artigo Eunuquismo e homossexualidade: uma releitura bíblica. Clique AQUI.
 
Sim, A Teologia Inclusiva crê na Bíblia como única regra de fé e conduta! Apenas temos uma leitura diferenciada de certos textos bíblicos. Cremos que a Bíblia é fonte de vida, por isso questionamos interpretações que levam à depressão, ao distanciamento da Igreja, e até mesmo ao suicídio, como ocorre com muitos cristãos homossexuais que não conseguem mudar sua orientação.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

Abraços fraternos,

Alexandre Feitosa

12 comentários:

  1. somos uma comunidade inclusiva e estamos felizes pelas belissimas materias que vc contem

    http://icmmaringa.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Serão sempre bem-vindos aqui!

    Visitarei o site de vocês!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Alexandre!
    Estou extremamente orgulhosa de você!
    Seu blog é interessantíssimo!
    Beijos de sua amiga e fã!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Lidiane! Esteja sempre nos acompanhando e dando sugestões para melhorarmos sempre mais!

    Beijos!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre,

    Disculpe,mas não consegui acompanhar seu raciocínio, talvez deva estudar mais biologia...
    Mas não pude deixar de observar algumas palavras no seu argumento, tais como:

    A Bíblia não mencionas...
    A Biblia se cala...
    A Biblia limita-se...
    As revelações biblícas estavam condicionadas a visão de mundo daquelas pessoas...

    Fica um pouco difícil ter um livro desse como única regra de fé e conduta, não acha? Afinal tira-se afirmações de outros lugares e pensamentos.

    A não ser, é claro, que tenhamos que admitir, que precisamos de outros suporte ou suplementos para tê-la como base de vida.

    Ela não se intitula auto suficiente e completa?( ou dão esse título pra ela)

    ResponderExcluir
  6. Olá Lene, Tudo bem? Poxa, sinto muito que não tenha conseguido acompanhar o meu raciocínio. Que não é apenas meu, mas de muitos teólogos.

    Dizer que a Bíblia limita-se ou cala-se sobre algo não equivale a dizer que sua verdade é limitada ou que sua revelação é incompleta. Uma coisa não tem nada a ver com a outra! A verdade primordial das Escrituras é que nos faz ter nela nossa regra de fé e conduta. Assuntos acessórios (como tópicos da lei mosaica) não constituem mandamentos atemporais, do contrário, estaríamos todos condenados, pois não cumprimos nem um terço do que é prescrito ali. A auto-suficiência e completude da Bíblia referem-se à verdade universal de seu conteúdo principal, não de temas acessórios.

    Vou lhe devolver algumas perguntas. Se não encontrar os textos bíblicos que respondam tais perguntas, terá de admitir que a revelação bíblica limita-se ou cala-se sobre certos assuntos, sem invalidar, entretanto, suas verdades primordiais. Por favor, me indique na Bíblia textos que mencionem claramente os seguintes temas:

    1)Dinossauros;
    2)Diferentes etnias;
    3)Ordenação de mulheres;
    4)Abolição da escravidão;
    5)Orientação sexual;
    6)Aborto;
    7)Relação sexual entre mulheres;
    8)Pedofilia;
    9)Esterilidade masculina.

    Estou aguardando, afinal, não sou dono da verdade! Quero aprender mais e mais sobre a Bíblia!

    Abraços e esteja sempre conosco!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre,

    Pensei que estivessemos falando de T.I e Bíblia, mas pra responder sobre verdades biblicas você dá tantas voltas, realmente não dá pra discenir em que vc ta firmado.

    realmente eu não sei sobre esses assuntos, mas para ver meu Salvador não preciso desses conhecimentos, mas apresentar meu CORPO SANTO e minha mente sem culpa, CONFORME a Palavra,preciso me render a Bíblia aos seus mandamentos.

    Fale do que a Biblia fala, é difícil pra você? o estudioso da Bíblia é teológo, não é? Pensei que fosse...

    ResponderExcluir
  8. Querida Lene, falar da Bíblia é uma satisfação sem igual para mim! Não apenas como estudioso, mas porque ela é transformadora de vidas!Ela é viva e eficaz! (Hebreus 4.12, Efésios 6.17)

    Quem não respondeu minhas perguntas foi você, Lene, sabe por quê? Porque tais assuntos não existem na Bíblia, no entanto, podem ser discernidos por seus princípios.

    Você não precisa estudar Teologia Inclusiva, basta estudar Teologia para compreender melhor a Exegese e a Hermenêutica, ferramentas fundamentais para um estudo eficaz das Escrituras.

    É uma pena que você não entenda desses assuntos, já pensou se alguém questiona você sobre algum deles? Medite em 1ª Pedro 3.15,16.

    De fato, não precisamos de conhecimentos técnicos para compreender a grande mensagem de Salvação que a Bíblia contém, mas só isso não basta! O próprio Paulo era um estudioso e não se limitava às Escrituras Hebraicas.O verdadeiro Teólogo não estuda somente a Bíblia, certo?

    Quando você estudar mais sobre regras de interpretação bíblica, vai entender que existem condicionantes sociais, culturais, antropológicos que não podem ser ignorados. Isso não é invenção minha, muito menos rodeios, mas respeito no estudo da Palavra de Deus, que ja foi usada por católicos e protestantes para escravizar, matar, oprimir... e continua sendo usada para excluir. A Teologia Inclusiva entende que a graça é para todos e é isso que propagamos. (Efésios 2.8-9; Gálatas 3.27-28)

    Um forte abraço!

    Sua participação é importante!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandre,

    O que me resta dizer diante de tante sabedotia humana?

    E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

    Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

    E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

    A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.(1 Co 2.1-5)

    Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

    Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.

    Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

    Acho que é pouco diante do que oce sabe, mas é o que eu tenho em mim.

    abraços,

    Lene

    ResponderExcluir
  10. Olá Lene. Tudo bem, amada?

    É uma pena que você tenha me interpretado tão mal, pois em nenhum momento eu afirmei ter mais autoridade que a Bíblia...

    De qualquer forma, sua contribuição é e sempre será bem-vinda, mesmo nas divergências...

    Esteja certa de que tudo que escrevo (embora nem todos assim entendam - como é seu caso) tem como fonte as Escrituras.

    Só fico triste que, usando a Bíblia, você tenha me chamado de anticristo. Em nenhum momento ofendi você em tal nível, ainda mais usando as Escrituras.

    Mas que Deus possa te abençoar e te ensinar a usar a Palavra para propagar o amor, e não para julgar e ofender as pessoas que apreciam estudar além da Bíblia.

    Se você acha que Paulo, autor das palavras que iniciam seu texto, limitava-se à Bíblia, deixo um texto bíblico em que ele dá recomendações a Timóteo:

    “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos” (2 Timóteo 4.13).

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, gostaria de indagar uma questão. De antemão, perdoe minha falta de conhecimento sobre isso, mas cabe indagar, pelo menos...
    A Bíblia, como comumente conhecemos, em suma, não trata da homoafetividade, em si, mas de casos de homossexualismo, tal como relatado em Levíticos, enfim...o que me pergunto, no entanto, é: e nos livros Apócrifos, nas escrituras excluídas, ou até mesmo textos sagrados dos quais não temos (nós, não estudiosos do assunto) conhecimento, e que não entraram no "hall" dos livros compactados no que conhecemos hoje como a Bíblia Sagrada...? será que nestes textos seria possível encontrar informações sobre a homoafetividade...?

    Abraços,
    Angelo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Angelo! Que bom encontrar você aqui outra vez! Sua pergunta é muito interessante. Afinal, de fato, muitos livros ficaram de fora da Bíblia por uma série de questões. Isso é assunto pra um artigo inteiro!

    Entretanto, sendo apócrifos ou não, tais obras foram produzidas em um contexto histórico cujo conceito de homoafetividade não existia. Ou seja, nem nos escritos apócrifos, encontraremos qualquer definição do que hoje conhecemos como homoafetividade.

    Filósofos gregos mencionaram superficialmente uma forma de amor homossexual mas estes são conceitos solitários, raros e não podem refletir com exatidão um conceito de orientação afetivossexual construído há poucas décadas.

    Abraços e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...