terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conversa Franca Sobre Levítico

Por Alexandre Feitosa

Nesta semana, vamos falar sobre dois textos largamente utilizados para condenar pessoas de orientação homossexual: Levítico 18.21 e 22.13:

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é. (18.22 ARA)

Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (20.13 ARA)

Antes de mais nada, é importante fazermos algumas perguntas sobre tais versículos:

1) Eles condenam a homoafetividade?

2) Por que as mulheres não foram mencionadas?

3) Por que a Igreja ignora a parte B de Levítico 22.13? O texto é claro ao ordenar a morte aos homens que praticassem atos homossexuais.

4) Por que tal ato é classificado como abominação?

5) Embora ambos os homens cometessem pecado, por que o texto é específico em condenar o papel passivo da relação homossexual (não te deitarás como se fosse mulher)?



Essas perguntas não são fáceis de responder, pois exigem um estudo com base no método histórico-crítico, ou seja, baseado nos aspectos socioculturais da época em que foi escrito.



Vamos às respostas:


1) Não. Os textos não condenam a homoafetividade, pois, como um conceito relativamente recente (as diferentes orientações sexuais apenas foram reconhecidas no século XX) não poderia haver nesse texto qualquer referência à homossexualidade. Sendo esta uma realidade comum a homens e a mulheres,  e o texto se silencia quanto à expressão sexual feminina, é muito evidente que a noção de sexo e sexualidade para os escritores e receptores originais de Levítico não corresponde à noção moderna.


2) As mulheres são mencionadas em todas as outras proibições sexuais de Levítico, porém, o sexo entre elas não é aí proibido, pois, segundo a crença da época, as mulheres não possuíam semente, isso era exclusividade dos homens. Não haveria, portanto, a perda da essência da vida, logo, atos íntimos entre elas sequer seriam considerados como sexo, logo, está explicada a ausência da proibição do sexo entre mulheres.


Segundo o pastor presbiteriano Alan Brash:


"A razão por que não se mencionam as mulheres - sugerem estudiosos do Antigo Testamento - é que se acreditava naquela época que a fonte total de uma nova vida vinha do homem, sendo que a mulher servia apenas de receptáculo no qual a semente se desenvolvia em uma nova vida. Numa pequena nação, cercada de poderosos vizinhos e almejando o crescimento, qualquer ação na qual as sementes de possível nova vida fossem desperdiçadas tinha que ser declarada pecaminosa".*


As proibições sexuais de Levítico (compreendidas na perícope presente entre os versículos 21 a 25) não se relacionam com orientação sexual, mas com atos específicos, não geradores de vida.  Havia uma razão especial para a proibição do sexo entre homens, porém, esta não se relacionava à afetividade, mas à perda da vida, representada pelo sêmen:

"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou." (Gênesis 38.8-10)

3) As Igrejas não defendem a morte para os gays hoje em dia porque interpretam a Bíblia de forma seletiva, ou seja, só utilizam os textos por partes, aquelas que concordam com suas doutrinas. Usam a parte A e desprezam a parte B do texto, ignorando, também, a regra do paralelismo (semelhança entre textos diferentes), algo desonesto para com a Bíblia, com a Hermenêutica e com a Exegese. Alguns argumentam que não estamos sob as leis da Constituição Judaica, mas estamos sujeitos à Constituição de nosso país. Se pensarmos dessa forma, teremos de admitir que estamos dando às nossas constituições uma autoridade maior que a Bíblia. Será que países como o Irã estão cobertos pela autoridade bíblica porque  aprovam a pena de morte para atos homossexuais?

4) O sexo entre homens em Levítico é chamado de abominação porque tal palavra indica, dentre outras coisas, rituais idolátricos, muitos dos quais envolviam orgias as mais variadas. Sobre a perícope em estudo, vejamos o que dizem algumas obras:




“Várias atividades abomináveis são listadas aqui: oferecer crianças em sacrifício; ter relações homossexuais; ter relações sexuais com animais. Estas práticas eram comuns nas religiões e culturas pagãs, e é fácil ver por que Deus lidou tão duramente com os que começaram a segui-las." Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, 2003, p.162


“Sabe-se que o sacrifício de crianças (21; Moloque era o nome de um deus conhecido em Canaã e em outros lugares), relações genitoanais entre homens (22) e relações tanto de homens quanto de mulheres com animais (23) eram parte da adoração pagã no Egito, em Canaã e outras regiões." 
Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.229-230

Em outro momento, Moisés, que também escreveu Levítico, fez menção a tais rituais utilizando o termo abominação para denominá-los:


"Nenhuma mulher de Israel deve participar de prostituição ritual, e nenhum homem de Israel deve participar de prostituição ritual homossexual. Nada obtido por meio de prostituição [ritual] heterossexual ou homossexual será levado à casa de Adonai, seu Deus, para cumprir um voto, pois essas duas coisas são abominação a Adonai, seu Deus." 
Deuteronômio 23-17 e 18 - Bíblia Judaica, Editora Vida, 2011.


Confira outros exemplos em: 1º Reis 11.5, 7; Provérbios 21.25; 2º Reis 23.13 Deuteronômio 27.15; Êxodo 8.26. O sexo entre mulheres era proibido em tais rituais, pois não possuía a semente necessária à celebração dos cultos da fertilidade! Eis outra razão por que o sexo entre mulheres não é mencionado em Levítico 18 ou em qualquer outro texto bíblico! Sobre Romanos 1, leia outro artigo clicando AQUI.

5) A condenação ao sexo passivo (próprio da mulher) associa o homem a um papel feminino, representando ultraje e humilhação para ele. A identidade judaica era patriarcal e androcêntrica, ou seja, centrada no homem, na sua masculinidade e “superioridade”. A mulher, naquela época, estava reduzida ao status de propriedade masculina. A melhor forma de se humilhar um homem nesse período era obrigá-lo a cumprir uma função feminina e nada melhor que o sexo para representar isso. Fazer isso voluntariamente desonrava o papel para o qual o homem havia sido criado. Quando lemos as narrações de Gênesis 19 e de Juízes 19, que relatam tentativas de abuso sexual entre homens, essa verdade fica bem clara:



“...Não se pode imaginar desprezo maior das práticas orientais de hospitalidade do que submeter hóspedes de sexo masculino a estupro por outros homens.” Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.123



“Na sociedade patriarcal primitiva semita e mesopotâmica, as diferenças sexuais influíam na hierarquia das relações sociais; os homens exerciam a função de dominadores e as mulheres de dominadas. Era, na verdade, uma relação de dominação-subordinação socialmente condicionada pela distinção sexual entre homem e mulher.” A Família no Antigo Testamento, CPAD, P. 138



Com esses esclarecimentos, fica difícil associar Levítico ao que se conhece hoje como homoafetividade. Entretanto, não faltam tentativas de alterar o texto original para adequá-lo ao pensamento cristão tradicional. Veja como a “Bíblia Viva”, Editora Mundo Cristão, 2008, omitiu a ideia original (a condenação do sexo entre homens, apenas) em Levítico 18.22:

“As práticas homossexuais são terminantemente proibidas! O homossexualismo é um pecado terrível!” 


Faço novamente a pergunta: “Quem está deturpando a Bíblia para adequá-la a seus ensinamentos?”.

Quer aprofundar esse estudo? Não deixe de ler o livro "Bíblia e homossexualidade: verdade e mitos". Clique AQUI e saiba como adquirir!


*Encarando nossas Diferenças: as igrejas e seus membros homossexuais Alan A. Brash, Editora Sinodal, 1998.

29 comentários:

  1. Alexandre, graça e paz!

    A falta de entendimento e as "imposições" de vários seguimentos religiosos (sendo o foco o seu interesse particular) que vieram ao longo dos séculos acabou por deixar mentes cauterizadas ao erro.

    Em minhas leituras em algumas passagens na Palavra, o meu espírito, ficava questionando-se acerca de algumas limitações impostas às mulheres daquelas épocas.

    Então, conseguimos ver com esses novos estudos, avaliações, considerações de novos métodos, o que realmente é verdade e mito.

    Sinto-me feliz por esse movimento, pois sei que o Espírito Santo que libertar pessoas. Fato!
    Mas, a verdadeira libertação, somente virá quando se tem o "verdadeiro conhecimento" e a "verdadeira aceitação" de que somos de fato. Na essência.

    Diferentes de muitos irmãos nunca possui preconceitos de familiares e amigos pela minha condição. (Pelo menos até agora.)

    Alexandre, com desejos que a graça, a paz, o amor INCONDICIONAL e INCORRUPTÍVEL do nosso Senhor Jesus esteja sempre com todos nós. Sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que Deus tem levantado nos dias de hoje, homens com você Alexandre, que se dedica a estudar e repassar as verdades que a bíblia diz e, não as mentiras(interpretações erronias) que alguns tem da bíblia. Agora, sem querer questionar a Deus,mas questionando, não seria mais fácil se tudo fosse mais claro?! Sem a ajuda de varões com você, pessoas simples como eu, acreditaria no que parecer ser obvio! Que Deus te guarde e aumente sua visão espiritual cada dia mais. Abraçao. Amaury Valadares

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS ALEXANDRE QUE DEUS CONTINUI TE USANDO!!!

    ResponderExcluir
  4. Queridos, graça e paz!

    Obrigado pelo apoio! Orem pelo nosso ministério que está se expandindo! Novos projetos estão vindo por aí! Contamos com o apoio e a intercessão de todos vocês!

    Com carinho,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  5. como sempre textos que mostram quem esta realmente adulterando as escrituras os tradicionais homofobicos!abraço alexandre!fika na paz!!!

    ResponderExcluir
  6. [b] Saudações!!!
    É com grande satisfação que me torno membro desse iluminado blog que objetiva trazer às luzes as interpretações COERENTES das Sagradas Escrituras Cristãs,que diga-se de passagem desde a sua origem tem sido PROPOSITALMENTE interpretadas ao CONVENCIONALISMO das Igrejas Cristãs.
    Felicidades ao autor.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Edmilson, obrigado pelo comentário e pelo apoio! Esteja sempre conosco! A casa é sua!

    Leo! Fico honrado com sua presença em nosso Blog, cujo objetivo é exatamente ajudar a elucidar a teologia tradicional e suas interpretações tão danosas a pessoas homoaefetivas!

    Estejam sempre por aqui e nos ajudem a levar o Evangelho sem discriminações!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Feitosa, o que vc entende por homoafetividade?

    pra mim é igual a homossexualidade

    (me corrija no que ou se eu realmente estou errado nesta associação de igualdade)

    o texto de Levítico tá claro:

    ....com homens não te deitarás..!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cavalheira, graça e paz. Tudo bem?

    O termo homoafetividade pode ser considerado sinônimo de homossexualidade. Entretanto, é um termo que procura não limitar - como você fez - os relacionamentos entre iguais ao sexo. Há, inclusive, casais homoafetivos que não praticam sexo, sabia? Pois é... Então, como condená-los com base em Levítico? Impossível!

    Creio que deva ler novamente o texto, examinando em sua Bíblia e estando atento às regras da Hermenêutica! Caso queira, realmente, conhecer melhor o assunto, indico a leitura do meu livro "O Prêmio do Amor", que traz um capítulo intitulado "O que é homoafetividade."

    Abraços e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem Feitosa, acho que entendi que homoafetividade pode ser também um sentimento sem a necessidade de desejo sexual, ou seja, tipo sentimentos como compreensão, admiração...correto?

    mas me explique então só a frase do texto de levítico:

    "...com homens não te deitarás."

    não vejo contradição nesta passagem...

    obrigado pela sua atenção!

    espero sua resposta novamente...

    ResponderExcluir
  11. Olá! Obrigado por responder!

    Toda a explicação sobre esse trecho de Levítico está dada no próprio artigo! Leia novamente, por favor.

    Caso queira aprofundar-se, deverá ler um dos livros indicados aqui no Blog, pois nosso espaço aqui é limitado e a explicação aprofundada não é simples!

    Forte abraço e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  12. Vou pesquisar mundo afora, net afora pra ver o que não está entrando em minha cabeça rsrsrs

    mas que a frase "com homens não te deitarás" no meu entender neste momento, tá dispensando qlq detalhe a mais sobre homoafetividade, sobre sociedade patriarcal, sobre hospitalidade...

    Há uma proibição explícita na frase usando uma negação (não), impondo assim desta forma a lei que o Criador queria que se cumprisse.

    Você é um comunicador de excelência, mas sua teoria ainda não me convenceu totalmente. Algumas explicações suas me deu luz para entender melhor por um outro ângulo de visão interpretativa que eu não tinha, como por exemplo sobre a hospitalidade.

    Sendo tua teoria certa pelo Criador, os homossexuais em geral então podem estar felizes desde agora e para sempre rsrsrs.

    Sendo tua teoria incerta,ou seja, é pecado mesmo homem com homem,é difícil para os homossexuais resistirem aos apelos do instinto proibido que lhes sobrevêm, pois são poucos,ao meu ver, os que conseguem resistir a tais impulsos sexuais para assim estarem de acordo com a lei de seu Criador! Digo isto lógico, para os que realmente querem servir aos mandos do Verdadeiro, Sábio e Santo Criador de tudo!

    Bom é difícil mesmo aos nossos olhos resistir ao que a bíblia proíbe (pra quem entende assim) Ficar aqui falando é fácil!Mas aí que creio vir a prova de fé, de crer no D-eus das causas impossíveis! Bom, cada um, cada um. Cada caso é um caso. E cada um que procure sua solução clamando sabedoria e misericórdia ao D-eus Bom e Verdadeiro!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Cavalheira, obrigado mais uma vez por responder!

    É muito bom ler uma opinião contrária de maneira educada e humilde, como você faz, ao contrário de muitos que são ofensivos em suas palavras, acusando-me de maneira bastante anticristã!

    Apenas gostaria de ressaltar alguns pontos de seu comentário:

    Primeiro: Já leu o texto de Levítico 20.13? Ele manda matar os homens que praticassem tal ato. Você acredita que essa parte do texto deve ser seguida? É uma parte bastante clara também, tanto quanto a primeira parte.

    Segundo: o texto fala somente sobre homens. Então, as mulheres estão liberadas de tal proibição certo? Afinal, o texto, como você citou, é bastante claro!

    Terceiro: esta teoria não é minha! Muitos teólogos e obras, como foi citado, apoiam a nossa interpretação.

    Sabe, se um homossexual se casa com uma mulher, cumprindo a lei de seu Criador, como você disse, como acha que será esse casamento? Feliz ou infeliz? Por que tantos casamentos são desfeitos em virtude da homossexualidade de um dos cônjuges? Vários, com certeza! Acha que Deus deseja a felicidade conjugal de seus filhos ou apenas a sua procriação?

    Já que você falou sobre os desígnios do Criador, leia, por favor o artigo "Conversa Franca sobre a Criação". Você irá perceber que nem os cristãos heterossexuais estão cumprindo os desígnios de Deus descritos em Gênesis!

    Abraços e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc aqui em muitas coisas. Com certeza,um homossexual masculino se casar com uma mulher só vai dar em m...rssrs. Eu sei que toda esta questão homossexual é de difícil entendimento tanto pra quem está de fora(heteros)qto pros próprios homossexuais.
    Agora qto ao texto de Levítico eu creio que muitas coisas do tempo da Lei foi eliminado, nem tudo. A questão de matar quem praticava tal ato homossexual naquela época eu creio que tipo Cristo deu uma apaziguada nisto e fez também os doutores das leis com o decorrer do tempo entender o não cabimento de matar um ser humano porque um está atendendo a carência afetiva do outro. Carência esta que queiramos ou não as Escrituras chamam de paixão infame. Quem pratica isto hoje ou antes, corre no risco de matar sua alma, não ter direito à salvação, ou seja, hoje em dia deu uma melhorada neste lance de matar a carne, mas tanto antes como agora incorre no mesmo risco de matar a alma (perder a salvação), não esqueçendo que esta morte é a pior. E olha, se não me engano, no Oriente Médio ainda rola estes lances de tipo matar mulher corneteira, homossexuais...
    É uma questão de não interpretar literalmente as passagens biblicas. Tem que procurar de D-us a obviedade que o texto quer dizer. Nem sempre temos que procurar em estudos ou nas pessoas(teólogos,escritores,doutores...)sobre a lógica das coisas, em primeiro lugar busquemos do Senhor. Como citei acima, cada um tem que buscar do Senhor Criador sabedoria...buscar sua saída deste problemão. Tudo que pedimos ao Senhor com lágrimas sinceras ele toma agrado disto, isto é um ato nobre, toca o coração do Senhor. Acredito que o Espírito Santo é quem mostra uma luz a cada um que busca com afinco a verdade. Só que tem que buscar com humildade, sinceridade e querendo ouvir a resposta Dele, do jeito Dele e não do nosso jeito. Eu sei que é ruim ouvir algo que a gente muitas vezes quer ouvir de outro jeito. Ele que é o Rei e Pai. Para sermos servos Deste Rei temos que obedecê-Lo. Ele sabe o que é bom pra nós, mesmo que pra nós pareça ser duro demais pra suportar. Ele sabe de nossas franquezas, anseios e vontades deste nosso corpo carnal nesta terceira dimensão. De certa forma somos iguais a criança que não entendemos o querer de nosso pai. Nem tudo é de nosso alcance ainda saber o porque de certas coisas. Sei dizer, não discordo, que é duro uma pessoa homo cristão se adequar a esta proibição (pra quem entende assim) biblica. Agora uma coisa que a maioria das igrejas não pregam é a salvação da alma. E ao meu entender e crença, o Senhor se atenta, se preocupa mais com nossa alma. Lógico que quem serve ao Senhor de verdade já goza nesta vida de felicidades (tb lógico que nem tudo é flores, há espinhos tb) e mais ainda depois de obter a salvação eterna. Estou querendo dizer é o seguinte, que ao meu ver o Senhor se importa mais com a salvação da alma do que com o gozo da carne. Sim, busquemos do Senhor um entendimento maior das coisa aqui na Terra,afinal estamos ainda presos no físico desta dimensão terráquea. Mas não nos iludemos, pois um maior e melhor entendimento que precisamos é sobre nossa salvação, nossa vida espiritual e não desta vida material, terrena! Não esquecendo tb que a salvação veio pra todos, mas nem todos vão alcançá-la. Um abraço. Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Pois é, amada(o). Estranho que um homem que cumpra o desígnio de Deus tenha o casamento reduzido à m. como você citou!

    Cristo não deu uma apaziguada em nada! Ele cumpriu a Lei que pesava sobre nós, a qual nenhum ser humano poderia cumprir!

    Se a parte A de Levítico 20.13 está em vigor, por que a parte B não está? Ou aceitamos todo o texto ou o rejeitamos por completo! É assim que a Hermenêutica diz, não eu!

    A homossexualidade é, de fato, um problemão para aqueles que, infelizmente, acreditam que ela é um pecado abominável! Vejo o pecado como algo que se escolhe deliberadamente. Você acha que alguém optou por ser homossexual e sofrer toda a dor que tal condição provoca? Eu não creio!

    Creio no poder transformador de Deus! Sim, já vi milagres acontecer no nome de Jesus! Creio que se algo é da vontade do homem e da vontade de Deus, esse algo acontece! Entretanto, o que mais se vê são homossexuais frustrados após anos de Evangelho, campanhas, orações, jejuns, sacrifícios... Enfim!

    Creio num Deus amoroso, amada(o), que conhece nossas carências afetivas e as supre de acordo com nossas reais necessidades. Não creio que o amor seja algo exclusivo de pessoas heterossexuais! Creio que gays e lésbicas são igualmente capazes de amar e isso nada tem a ver com "deitar-se com homem". Afetividade vai muito além disso! Aleluia! É um dom de Deus, capaz de realizar o ser humano, de trazer plenitude, de promover os princípios cristãos!

    Eu, que vivi anos tentando mudar de orientação sexual, namorando garotas, sacrificando-me diariamente com leitura de livros cristãos "especializados", implorando a Deus algo que Ele "desejava" só encontrei frustração e quase afundei na depressão. Até em tirar a própria vida eu pensei! Dentro de uma igreja, de um lar cristão, só encontrei solidão e clandestinidade...

    Mas um dia aceitei o convite de Jesus registrado em Mateus 11.28 e hoje desfruto de um jugo suave e um fardo leve pois compreendi que sou herdeiro da graça, mediante a fé! (Efésios 2.8-9)

    Hoje posso achegar-me a Deus, exercendo minha afetividade com responsabilidade, cuidado mútuo, amor e companheirismo, algo que as pessoas infelizmente não enxergam. Elas nos reduzem a "deitar-se com homem" "paixão infame", "abominação" e outras definições que estão distantes do ágape de Deus que alimenta as relações homoafetivas...

    Entretanto, fico feliz porque muitos como eu têm sido resgatados da clandestinidade, da solidão devastadora, da depressão destrutiva, compreendendo que o amor de Deus é incondicional e não nos vê conforme nosso gênero ou qualquer outra característica inerente, mas sim como herdeiros amados! Glória a Deus! (Gálatas 3.28-29)

    Meu trabalho não tem por objetivo convencer pessoas - essa função é do Espírito Santo! Sou apenas um mensageiro do amor incondicional de Deus e de sua graça! O trabalho no interior do homem é do Espírito Santo! Creio piamente que Ele cura o que tem de ser curado, restaura o que deve ser restaurado e liberta do que precisamos ser libertos!

    O testemunho da grande maioria dos homossexuais cristãos é que experimentaram tudo isso, sem que que sua sexualidade sofresse qualquer alteração! Incluo-me nesse grupo.

    Sei que o Espírito de Deus habita em mim, sou testemunha de seus milagres! Fui curado da depressão, da baixa autoestima, do desejo de suicídio, das doenças psicossomáticas! Por que não houve mudança em minha sexualidade apesar dos esforços de anos?

    Bom, estou falando demais, né?

    Só queria deixar claro que o Espírito Santo tem operado em minha vida, capacitando-me dia a dia como um homem de Deus, chamado conforme está registrado em Isaías 61.1-3! Você pode dizer o mesmo?

    Forte abraço!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  16. Lógico que vai ser infeliz um homo que se casar com a pessoa errada (pessoa que não atende à sua espectativa, ao seu gosto) falei que iria a m... no sentido que será infeliz, como vc tb tocou neste assunto primeiro que eu. Estamos vendo que é verdade mesmo, a pessoa será infeliz.

    Melhor, AO MEU VER, as pessoas que vivem todo esta problemática homossexual são frustadas de qualquer forma ou casando com a pessoa errada ou mesmo casando com a pessoa "certa" (que atende seu gosto) pois mesmo vivendo com esta pessoa certa, eu não acredito que é feliz totalmente no sentido de formar uma família biologica própria, creio que vive um vazio tais pessoas. Pode se satisfazer naquele momento, mas parando pra pensar a vida, lhe vem um vazio. Bom, sei que nem todos podem se sentir assim, pois não dão bola pra esta crença de que H com H ou M com M não tem nada demais, é normal.

    Este assunto dá muito pano pra manga. Eu entendo e concordo com muitos dos teus argumentos. Argumentos estes que estão focados no gosto, na preferência homossexual que querem que seja devidamente atendida e respeitada. Ma veja bem, tem que ser atendida o gosto da carne. E AO MEU CRER (e crer é fé, é fé cada um tem a sua, não se discute) as coisas da carne são coisas materiais. Cristo morreu pela nossa salvação e não pelo nosso gosto da carne...rsrsr ( não leve risada nenhuma minha como chacota, é só pra relaxar um pouco, pois este assunto desgasta qualquer um).

    Resumindo, como já falei, que tipo que cada um tem que buscar D'Ele a sua resposta pra este problemão. Cuidemos pra não nos atentarmos demais às coisas materiais e esqueçamos das coisas espirituais. Eu creio que o Senhor pode tomar caminho na vida de qualquer um que O busque sinceramente, lhe contando tudo (temos que nos desabafar a todo momento com Ele, fazer Dele um amigo bem proximo nosso, Ele tem ciumes de nós e quer nossa atenção também) mesmo achando que será tudo muito impossível de se resolver.

    Mas sabe de uma coisa amado, tudo aqui na Terra é passageiro, inquietante, inseguro. Acho ilusão buscarmos uma vida totalmente plena em gosos aqui. Não devemos descuidar de nossa carne totalmente, tudo deve ser no equilíbrio. Se atendermos DEMAIS o ego de nossa carne, eu creio que o Senhor se distancia da gente. Busquemos o equilíbrio, a sabedoria, paciência com Ele. Tudo aqui mais cedo ou tarde vai passar. Tudo é vaidade como diz em Eclesiastes. Com Ele venceremos amado!!

    (podendo, favor me mande um email teu pra eu te adicionar no talk google de preferência ou msn)

    ResponderExcluir
  17. CORRIGINDO: "Bom, sei que nem todos podem se sentir assim, pois não dão bola pra esta crença de que H com H ou M com M seja proibido"

    ResponderExcluir
  18. Olá! Bom, ainda sinto que você vê a homoafetividade como algo carnal... é uma pena!

    Mas respeito seu pensamento. Se você acha que tudo é desejo da carne, respeito sua posição!

    Agora, afirmar que não há plenitude em um relacionamento homoafetivo é um equívoco! Conheço casais que foram casados com o sexo oposto e eram infelizes, hoje, estão unidos segundo sua afetividade e se sentem plenos e realizados! Os homossexuais não são pessoas estéreis! Além do mais, temos o direito de adotar filhos e constituir família! Filhos que foram desprezados por pais heterossexuais, vale ressaltar!

    O que Deus vê com aprovação em sua opinião: um casal hetero que desprezou um filho ou um casal homoafetivo que o adotou por amor? Qual dos dois reflete os princípios divinos? Responda sinceramente...

    Abraços e que Deus te abençoe sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  19. Homoafetividade é coisa carnal sim senhor. E admito que possa ser tb espiritual, porque não? Sentimentos são coisas abstratas. Negue que não é coisa carnal se vc assim acredita. Estejamos livres pra negar ou não. Numa homoafetividade pode rolar sexo. Não tem como negar que sexo se desassocie de coisas carnais tb.
    Sim, meu brother, pode se ter plenitude no sentido de satisfação sexual no relacionamento homoafetivo. É aquela coisa que te falei, não discordo de vc. Só que eu ainda não me convenci (não por pirraça ou porque eu não queira)que este lance de H com H e M com M seja completamente correto. Pros deleites carnais pode ser chuchu beleza. Mas EU CREIO, que pra alma não é legal.Creio assim. Vc crer de outra forma.

    Sim, homossexuais podem produzir, não são estéreis. Podem produzir com manipulações genéticas ou com uma mulher. Mas CREIO tb que estas duas opções não lhes cabem. Porque? Manipulação genética não creio ser o meio mais natural deixado por D'us. E eles usando uma mulher pra reproduzir e um homem pra lhes dar prazer aí foge do casamento pedido por Deus, que seria um homem com uma mulher. Vc tá me entendendo assim com eu te entendo. Tenho pressa em sair, a gente prossegue...

    ResponderExcluir
  20. Olá, rapaz! Tudo bem?

    Só pra lembrar que alguns casais heteros também recorrem à manipulação artificial para procriar. Esse não é um meio natural deixado por Deus. Vamos condená-los por isso? Não creio que você condenaria...

    Abraços e ótimo final de semana!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  21. Beleza...

    Bom, não sou especialista no direito Divino de tudo que é certo ou errado. Se acho errado manipulação genética para os homos, tb acho para os heteros. Isto não interfere em nada no nosso debate civilizado.

    A maioria das igrejas realmente não estão preparadas pra lidar com este assunto. A maioria dos líderes religiosos são devagar pra resolver estes assuntos da homossexualidade. Mas tb acho que tem muitos homos que são boca porca demais, libertinos, efeminados, esquisitos demais da conta...fora os drags, travecos e as lésbicas que parecem mais uns monstros com aquelas fantasias...a parada gay que o diga...parece uma vitrine de aberrações com tais fantasias, exageros e trejeitos. Lógico, que tem tb muitos homos comportados.

    Feitosa, eu entendo sim muitas de suas digamos, reivindicações. É super difícil mesmo este lance se aprovar ou não o homossexualismo. Pra mim nosso papo aqui sobre isto já tá acabado, pois de um modo geral, creio e sinto ter mais pontos positivos pra não se apoiar o homossexualismo do que apoiar.

    É duro vencer as tentações, é! Nossos egos querem se satisfazer. Nossas emoções vem com necessidades de um afeto correspondido. Mas não creio que satisfaça a razão da alma,da santidade ou espiritualidade. Cada um que sofre com as tentações, seja heteros ou homos, tem que pedir ao Senhor uma saída legal, mesmo que tudo pareça impossível. Vc se esqueceu de me mandar teu email pra eu adicionar aqui. Se puder por favor me passe.

    ResponderExcluir
  22. Complementando:

    Acredito que exista emoções e desejos que não provêm de D-us, mesmo que pareça o contrário (que provêm de D-us) ou que sejam desejos bom demais da conta. Vai saber porque aparece estes desejos nos homos...Pouco hormônio ou muito hormônio que faz aparecer tais desejos? Possessão? Influência do meio social em que o indivíduo vive? Mal criação ou educação dado pelos pais? Quando a ciência e a religião encontrarão um denominador comum? Enquanto isto...Um homo cristão sofre muito aqui na terra, lamentável. Lembrando que um pobre sofre também tentação para roubar algo que ele não tem. Mas todo pobre rouba? Neste mundo velho é muito difícil mantermos uma fidelidade com Cristo. Acredito que ele testa nossa fidelidade em todas nossas experiências vividas aqui na terra. Passar por teste nem sempre é bom, nem sempre se é aprovdo. Mas buscando de D-us uma sintonia perfeita com Ele, confessando tudo, pedindo perdão, misericória e agradecendo humildemente por tudo, creio que O mesmo nos mostrará o caminho, a saída!

    ResponderExcluir
  23. Olá, rapaz. Graça e paz!

    Não precisamos ser especialistas em direito divino até porque isso não existe! Temos Sua Palavra que nos guia e direciona conforme seus princípios. Falo como alguém com experiência com Deus, convicções íntimas, individuais, resultado da graça divina que é para todos.

    Se há homossexuais com a boca suja, libertinos, efeminados, esquisitos, extravagantes, isso também existe no meio heterossexual. Pra que exemplo melhor que o carnaval? Um verdadeiro número circence com mulheres e homens nus, sexo rolando solto, uma verdadeira celebração da carne. Então, não seja parcial em suas colocações, pessoas fora do padrão de Deus há em todas as esferas. Por que apenas os homossexuais são lembrados em seus excessos? Esse tipo de julgamento é falacioso e injusto!

    Vencer tentações? Amigo, você acha que todo homossexual é um promíscuo em potencial? Engano seu. Mas eu entendo esse tipo de visão, é típica de quem desconhece o outro lado da homossexualidade. Infelizmente, os estereótipos negativos falam mais alto! Mas isso é uma questão cultural que exige muito discernimento e bom senso.

    Agora, não entendi sua analogia com os pobres que sentem desejo por roubar! Peraí! Sexualidade e condição social são dois itens muito distintos e não cabe analogias nesse caso! Roubando, prejudicamos outras pessoas, amando alguém do mesmo sexo prejudicamos a quem? Desejo de roubar não é condição permanente e imutável, caro amigo! Sua comparação é falaciosa e parcial!

    Pedimos perdão a Deus por algum pecado que cometemos voluntariamente! Homossexualidade não é escolha, ação ou ato volutário... é condição inata!

    Mas você tem razão quando diz que Deus nos mostra a saída! Sou testemunha disso! Sou feliz e realizado em Deus! Se você também tem essa certeza, mesmo com visões diferentes da minha, aleluia! Glorifiquemos a Deus por isso!

    Um forte abraço e uma semana abençoada!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  24. Mais uma vez entendo e concordo com quase tudo que vc expõe. Falei dos homos porque não gosto dos mais assanhados, os gaiatos das paradas gays, por causa de seus exageros, nas extravagancias de suas alegrias,fantasias e ousadias. Gay = alegria então deixa eles alegres pra lá rsrs. Heteros tb podem ser alegres, mas sem exageros fica melhor rsrs Eu sei que toda regra tem exceção. Tem heteros desregrados tb.
    Nos fins dos tempos haverá julgamento feito por D'us aos humanos, julgamento tem relação com direito, por isto falei em direito divino.Minha liguagem textual é bem mais simples que a sua,sou relaxado pra compor textos. Vc tem um belo texto. Mas não crie pêlos em casca de ovo.

    Sim, vencer as tentações!Como não? Todos (homos e heteros) somos tentados alguma vez ou muitas vezes na vida a dar uma puladinha de cerca.

    Pobre e homossexual são coisas diferentes concordo.E os desejos tb são diferentes. Mas são desejos. Uma pessoa pode ser tentado a roubar e tb a ter relação homossexual. Tentação tem relação com desejo. Nos dois casos rola desejo. Tem analogia (semelhança,equivalência) entre este exemplo que dei,sim!

    Acredito tb que o homossexualismo seja uma condição inata, uma tendencia involuntária.

    Repare que sendo inata ou não, voluntário ou não, o desejo tá ali impregnado nas pessoas.
    E creio ainda que a realização destes desejos, continua sendo negado por D-us. Não entendo ainda que D-us liberou a prática do homossexualismo. E se Ele liberar, o que acho difícil numa altura desta do campeonato, quem somos nós pra discordá-Lo ?!

    Obrigado, até mais.

    Não se esquente, talvez quem sabe mais adiante eu concorde totalmente com vc. Mas por enquanto, vou aqui estudando...

    ResponderExcluir
  25. Olá, amado! Não estou esquentado não!é que defendo com muita veemência a inclusão! Creio que todos temos acesso a Deus, independentemente de nossas particularidades (Leia Gálatas 3.26-28)

    E fico feliz que concorde com muito do que escrevo! Risos...

    Bom, eu não disse que não havia analogia em sua argumentação, apenas que a analogia não era coerente!

    Bom, incentivo você a continuar estudando! Estudar sempre é bom, mesmo aquilo em que temos divergências! Tenho aprendido muito com as divergências, especialmente, pois elas me desafiam a buscar sempre mais!

    Fica com Deus e tenha uma semana abençoada!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tudo bem? Desculpe, sou desatento mesmo! Meu msn é o mesmo e-mail divulgado na seção "Quem sou Eu". Fique à vontade para adicionar!

    Abraços fraternos!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  27. então ao dizer que :
    "Os textos não condenam a homoafetividade, pois, como um conceito relativamente recente (as diferentes orientações sexuais apenas foram reconhecidas no século XX) não poderia haver nesse texto qualquer referência à homossexualidade. Sendo esta uma realidade comum a homens e a mulheres, e o texto se silencia quanto à expressão sexual feminina, é muito evidente que a noção de sexo e sexualidade para os escritores e receptores originais de Levítico não corresponde à noção moderna."
    vc ta querendo dizer que a bíblia não sabia o que era homossexualismo??? então ela não se refere a homoafetividade entre mulheres?
    porque, se vc diz que a bíblia não sabe o que é o homossexualismo, é como se DEUS não soubesse de todas as coisas.

    ResponderExcluir
  28. Não podemos usar textos isolados da bíblia,pois para ortodoxia a bíblia é um conjunto, se possível gostaria que o amado comentasse a respeito de Romanos capítulo 1 a partir do versículo 18.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, tudo bem?

      Sem dúvida! Usar textos isolados vai contra todas as regras da Hermenêutica. Você tem toda razão.

      Levítico 20.13 é um exemplo muito claro, afinal, os cristãos convencionais o usam para condenar a homossexualidade mas não usam a parte B que ordena a morte para tais pessoas. Isso é desonesto para com as Escrituras.

      Sobre Romanos 1. 18 em diante, leia nossa postagem "Conversa Franca sobre Romanos", aqui mesmo no Blog.

      Obrigado pela participação e que Deus te abençoe,

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...