domingo, 17 de julho de 2011

Dicas de Leitura: O Prêmio do Amor




Pr. Alexandre Feitosa

            Bom, sem querer puxar a sardinha para meu prato (risos!), nesta semana nossa dica de leitura será um dos nossos trabalhos. Assim, vamos intercalando obras de autores pertencentes a igrejas inclusivas e autores oriundos de igrejas não inclusivas ou semi-inclusivas (posteriormente traçarei um panorama sobre os níveis de inclusão das diversas igrejas cristãs), mas que abraçaram a inclusão por compreender que as Escrituras caminham nessa direção.
            O Prêmio do Amor é um livro original, ousado, desafiador! A título de introdução, os primeiros capítulos dedicam-se a revelar por que as Escrituras são a fonte principal do fazer teológico inclusivo. Embora as relações afetivas e o sexo sejam o assunto principal, o livro traz uma excelente reflexão bíblica quanto ao caráter inclusivo da Bíblia, desde o Antigo Testamento. Portanto, este trabalho traça uma linha teológica que conduzirá à seguinte conclusão: na casa de Deus (Igreja) há lugar para todos; a casa de Deus deve refletir a diversidade da criação divina.
            Falando sobre meu segundo trabalho, esse livro singular representou um dos grandes desafios de meu ministério como escritor voltado a temas ligados à Teologia Inclusiva, pois falar de sexualidade em um contexto religioso sempre foi um tabu, mesmo dentro das igrejas tradicionais. Falar sobre sexo homoafetivo para um público cristão inclusivo é um tabu ainda maior, afinal, a Bíblia se cala quanto a essa questão. Isso faz d’O Prêmio do Amor uma obra pioneira, ao menos no Brasil.
             É natural, portanto, que se pergunte de que forma o assunto foi explorado nesse trabalho. Não foram poucas as pessoas que me questionaram se uma abordagem assim era possível. Houve quem visse no projeto um ato de loucura de minha parte! Mas resolvi, mesmo assim, encarar o desafio por acreditar na sexualidade como dom divino e por acreditar que a igreja deve tratar com amor, transparência e responsabilidade essa questão. Não são poucos os que se perdem pelo uso indevido que fazem de sua sexualidade. O Prêmio do amor pretende responder questões muitas vezes ignoradas e direcionar, sob a orientação das Escrituras, uma postura saudável do cristão com relação ao exercício de suas afetividade/sexualidade.
            Sendo assim, procuramos lançar mão dos princípios bíblicos universais e atemporais sobre a sexualidade humana. Não me refiro à heterossexualidade, bastante explorada nas Escrituras, mas à sexualidade, dádiva de Deus a homens e mulheres, independentemente de orientação afetivossexual.
            Esse livro pretende ser o ponto inicial para que a nascente teologia inclusiva brasileira produza outros trabalhos, enriquecendo nosso acervo e, consequentemente, a vida de tantos cristãos homossexuais, solteiros e casados. Por essa razão, pela ousadia em ser o primeiro livro a tratar de tema tão pouco explorado, O Prêmio do Amor pode ter deixado lacunas – a serem preenchidas por outros estudiosos do tema – ou mesmo erros e falhas em algumas abordagens, entretanto, muito do seu conteúdo, pelos vários testemunhos que tenho recebido, tem sido instrumento de crescimento e edificação a todos quantos o leram.
            A obra foi abundantemente enriquecida com a participação de grandes estudiosos como André Sidney Musskopf, Bernardino Leers, José Trasferetti, John Cobb Jr, Waler Wink, defensores não apenas da Teologia Inclusiva, mas também da Teologia da Igreja e das ciências sociais. É possível, sim, exercer uma sexualidade sadia e satisfatória nos relacionamentos homoafetivos sem que isso resulte em condenação! Leia, faça sua apreciação e, principalmente, divida conosco os frutos ou mesmo as críticas, a fim de, juntos, crescermos como colaboradores do reino de Deus!

            Leia o índice AQUI.
        
            Para adquirir, clique na imagem abaixo:




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...