quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Dica de Leitura: Homossexualidade - Um Desafio Para as Igrejas Evangélicas do Século XXI



            Pastor Osvaldo Jefferson da Silva*

            A obra Homossexualidade - Um Desafio Para As Igrejas Evangélicas do Século XXI apresenta uma discussão instigante sobre a relação existente entre a religião e a homossexualidade. Como a religião pode interferir na orientação sexual e no comportamento dos indivíduos e vice e versa? Como as Escrituras são interpretadas para fundamentar discursos tendenciosos nas igrejas evangélicas? Essas e outras indagações motivaram o pesquisador a escrever este livro, organizado em quatro capítulos: I-Historiografia das igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais; II-Sexualidade humana; III-Surgimento das igrejas inclusivas no Brasil e IV-Homossexualidade à luz das Escrituras.
            Neste estudo, lança-se mão de uma visão inclusiva da religião, abordando duas temáticas polêmicas que envolvem a realidade de muitas pessoas e constituem elementos precípuos para a formação da identidade do ser humano. Aparentemente, embasado no senso comum, é impossível conceber que religião e homossexualidade possam caminhar juntas, pois o papel de muitas igrejas tem sido de ignorância em relação ao conhecimento e à compreensão da diversidade humana. Esses dois elementos elencados nesta discussão são capazes de influenciar princípios, valores, relações dos indivíduos e contextos sociais em que estão inseridos. Assim, um dos desafios das igrejas evangélicas, além da religião, é discutir a questão da homossexualidade, de forma não tendenciosa, pois compreendemos que esses elementos constituem aspectos que envolvem fé e sexualidade humana e ambos coexistem dentro e fora ambiente religioso.

Confira um trecho da obra:

Fagner Brandão é bacharel em Teologia
 e pastor da Igreja Caminho da Inclusão, 
em Goiânia - GO
“Este trabalho partirá de uma interpretação bíblica despida de preconceitos e aberta para a compreensão histórica, social e teológica dos posicionamentos das igrejas anti-homossexuais e pró-homossexuais sem a pretensão de tomar partido a respeito das interpretações, mas de expor cada uma na sua totalidade. Não partiremos de uma perceptiva da teologia liberal, porque, tanto a teologia defendida pela igreja evangélica tradicional-ortodoxa, quanto a teologia defendida pelas denominações inclusivas tem a Bíblia como um livro sagrado e como autoridade absoluta e inerrante sobre a Igreja. O que vai diferenciar uma posição doutrinária da outra serão os métodos de interpretação das Escrituras. As igrejas inclusivas ou mesmo as tradicionais que se abriram para um diálogo com os homossexuais, utilizam-se do método histórico-crítico, o qual permite criticar os textos escritos, bem como, valorizar os contextos para aplicação nos dias atuais. Como influência, a obra apresenta raízes na teologia da libertação e na teologia feminista. Propomos que o leitor mergulhe na leitura deste trabalho despido de qualquer tipo de preconceito e que conheça de forma elucidativa a história e as posições de cada igreja quanto ao assunto, e por si só possa tirar suas conclusões e posicionar-se ante os desafios resultantes da homossexualidade e da religião cristã”.

*Pastor vice-presidente da Igreja Caminho da Inclusão em Goiânia,GO.

Especificações:
Editora: Fonte Editorial
Formato: 21cm x 14cm
Autor: Fagner Brandão
125 páginas



Adquira o seu exemplar em nossa livraria virtual, Oásis Editora, 
clicando na imagem correspondente ao lado.


Um comentário:

  1. Este livro Teologia Homossexualidade um desafio para as igrejas evangélicas do seculo XXI, É UMA ÓTIMA DICA, LEIA E VC VERÁ QUANTAS C COISAS PRECISAMOS SABER E TIRARMOS AS DUVIDAS. super RECOMENDO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...