sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Record, Rei Davi e a Infidelidade Bíblica



Por Alexandre Feitosa

A Rede Record tem se firmado cada vez mais em sua teledramaturgia bíblica e não mede esforços para isso: Rei Davi está entre as mais caras produções da TV brasileira, orçada em 25 milhões de reais.

Acompanhei algumas de suas produções e as achei bastante interessantes. Com a produção da vez, Rei Davi, não poderia ser diferente. Tenho gostado do enredo, das atuações, figurinos e caracterizações e, mesmo deixando a desejar em alguns efeitos especiais, admiro a ousadia da Record em relatar as histórias bíblicas e cenas importantes dessas histórias. De certa forma, é um diferencial importante quando há tanto lixo na programação da TV aberta brasileira. Vale a pena ver atores importantes de nossa teledramaturgia em atuações fortes – como é o caso de Gracindo Júnior interpretando o Rei Saul e do veterano Isaac Bardavid interpretando o profeta Samuel.

Mas, o que tem tudo isso a ver com a Teologia Inclusiva? Bom, creio que, como eu, muitos estavam esperando como a Record retrataria a relação entre Davi (vivido por Leonardo Brício) e Jônatas (vivido por Cláudio Fontana). No segundo episódio - veiculado ontem, 26/01 – já ficou muito claro que os sentimentos expressos nas Escrituras serão suavizados ao máximo a fim de descaracterizar a força da descrição bíblica, eliminando assim qualquer possibilidade de homoafetividade. Para isso, além de ignorar a descrição bíblica, a criatividade da autora usa e abusa da ficção incluindo histórias paralelas, não descritas nas páginas das Escrituras.

É claro que já sabíamos disso, entretanto, a curiosidade sempre nos deixa na expectativa de como a emissora abordaria tema tão delicado quanto polêmico, que divide as opiniões de leigos e estudiosos das Escrituras. Não se trata de esperar uma posição inclusiva da emissora, não sou ingênuo a esse ponto, apenas tinha, como muitos, a expectativa de ver os relatos bíblicos retratados com menos parcialidade e mais fidelidade.O primeiro encontro das personagens na minissérie não poderia ser mais frio na versão televisiva. Nada comparável ao que a Bíblia descreve:

“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” 1º Samuel 18.1

Vamos esperar para ver o desenrolar dessa história, ou melhor, vamos esperar para ver como a autora irá driblar descrições como esta:

“Indo-se o rapaz, levantou-se Davi do lado do sul e prostrou-se rosto em terra três vezes; e beijaram-se um ao outro e choraram juntos; Davi, porém, muito mais.” (1º Samuel 20.41).

Uma coisa é certa: a exemplo de outras produções televisivas baseadas em obras literárias  - que alavanca suas vendas - as minisséries da Record têm contribuído bastante para que muitos leiam a Bíblia e descubram sua beleza, sua inspiração divina e sua grandiosidade!

Leia outro artigo sobre Jônatas e Davi, clicando AQUI.


4 comentários:

  1. Também assisti para ver como ia ser demonstrado a "amizade" de ambos e fiquei triste com a frieza que foi produzido.
    Mas pelo menos ao ver o filme alguns buscam a fonte "a bíblia" e conhece a verdade e fica surpreso com o que se le

    ResponderExcluir
  2. a bíblia fala sim do amor entre Davi e Jônatas, mas em momento nenhum diz que eles se relacionaram, ou que um dos dois era homossexual.
    o amor entre eles descrito na bíblia era o amor PHILOS, pois essa parte da bíblia foi escrita em grego, e PHILOS é o amor amizade, o amor verdadeiro de amigos e irmãos. Mas ela, mesmo falando de amor, não demonstra nada de homoafetividade entre Davi e Jônatas. Pelo contrario, a bíblia fala claramente que Davi tinha varias mulheres e que ele amou intensamente Bate-Seba.

    ResponderExcluir
  3. Não quero condenar nem julgar, pois acho que os seres humanos possuem o livre arbítrio e suas próprias escolhas. Só estou mostrando também o meu ponto de vista em relação a amizade de Davi e Jônatas.

    ResponderExcluir
  4. Lógico vc é mulher nunca vai entender qnd falar de:
    "....a alma de Jônatas se ligou com a de Davi...." ou seja quando um amor ente dois homens se torna amor mesmo, só o próprio homem pra entender. E é OBVIO que ela não iria descrever do jeito que é se não até o vaticano interfiriria nisto .......

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...