sábado, 28 de maio de 2011

Quem são os verdadeiros sodomitas da atualidade?


Por Alexandre Feitosa

         Muitos mitos são construídos sobre pesados escombros, consequentemente, basta removê-los para que o alto edifício dos velhos e falsos conceitos caia por terra. O significado de sodomia que hoje lemos nos melhores dicionários não passa de produto de um equívoco que dura séculos e insiste em permanecer de pé: sodomia como sinônimo de homossexualidade. Como assim? Nossos filólogos estão todos equivocados? De certa forma, sim. Vejamos um exemplo, retirado do Dicionário de sinônimos e antônimos da Editora Melhoramentos, página 567:

         Sodomia sf pederastia, homossexualismo, homossexualidade, inversão.

         O equívoco deve-se a uma construção histórico-doutrinária muito antiga. Tudo começou há mais de 2000 anos, com o filósofo judeu-helenista Filo de Alexandria (25 a.C – 50 d.C). O relato de Filo é solitário em meio a tantos outros documentos. Ele é o único a mencionar atos homogenitais entre homens em Sodoma. Qual a base desse relato? Certamente Filo foi influenciado pela visão, comum na época, de que a única finalidade do sexo era a procriação. Juntando isso a uma leitura equivocada de Gênesis 19 não deu outra! Séculos mais tarde, Tomás de Aquino arrematou o equívoco, popularizando o termo “sodomita” como o praticante da sodomia, ou seja, sexo anal entre homens. Não há registros bíblicos de práticas genitoanais em Sodoma ou nas cidades circunvizinhas. O episódio relatado em Gênesis 19 não passou de uma tentativa frustrada de abuso, o que não reflete a realidade da homossexualidade enquanto orientação sexual.
         Você pode estar dizendo: “mas a própria Bíblia faz essa associação, está lá, em 1ª Coríntios”! Há uma grande diferença entre o que diz o texto original e o que dizem as traduções, muitas delas, repletas de erros. De fato, as traduções modernas utilizam tal termo, entretanto, tal vocábulo não encontra raízes etimológicas no hebraico gentílico, ou seja, sidom, o habitante ou natural de Sodoma. Um dos grandes problemas dos eruditos, pois não há consenso quanto ao significado original, o termo grego utilizado pelo apóstolo Paulo (em 1ª Coríntios 6.9 e 1ª Timóteo 1.10) não apresenta nenhuma relação com o gentílico hebraico, de modo que as traduções modernas baseiam-se em uma visão errônea do relato de Gênesis, reforçada por escassas interpretações antigas dos reais pecados dos sodomitas.
         Menções aos pecados de Sodoma são abundantes, tanto nos livros da Bíblia protestante, quanto nos livros deuterocanônicos – das edições católicas – isso sem mencionar os livros apócrifos e outras fontes históricas, todas elas concordando entre si com o que dizem as Escrituras, ou seja, nenhuma palavra sequer sobre homossexualidade.
         Então, o que, de fato, nos ensina a Bíblia sobre os sodomitas? Encontraríamos, na atualidade, comportamentos capazes de classificar alguém assim? Certamente. Lendo Gênesis 13.13; 19; Ezequiel 16.49; Isaías 1.10-17; Lucas 10.10-12, dentre outras passagens, perceberemos que os verdadeiros sodomitas são aqueles que praticam atos como assassinatos, injustiças, ódio ao estrangeiro, órfãos e viúvas – aqui representação das diferenças e das minorias desvalidas – falta de hospitalidade, soberba, orgulho, desamparo ao pobre e ao necessitado, arrogância, entre tantas outras coisas que Deus abomina. Os verdadeiros sodomitas da atualidade, segundo nos ensina a Bíblia, são todos aqueles que praticam essas e outras atrocidades.
         Se algum homossexual pratica atos de crueldade como os mencionados acima, teremos autoridade bíblica para classificá-lo como sodomita, agora, classificar alguém assim com base em sua orientação sexual é um grave erro, bíblico e semântico.
         Quando Deus exorta Israel em Isaías capítulo 1, traçando um paralelo entre este e Sodoma, está mostrando que os reais sodomitas são aqueles que dizem servi-lo com seus sacrifícios, holocaustos, ofertas e orações. O que isso nos ensina? Que os religiosos e legalistas da modernidade é que são os verdadeiros sodomitas, pois, com suas atitudes excludentes, mascaradas de amor e abnegação, oprimem as minorias, boicotam-lhes os direitos, lutam para perpetuar as injustiças, governam com parcialidade. Qualquer semelhança com nossos líderes religiosos, seus seguidores e representantes políticos, não é mera coincidência! 
 

Um estudo detalhado sobre esse tema pode ser lido em nosso livro


29 comentários:

  1. Bem que você poderia ter legendado a foto para o povo entender claramente quem são os sodomitas modernos que pulverizam nossas vidas com ideias tortas e muitas vezes destrutivas, gerando o ódio e a intolerância. Mas como a grande parte da população que enchem as igrejas tradicionais, não tem conhecimentos ficam sob o comando daquele maioral, quem sabe se as pessoas tivessem vontade de ler mais quem sabe elas poderiam tirar suas próprias conclusões e não tirar do forno algo já pronto que nem sabem o sabor e saem distribuindo. A alienação é algo que parece estar sempre na moda, a TV mostra nitidamente como o povo é maria vai com as outras, basta tal atriz se apresentar com um novo visual e as desvairadas correm para um salão para fazer igual, mas muitas delas não tem o cabelo apropriado para tal corte, mas mesmo assim elas querem porque suas coleguinhas já fizeram igual... e assim segue a humanidade, como bois em um curral, limitados e não buscam os campos verdes fora daquele cercado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa como um conceito é seguido cegamente..passando de geração em geração.E tantos outros conceitos que nos cercam...quando será que isso vai mudar?A verdade é que as pessoas sempre querem o caminho mais fácil, é mais fácil ver uma pessoa na tv falando algo e acreditar do que se procurar entendimento por elas mesmas,em outros meios de comunicação,nossa quanto lixo a TV apresenta para o povo, o como o povo é alienado que ñ vê isso!E aceita engolir todo esse lixo,por puro comodismo. Aumentando a capacidade de fazer das pessoas marionetes cada vez mais. O curioso é que tudo os que os cristão lutavam contra na antiguidade,fazem o mesmo na atualidade contra as minorias,isso os torna muito contraditórios,se esse pais fosse cristão, seriamos mortos em praças,jogado para leões...Alguém duvida?Fico indignada com tudo isso.Mas Jesus está conosco,eu acredito Nele.

    Irmão alexandre, parabéns pelo texto,sempre nos enriquecendo com o conhecimento.Deus te abençoe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ale, como sempre, exalando conhecimento. Falando nisso, e essa história de mais um livro, Teologia inclusiva? Teremos mais um livro daqui alguns dias?

    Beijos

    Rick

    ResponderExcluir
  4. Olá, grande Ricardo!

    Exatamente! Estou trabalhando em um terceiro livro, em que abordarei os fundamentos da Teologia Inclusiva... Mas vai demorar um pouquinho, pois preciso investir na divulgação do segundo, né!?

    Abraços, querido e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. muito bom, mais eu quero provas históricas reconhecida por conselhos autorizados dessa sua teoria, não estou sendo Cético. estou sendo sincero de coração, mais eu preciso de provas concretas.

    fico muito grato.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Verdade Esquecida (Se puder, gostaria de tratá-lo pelo nome!), tudo bem?

    Nosso próximo artigo é sobre Sodoma. Fique atento! Além de provas bíblicas (historicamente confiáveis!), apresentarei outras provas históricas. Mas, se você quer um estudo com profundidade bíblica e histórica (nosso espaço aqui é limitado), aconselho que adquira nosso livro "Bíblia e homossexualidade", disponível aqui mesmo no Blog para venda.

    Abraços e volte sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rm 1:27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua SENSUALIDADE uns para como os outros, VARÃO COM VARÃO, cometendo TORPEZA e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu ERRO.

      "isso significa que deixar o uso natural homem e mulher, preferindo se relacionar com o mesmo sexo é cometer algo errado, contrario a vontade de Deus"?

      Gl 5: 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.


      Significado de TORPEZA: Procedimento ignóbil, vergonhoso, SÓRDIDO.
      Indignidade, SORDIDEZ. (Sin.: torpitude.)

      Significado de IMPUREZA: Falta de limpeza, de asseio; SORDIDEZ.
      Coisa impura.
      Fig. Impudicícia, imoralidade: viver na impureza.

      Significado de LASCÍVIA: s.f. Propensão para a lubricidade, a luxúria.
      Libidinagem, SENSUALIDADE; cabritismo.
      fonte:http://www.dicio.com.br/

      "não seria comparável a “se inflamaram em sua SENSUALIDADE uns para como os outros”.

      Quero dizer que com isso não estou sendo homofóbica nem dizendo que vocês não podem ser ou agir assim pois: 1Co 6: 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

      Notem que não estou usando minhas opiniões, apenas mostrando na bíblia e no dicionário o significa as palavras.

      Que o Espírito Santo possa renovar-vos. A paz.

      Excluir
    2. Olá, Sheila. Graça e paz, tudo bem?

      Obrigado por sua participação no Blog. Sugiro que leia o seguinte estudo sobre Romanos:

      http://teologiaeinclusao.blogspot.com.br/2011/07/conversa-franca-sobre-romanos-1.html

      Abraços e volte sempre!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
    3. Paz em Cristo.

      Como nem todos podem ou querem comprar livros e, como aquele que tem o conhecimento da palavra de Deus não deve se esquivar de apregoá-la, sugiro que neste espaço, o amado comente a participação de Sheila. Grato!

      Excluir
    4. Alexandre, quer dizer que preciso ler um livro pra entender o texto de Romanos que a Sheila bem mencionou ? Uma criança de 7 anos consegue interpretar o texto.

      Excluir
    5. Então, caro Anônimo, busque uma criança de 7 anos e peça que ela lhe esclareça o assunto.

      Se nossos textos são distorcidos e equivocados, por que perder seu tempo lendo?

      Abraços e caso queira retornar aqui, se identifique, ou não terá seu comentário publicado.

      Excluir
  7. Resultado: Sodomia é perversidade, idolatria, peso injusto, iniquidade, exclusao do pobre e do oprimido, valorizaçao da aparencia em detrimento da essência, avareza, esquecer de Deus, querer se deus de si mesmo e dos outros!! Fácil esquecer disso tudo e centralizar na homoafetividade!!

    ResponderExcluir
  8. Alexandre, voce conhece a biblia versao TRADUÇAO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS? Eu encontrei uma num sebo, (versao de 1961, com constante consulta ao aramaico, hebraico e grego) quando Deus já me havia começado a mostrar a cerca da homoafetividade.Ela veio parar na minha mão e aprendi muita coisa nela. Contraditoriamente, descobri que quem produziu foram os testemunhas de Jeová que tem doutrinas diferentes das nossas.

    Mas essa Bíblia por incrivel que pareça tem uma traduçao bem mais fiel que nos da condiçoes de fazermos relaçoes. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  9. teologia traz muita dificuldades com relação a facilidade de entender o que Deus quer nos dizer.
    Então vamos lá, não começou com Filo,esta ideia se originou dos atos registrados nos primórdios dos tempos a palavra sodomita quer dizer cidadão de Sodoma sodomia
    (latim medieval sodomia, do latim Sodoma, -orum, topónimo [cidade palestiniana])
    s. f.
    Prática sexual em que há penetração do ânus com o pénis. = SODOMITISMO
    a palavra em questão esta explicita no que se refere a relação sexual mas concordo que entre outras praticas dos sodomitas estava a xenofobia.
    quando se diz não erreis abre já o sentido polemico do assunto. mas o que esta em jogo é a salvação e muita desinformação será que temos o direito de descaracterizar textos bíblicos por uma tradução de uma palavra e mais você buscou em uma palavra o sentido literal dos dias atuais eu já vi pessoas traduzindo a mesma palavra em grego e ela se refere a homosexualismo

    ResponderExcluir
  10. A Paz do SENHOR para todos os irmãos em Cristo.
    Alexandre conheci seu blog hoje e me interessou bastante pois traz para dentro do conhecimento históricos como filosófico algumas questões polêmica, fiz uma postagem sobre a matéria que se refere aos eunucos e gostaria de me pronunciar também sobre SODOMIA.
    Não diferente a outras palavras como Prostituição, Fornicação etc... a palavra Sodomia com o tempo foi adquirindo conotação de sexo homossexual. Sabemos que na Época de Abraão essa palavra ainda não existia, pelo menos não com essa conotação pois Sodomitas era apenas os habitantes de Sodoma. O texto em Gênesis que faz referencia a destruição dessa cidade (Gênesis 18:20-21) não fala sobre homossexualidade, embora que o texto a seguir faça menção a essa pratica com a expressão (conhecer). Podemos até dizer que o sexo homossexual estivesse englobado nos pecados cometidos por essa cidade devido a expresão (conhecer)dita pelos habitantes de Sodoma, mas com certeza não era o único. Contudo se fizermos um estudo mais profundo veremos também que o termo "conhecer" sofreu influencia com o passar do tempo.Enfim em se tratando da etimologia dessas palavras (não só SODOMIA mas também prostituição, fornicação etc)historicamente fica difícil afirmar um ponto, Contudo, relembro que a salvação é assunto extremamente serio, e se o Espírito lhe condena é melhor não faze-lo, quando se tem entendimento e tentamos modificar o que vemos para defender nossa teoria torna-se perigoso, e na Dúvida prefiro ficar com a visão de nossos antepassados .
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. As palavras efeminado e sodomita apresentadas no texto de 1 Co. 6.9 são uma expressa condenação do Senhor sobre duas formas diferentes de praticar o mesmo pecado.

    A PRIMEIRA se traduz corriqueiramente por Efeminado. ‘Malakos’, do grego mole, macio, suave e efeminado, era usada para se referir aos homens que eram passivos nas relações sexuais com outros homens. A idéia de suave, mole e etc, era pelo fato de esses homens terem a atitude usual da mulher na relação sexual com outros homens. Nos nossos dias a melhor tradução para esse termo seria “homossexuais passivos”, esses não herdarão o reino dos céus.

    A SEGUNDA se traduz por sodomita. ‘Arsevókoitês’, do grego sodomita, pederasta, homossexual. Esse termo é a junção de duas outras palavras gregas: ‘Arse’, que quer dizer macho; e, ‘koitê’, que quer dizer leito nupcial, relação sexual, coito. Seria aquele que faz sexo com outro homem, ou ainda, aquele que é ativo na relação homossexual. Em outras palavras é o “homossexual ativo”, esses, também, não herdarão o reino dos céus.
    Isso significa, que tanto aquele que é ATIVO quanto o que é PASSIVO estão pecando e sendo, assim, indignos do reino dos céus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo Mota. Tudo bem?

      Obrigado por sua participação em nosso blog. De fato, as traduções mais comuns para essas duas palavras são, efeminados e sodomitas. Entretanto, o fato de serem mais comuns não significa que sejam exatas.

      As traduções atuais para essas duas palavras variam muito (apenas a NVI apoia suas colocações).

      Apenas uma reflexão: em 1 timóteo 1.10, Paulo cita apenas os arsenokoitai (não cita malakos). Se essas duas palavras são complementares, como sugere sua posição e a tradução da NVI, então neste texto apenas os homossexuais ativos são condenados. Tal palavra é muito rara, Paulo só a usou 2 vezes, isso mostra que não era uma palavra polissêmica.

      De qualquer forma, se tomarmos a língua portuguesa padrão, esse versículo também condena heterossexuais que praticam o sexo anal, afinal, isso também é sodomia. Ou seja, é um anacronismo que muitos eruditos já estão tratando de corrigir.

      Por favor, leia nosso outro artigo: "Efeminados e sodomitas: quem são eles?". Creio que esclarecerão alguns pontos.

      Um forte abraço e volte sempre!

      Fica com Deus,

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  12. Os verdadeiros sodomitas são todos aqueles que usam de seus privilégios para retirar os direitos de todos os que ocupam lhe o caminho. Como pode o amor em qualquer vertente ser pior do que este ódio mascarado que eles intitulam doutrina? Eles não veem o quanto isso é contraditório? Ou agem de má-fé abusando da ignorância alheia para disseminar o separatismo, e assim lucrar vendendo lugares ao "céu".

    ResponderExcluir
  13. O que você mim diz de Levítico 20.13: “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles”.

    ResponderExcluir
  14. Caro anônimo. A paz do Senhor.

    Leia o seguinte artigo e terá a resposta de sua pergunta:

    http://teologiaeinclusao.blogspot.com.br/2011/08/conversa-franca-sobre-levitico.html

    Deus te abençoe.

    Abraços.

    Pr. Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  15. Olá pastor Alexandre. Eu gostaria de saber se esse livro vende nas livrarias evangélicas?

    ResponderExcluir
  16. olá pastor, tenho acompanhado seu blog a pouco tempo, pois até então não havia refletido muito sobre assunto. Confesso que anteriormente acreditava que a homossexualidade seria um padrão realmente considerado fora dos padrões de Deus, mas hj vejo que me enganei. Seu blog tem ajudado muitas pessoas que acham que por "sentirem" esse desejo pelo mesmo sexo estariam distantes de Deus, mas graças aos seus conhecimentos, isso os têm ajudado muito. Gostaria de complementar seu estudo com alguns pontos que também considero importantes. Mostrarei que os termos "arsenokoitais" e "malakois" não estão de fato ligados à homossexualidade, e também, que a palavra "Sodomitas", não está relacionada às práticas de sexo anal.

    Na Apologiade Aristides, escrita aproximadamente cem anos depois de Paulo, o texto cristão critica a crença pagã nos deuses gregos os quais coloca entre os arsenokoitai.
    O termo parece se referir ao mito de ganimedes, o jovem que foi raptado por Zeus para ser seu amante.
    A expressão usada não pode se referir à homossexualidade, pois como se sabe, Zeus tinha prática sexual com muitas mulheres, e por isso, tbm não pode indicar uma prática de sexo anal, já que o termo está sendo aplicado à ação de Zeus, ou seja, alguém mais forte que submete o mais fraco aos seus desejos,e não à prática sexual.

    Outro texto antigo é o de Hipólito, em sua obra Refutação de todas as heresias, onde o autor conta a lenda gnóstica da investida do demônio Naas contra Adão e Eva. Segundo esse relato, o demônio teria cometido adultério (moicheia) com Eva e arsenokoitia com Adão.
    Se o texto tratasse de homossexualismo, não poderia o demônio ter cometido adultério com Eva para em seguida se relacionar com Adão. Nada no texto indica que Adão, Eva e Naas fossem homossexuais. Novamente o texto aponta para uma prática sexual de violência contra alguém mais fraco em relação ao mais forte, no caso Adão com Naas, nada de sexo anal. Vale lembrar, que para Naas cometer adultério com eva, não precisava que o sexo fosse somente pela forma natural da mulher, pois para se cometer adultério basta vc se relacionar sexualmente da forma que for com pessoas fora de uma união instável.

    Outra passagem que prova que arsenokoitia consistia em relações sexuais não consensuais trata-se da declaração atribuída a João Jejunator, em suas Penitências, onde ele diz:
    “muitos homens, de fato, cometem o pecado da arsenokoitia até com as próprias esposas”.
    Fica dificil acreditar que um homossexual cometesse homossexualismo com a própria esposa, e mais uma vez, o contexto se refere à violência e imposição do mais forte contra o mais fraco, e não uma prática de sexo anal o homossexual.

    ResponderExcluir
  17. O QUE SERIA O USO NATURAL QUE PAULO SE REFERE EM ROMANOS?

    Eusébio de Cesareia, em sua obra Demonstração evangélica nos mostra o que seria:
    “Se, por um lado, Moisés ordenou aos adúlteros e irrefreados que não adulterassem, não arsenokoitassem e que tampouco buscassem prazeres contrários à natureza, introduzindo a pena de morte para os transgressores; de minha parte, não quero sequer que meus [olhos], com desejo irrefreado, fitem uma mulher.”

    Eusébio nos dá um exemplo de que Arsenokoitai está diretamente ligado à forma de desejos irrefreados, que também pode indicar um ato de violência, e que esses tipos de práticas (adultério e desejos sexuais irrefreados) eram consideradas como prazeres contrários à natureza.

    O USO DO TERMO MALAKOIS-EFEMINADOS

    Alguns pensam que o termo malakois implica homossexualidade, quando na verdade ela apenas representa uma pessoa frágil, sensível, não acostumado à trabalho pesado. É claro que os efeminados são homens, mas isso não implica homossexualismo, vejamos:

    Segundo Clemente de Alexandria AD 195, Ante-Nicene Fathers, Volume 2, p. 275 e 276):
    Mas para aquele que é um homem de pentear-se e barbear-se com uma navalha, por causa do efeito fino, para organizar o seu cabelo no espelho, para raspar suas bochechas, arrancar os cabelos fora deles, e suavizá-los, como femea! É, portanto, ímpia profanar o símbolo da masculinidade. Mas o embelezamento de suavização se é para atrair os homens, é o ato de uma pessoa efeminado, se para atrair as mulheres, é o ato de um adúltero.

    O termo não pode se referir à prática homossexual já que o agente se relaciona com homens e mulheres, o termo está diretamente ligado à prostituição, já que há a relação com homens (mais de um parceiro) e mulheres (mais de uma parceira)

    Outra referência clara é a de platão em: A república 360 aC, Livro III
    "muita música fez um homem suave"
    No dia em que a música fizer um homem ou uma mulher gays chamem o Marco Feliciano e o Silas Malafaia para dizer que não é a genética!!!

    O termo sodomitas foi introduzido por tradutores bíblicos por assimilarem Sodomia com homossexualismo. Mas sodomita deriva do termo grego ( Σόδομα ) e em nenhum manuscrito, ou referências textuais aparece o termo em seu original.

    Na bíblia não há indícios que Sodoma fosse uma cidade Homossexual, ou que praticassem somente o sexo anal,pois:

    1: Se fosse uma cidade homossexual ou que praticassem somente o sexo anal ou oral, não poderia haver procriação masculina ou feminina numa cidade que era tão antiga, na verdade, a bíblia estaria mentido, pois nem ao menos poderiam existir pessoas para violentar os anjos, e muito menos ter existido.

    2:Ló não teria oferecido suas duas filhas para um grupo de homens homossexuais, e nada indica que se eles as aceitassem a prática seria apenas anal.

    3:No livro de juízes 19 conta uma história semelhante que ocorreu em Sodoma, mas nesse caso, violentaram uma mulher, porém, nada indica que a violência sexual foi anal ou oral, tudo indica que tenha sido pelos padrões naturais.

    Desejo a todos que seguem esse blog e a vc Pastor que continuem buscando intimidade e buscando o conhecimento da vontade de Deus. Um grande abraço.


    ResponderExcluir
  18. Muito bacana! Obrigado por vossa contribuição. O mundo precisa saber dessas detalhes suprimidos por distorções linguísticas, históricas e culturais.

    ResponderExcluir
  19. Olá pastor Alexandre, gostaria de dizer que esse seu estudo foi adcionado à um link no youtube, onde meu sobrinho convida todos para uma reflexão sobre o tema. Peço desculpas por não ter pedido sua autorização anteriormente, mas caso se sinta incomodado, retiraremos o link. Obg.

    Pedquisem no YouTube " homossexualismo e fanatismo cristão - djoni filho"

    Deixem seus comentários.

    Obg

    ResponderExcluir
  20. Esse blog está de parabéns. Inclusive, é minha fonte de pesquisa, e a fonte de pesquisa de meu tio (que igualmente ao autor, é bacharelando em Teologia) Emanuel, que fez vários comentários já nas postagens. Gostaria de lhe convidar a ver meu vídeo sobre o assunto, na verdade, um pouco mais abrangente, defendendo a tese de que a homossexualidade não é necessariamente condenada pela Bíblia! Quem se interessar, curte o vídeo e vamos debater por favor! Um abraço!
    https://www.youtube.com/watch?v=hACRiEa4F8w

    ResponderExcluir
  21. Olá pastor, gostaria de pedir licença a vc e convidar a todos do blog q vejam um artigo do meu sobrinho sobre o tema. Deixem seus comentários. Abraço povo de Deus.djonifilhodebate.blogspot.com.br/2016/03/sodomitas-efeminados-e-os-homossexuais.html?m=1

    ResponderExcluir
  22. http://fenixressurreicao.blogspot.com.br/2016/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

    Esse é de um amigo nosso. Por favor, compartilhem, é muito importante que venhamos a esclarecer pq não acreditamos que ser homossexual seja pecado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...