quarta-feira, 15 de junho de 2011

Teologia Inclusiva responde: casais gays e a procriação


          Pessoal, estamos iniciando mais uma seção do nosso blog, destinada a responder dúvidas relacionadas à Teologia Inclusiva. Envie você também sua pergunta! Teremos prazer em respondê-la!

            Uma pergunta: se homens e mulheres resolvessem "assumir" sua opção sexual, como seria a procriação? Os laboratórios de genética seriam "fábrica de reprodução humana" com os homens juntando seus espermatozóides à óvulos doados e vice-versa? Taí uma coisa que não entendo... Porque, mesmo que se digam "resolvidos", homossexuais masculinos e femininos precisam do sexo oposto caso queiram procriar e, mesmo que adotem, adotarão uma criança fruto de uma relação hétero, mesmo que não tenha sido uma relação feliz, mas foi uma relação hétero. Paz.
 Mirian (pergunta enviada pelo Orkut)

             Olá, Mirian. Tudo bem?

            Bom, em primeiro lugar, não existe opção sexual, pois sexualidade não se escolhe, o termo correto é orientação sexual. Em segundo lugar, assumir “opção sexual” não é tornar-se homossexual, sua afirmação foi mal colocada, pois generalizou algo que ocorre com uma minoria não com todos os homens e mulheres. Nunca haverá necessidade de “fábricas de reprodução humana” simplesmente porque a heterossexualidade jamais deixará de existir! Você fala como se a Teologia Inclusiva quisesse tornar todos homossexuais. É um pensamento muito limitado, desculpe-me!
            Continuando, gostaria de esclarecer que a Teologia Inclusiva não é um movimento pró-homossexual e contra a família. Pelo contrário: nas igrejas inclusivas congregam não apenas pessoas homossexuais, mas heterossexuais e suas famílias. Não existe igreja gay, como alguns insistem em dizer, assim como não existe igreja hétero. Essa afirmação apenas prova o desconhecimento do que é uma Igreja Inclusiva.
            O sexo não foi feito apenas para procriação. Quando lemos Cantares de Salomão, fica bem claro que ali a intimidade do casal tem como função sua autorrealização e o prazer, não a geração de filhos.
            Quando pensamos nos relacionamentos apenas sob a ótica do sexo e da procriação, teremos autoridade bíblica para condenar uma série de pessoas:

a)      Casais estéreis;
b)     Pessoas que se casaram já idosas, cujo ciclo reprodutivo cessou;
c)      Casais que optam por não ter filhos;
d)      Homens e mulheres que se submetem à esterilização (ligadura de trompas e vasectomia).
e)      Pessoas que usam métodos contraceptivos (camisinha, pílula, etc...)

A Igreja tradicional é tão incoerente que não condena essas pessoas, embora estejam contrárias aos princípios bíblicos do Gênesis (Sede fecundos! Crescei e multiplicai! Gênesis 1.28)

         Esse mesmo princípio se aplica aos modelos de família que a igreja insiste em manter como único modelo bíblico: homem, mulher e filhos. Esse modelo, com base no Gênesis, tornam antibíblicas as seguintes famílias:

a)      Mães solteiras;
b)      Pais solteiros;
c)      Irmãos que não possuem pai ou mãe;
d)      Solteiros convictos.

            Se os casais homoafetivos não vivem conforme a Bíblia, muito menos as pessoas citadas nos modelos acima. Se os casais homoafetivos são rejeitados nas igrejas tradicionais por não cumprirem o Gênesis, por que a igreja não rejeita todos os héteros que não o cumprem? São essas incoerências que a Teologia Inclusiva pretende corrigir.

            Sobre a função procriativa: De fato, as relações homoafetivas são incapazes de gerar filhos entre si, mas apenas fisicamente!Um filho não se gera apenas de uma relação sexual entre homem e mulher, mas do amor de um casal, gay ou hétero, disposto à adoção. Gerar filhos não é requisito para que um casal seja considerado família.
            O que vale mais? Um casal hétero que rejeitou uma criança ou um casal gay que a adotou? Para Deus certamente vale mais o que exerceu o amor, ou seja, o casal gay. Sabe por quê? Porque qualquer obra que o homem fizer sem amor, de nada vale! (1ª Coríntios 13) e a Bíblia diz mais:
           
            “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13.8-10).

            Ou seria melhor que essa criança vivesse toda sua infância e adolescência confinada em uma instituição? Seriam os casais gays incapazes de amar uma criança ou adolescente rejeitado?  

            Nesse ponto, os casais gays cumprem ainda mais os mandamentos divinos, e, cumprindo o maior dos mandamentos, o AMOR, Deus não os rejeita:

            “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele... Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.21, 23)

            Deus nãos nos vê segundo nossa genitália, não nos coloca rótulos, mas nos enxerga segundo o Seu amor e por meio de nossas obras, principalmente o amor que demonstramos a Ele e ao próximo.

            Abraços fraternos,

            Alexandre Feitosa            

29 comentários:

  1. Esse blog é meu alívio diário! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por isso, Douglas! Sinta-se à vontade!

    A casa é sua!

    Abraços em Cristo,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  3. Nesse Blog tenho encontrado formas de mudar o meu pensar e meu agir!
    Parabéns Alexandre!
    Abraços!
    Shallon Adonai

    ResponderExcluir
  4. lindas palavras acabo viajando com toda essa reflexao... obrigado por existir e nos confortar com todos essas verdades...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Netinho! Seja sempre bem-vindo neste espaço, que é seu também!

    Abraços e que Deus abençoe sua vida!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom esclarecer algumas coisas para as pessoas, porque muitos só sabem dizem que a homossexualidade é pecado, sendo que há outras coisas citadas na biblia que tb é pecado e eles se fazem de cegos nessas partes.... Valeu por mais esse texto Alexandre.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, obrigado pelo apoio! Cada um de vocês, juntamente comigo, colabora para uma mundo e uma igreja mais justa e inclusiva!

    Abraços e voltem sempre!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Inteligente este Alexandre. Argumenta bem a respeito das formas "não bíblicas" de famíla e pessoas existentes nas Igrejas e que nem por isso são atacadas. Parabéns pela clareza! Tirei daqui alguns argumentos...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Sid! Você também é um cara inteligente e me sinto lisonjeado de tê-lo, não apenas como amigo - pois assim o considero - mas como um leitor sincero, que não se intimida em apresentar seu pensamento e desafiar meus conceitos, muitas vezes (risos)! Mas isso me faz ponderar e, principalmente, produzir mais crescer na fé que defendo!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  10. Excelentissimo post! Adorei seu blog, Alexandre. Muito bem fundamentado e muito bem escrito, gramaticalmente - o que, por mais que pareça algo desnecessário em comparação ao conteúdo aqui, neste blog, explicitado, é, na minha opinião, algo que dá ainda mais consistência ao nível intelectual dos assuntos abordados. Parabéns mesmo, cara!

    ResponderExcluir
  11. Olá Angelo! Seja sempre bem-vindo ao nosso Blog! Valeu pelo comentário! São contribuições como a sua que nos estimulam a produzir sempre mais!

    Abraços fraternos!

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  12. A homosexualidade vai contra todos os principios biblicos de Deus ou seja acaba com a Moral de Deus.
    a biblia diz : Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    Romanos 1:26,27

    Isso é horrivel, assim como se drogar, se prostituir, roubar, matar, declarar falso testemunho, tanto faz pra Deus tudo isso é pecado... e se a mãe que abandonou seu filho e o homesexual que o adotou morrerem sem se arrependerem de sua praticas pecaminosas. Concerteza meu amigo! Não é pro Ceú que eles vão Não!!!
    Espero ter ajudado.
    beijus....

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sara Mileide. Como vai?

    Infelizmente seus comentários não ajudaram em nada, exatamente porque nada do que você disse é novidade: você apenas reproduziu um texto bíblico sem contextualizá-lo, um erro grave de hermenêutica. Sugiro que leia o artigo "Conversa Franca sobre Romanos", talvez possa te ajudar a compreender melhor o assunto.

    Obrigado pela visita.

    Volte sempre!

    Abraços fraternos,

    Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  14. Meu Pastor condena tanto a homossexualidade, usa os mesmo argumentos de sempre mas Deus é tão generoso que o presenteou com a esterilidade,teve que adotar dois filhos pq ele e a esposa são estéreos.

    Deus é bom

    ResponderExcluir
  15. Olá a um tempo atras pensei em pesquisar sobre a igreja, e visita-la mas hoje eu fiz isso, estou ancioso para visita-la, achei o ato muito bonito, de formar essa igreja muitas pessoas precisam e assim posso ver que se tornam uma familia de verdade, em breve farei minha primeira visita, obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marlon Bruno. Graça e paz.

      Será muito bem-vindo na Igreja!

      Abraços fraternos,

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  16. mais uma vez tenho que elogiar nosso amigo e irmao Alexandre como gostaria de ter uma igreja aqui em santa catarina inclusiva seus textos como sempre esclarecedores e mostrando a realidade dos fatos nos agradecemos por tamanha reflexao obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edmilson! Graça e paz!

      Obrigado pelas palavras de apoio e incentivo!

      Vamos orar para que Deus use pessoas para abrir uma Igreja Inclusiva aí, em Santa Catarina!

      Abraços e volte sempre!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  17. Alexandre que o Deus de Abrão continue te iluminando, e lhe enchendo de sabedoria. Adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Celio! Seja sempre bem-vindo ao nosso Blog! Abraços fraternos!

      Excluir
  18. Olá Alexandre!
    Graça e paz.
    É possível uma pessoa mudar sua orientação sexual depois de alguns casamentos héteros e aos 40 anos de idade, com filhos adolescentes? Ou seja, passar a desejar e amar uma pessoa do mesmo sexo? Ou orientação sexual já nasce com a pessoa?
    Tenho minhas opiniões e idéias mas gostaria muito de ler seu comentário.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Ana Paula. Graça e paz!

    Obrigado pela participação em nosso Blog.

    Bom, como cristão, digo que é possível pois a Bíblia nos diz "tudo é possível ao que crê" (Marcos 9.23). Entretanto, na questão da orientação sexual a coisa muda de figura, não que Deus não possa agir. Ele pode. A questão é se Ele deseja isso!

    As inúmeras experiências de homossexuais cristãos que experimentaram casamentos heteros mostram que a mudança não é possível. Pode haver uma mortificação da orientação homo, mas não uma mudança.

    O que tenho aprendido de Deus é que Ele deseja que aceitemos a constituição que Ele nos deu ao nos fazer. Vejamos o que diz a Bíblia:

    “Pois, quem resiste à sua vontade? Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: Por que me fizeste assim?” Romanos 9.19-20.

    Espero ter ajudado!

    Volte sempre!

    Abraços fraternos,

    Pr. Alexandre Feitosa

    ResponderExcluir
  20. Ninguém escolhe ser homossexual, acho seu blog interessante e acho que como eu milhares de pessoas têm dúvidas intermináveis,é muito complicado você tentar seguir a Deus e ter olhos te condenando.
    Você me da vontade de seguir em Deus de procurar uma igreja e receber bençãos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado por participar com seu depoimento. Para nós é muito importante que nossos textos estejam ajudando vidas!

      Mesmo sem saber seu nome vou orar para que suas dúvidas sejam sanadas e para que seu desejo de servir a Deus em alguma igreja se concretize. O Senhor te sonda, te ama, te conhece e não abre mão de você!

      Que Deus te abençoe! Esteja sempre conosco!

      Abraços fraternos,

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  21. Que bom que Deus lhe deu uma inteligencia tão maravilhosa para compreender de forma clara as escrituras e transmitir para nós.
    Que Deus te abençoe sempre e te de toda a perseverança que precisas,pois sei que deve ser uma batalha diária diante de tantas perseguições e críticas.Seja sempre esse profeta desta nova geração e também seja sempre esse exemplo e inspiração para nós.Desculpe-me os erros de português.
    Ore por mim para que Deus possa colocar um varão abençoado em minha vida.
    Abraços e fique com a paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Claudiano.

      Muito obrigado por sua participação em nosso Blog! Esteja orando por nós, pois, de fato, as perseguições são grandes, mas Deus é conosco!

      Oraremos por você e por sua vida afetiva, certamente há bênçãos de Deus reservadas pra você nesse sentido!

      Abraços fraternos,

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  22. Alexandre vc acha que dentro do movimento ativista pro direitos dos homossexuais também há exageros por parte de alguns militantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudiano. Tudo bem?

      Sim, acho que existe muito exagero por parte dos ativistas e da própria militância LGBT, bem como há exageros por parte dos fundamentalistas cristãos. Esses exageros e a falta de um diálogo equilibrado tem dificultado muitas de nossas conquistas.

      Abraços e volte sempre!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...