segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dicas de Leitura: A Homofobia tem Cura?



Esta é uma nova seção do nosso Blog, destinada a fazer indicações de leitura para todos quantos quiserem aprofundar seus conhecimentos teológicos no âmbito da inclusão. As primeiras dicas dessa seção destinam-se a desfazer mais um mito: o de que a Teologia Inclusiva é “invenção” de teólogos homossexuais interessados em justificar sua sexualidade e sua fé, ou, em outras palavras, como dizem os cristãos conservadores, uma teologia para justificar suas práticas pecaminosas.

A Teologia Inclusiva tem recebido cada vez mais fiéis, aumentando, logicamente, seus opositores, os próprios cristãos, claro! Com o dedo em riste, tais pessoas não hesitam em condenar, com “base” na Bíblia, aqueles que, sob sua condição sexual, querem ter o direito de adorar e servir a Deus em uma comunidade cristã inclusiva.

O Brasil, felizmente, tem sido um celeiro de escritores engajados na causa da inclusão, quer por meio de livros ou por meio de sites e blogs. Nos Estados Unidos Enquanto, a igreja inclusiva começou a surgir nos anos 60, no Brasil, entretanto, isso só se estabeleceu agora, nos anos 2000, apesar de alguns relances em décadas anteriores.

Os livros que indicarei nesta nova seção são parte de minha biblioteca particular e foram (e são) ferramentas valiosas na minha contribuição escrita para a Teologia Inclusiva brasileira. Para não parecer tendencioso, não incluirei as obras escritas por mim. Pelo contrário, indicarei livros de líderes cristãos heterossexuais de denominações não-inclusivas (entenda-se não-inclusivas como igrejas tradicionais, históricas). Precisamos acabar com a mentira de que os homossexuais cristãos distorcem ou ignoram a Bíblia a fim de criar uma teologia que justifique sua fé e sua expressão afetiva, afinal, a Teologia Inclusiva não nasceu pelas mãos de cristãos homossexuais.

Nossa primeira dica é a obra “Homofobia tem Cura? O papel da igreja na questão homoerótica”. Esse importante trabalho é pioneiro em muitos sentidos: foi lançado em 1992 pela Ediouro e inaugurou o termo “homofobia” em nosso idioma.

Escrito pelo Reverendo Bruce Hilton, da Igreja Metodista Unida, o livro apresenta perguntas e respostas. As perguntas são bastante pertinentes e muitas delas continuam vivas do discurso daqueles que insistem em condenar a homossexualidade. O autor as responde em uma linguagem simples e acessível, fazendo a leitura fluir rapidamente.

Confira alguns trechos:

Pergunta: E o que diz a Bíblia sobre homossexualidade?
Resposta: Sobre a homossexualidade como a conhecemos, a Bíblia não diz nada. Nem os autores bíblicos nem nenhuma outra pessoa que escrevesse naqueles séculos tinha qualquer ideia do que hoje chamamos orientação homoafetiva – atração para a vida toda, fixada cedo por pessoas do mesmo sexo. Na verdade, não se tinha uma palavra para tal ideia até a segunda metade do século XIX, quando os conceitos psicológicos estavam começando a ser compreendidos.

Mas a Bíblia contém várias referências à atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo. É interessante constatar o pressuposto dos autores: segundo eles, tratava-se de homens ou mulheres heterossexuais agindo de maneira contrária à sua natureza. P. 82

Bruce Hilton (1930 - 2008)
Se Paulo soubesse o que sabemos sobre a orientação sexual, será que teria também reprovado os homossexuais que fossem contra a sua natureza praticando atos heterossexuais? P.92


Ainda lamentamos o adultério, ou a falta de respeito aos pais. Mas não aplicamos a punição prescrita pelo Levítico: morte por apedrejamento. 

Se tentarmos aplicar essas normas literalmente, teremos de aplicá-las todas, não algumas escolhidas lá e cá. E se as aplicarmos literalmente, entraremos em conflito com um ensinamento muito mais fundamental para nossa fé, pois, com a vinda de Jesus cristo, a antiga lei foi substituída pela nova graça. P. 89
           
Bruce Hilton também foi músico, compositor, jornalista e ativista incansável pelos direitos humanos das minorias: negros, mulheres e homossexuais. Nasceu em 1930 e morreu em 2008.





5 comentários:

  1. Muito boa essa dica! Já pretendo ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, César! Vale a pena!

    Abraços e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa de mostrar a muitos a exitencia e a importancia do conhecimento da Teologia Inclusiva!

    Percebemos que a falta de cinhecimento da Teologia Inclusiva com base, leva milhares
    de pessoas a criarem os ísmos da fé evangélica. Atualmente, torna-se mais comum a falta de conhecimento entre os cristãos.
    A situação é tão alarmante que tem despertado uma falta de compreensão e interpretações errôneas no cristão.
    Portanto atentai-vos para o conhecimento e a leitura.

    Quando não temos firmamento em nossos conheçimentos somos semelhantes a casa edificada na
    areia.

    Edmar Freitas

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Bendito seja Deus pelo dom da sua vida meu irmão. Já acompanho o blog faz um tempinho e fico muito feliz toda vez que aparece algo novo. Vou fazer um grande esforço para ler todos essas dicas de leitura que vão aparecer, afinal, isso muito me interessa. Sou católico e ainda não conheço muitas publicações sobre o assunto escritas por teólogos da minha igreja, mas ver essa iniciativa brotando de vocês enche meu coração de esperança.

    Paz e fogo meus queridos

    Ênio Chaves

    ResponderExcluir
  5. Olá, Enio! Obrigado pelo comentário! Fico feliz que esteja gostando do Blog! Ver o resultado de nosso trabalho é muito gratificante! Saiba que entre as dicas de leituras, temos obras, também, de escritores católicos que muito têm contribuído para a inclusão de homossexuais à Igreja!

    Aguardo sempre você por aqui!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...